Militares irão dar segurança às eleições

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, assegurou ontem que as Forças Armadas vão garantir a realização das eleições do próximo domingo, não só no Rio de Janeiro, mas também em outros Estados onde os governadores considerarem necessária a presença de tropas federais.

Ontem, o ministro da Defesa conversou várias vezes com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nélson Jobim, para tratar do envio de tropas ao Rio de Janeiro, que foi solicitado pela governadora Benedita da Silva. O ministro falou também com o presidente Fernando Henrique Cardoso e com o comandante do Exército, general Gleuber Vieira, para discutir a situação do Estado, onde traficantes ameaçam tumultuar o processo eleitoral.

Quintão disse, no entanto, que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica estarão nas ruas do Rio apenas no domingo. “Não há nenhuma possibilidade de as Forças Armadas permanecerem nas ruas depois das eleições. A requisição é para garantir a eleição”, avisou o ministro. Ele explicou que, se for necessária a presença de tropas federais em um segundo turno, novo pedido terá de ser feito pelo Estado ao TSE.

Há grande preocupação no Governo Federal com a segurança das eleições no Rio de Janeiro. Ontem, houve várias reuniões nos comandos militares, no Ministério da Defesa e no Palácio do Planalto.

Geraldo Quintão descarta a possibilidade de que situação semelhante à vivida nesta semana no Rio, onde escolas e lojas deixaram de funcionar por causa das ameaças de traficantes, possam se repetir em outros Estados. Segundo ele, o que ocorreu na quarta-feira, em Osasco (SP) foi diferente. “Em Osasco não há traficantes. É uma cidade industrial, encostada em São Paulo”, observou.

Para o ministro, muito do que aconteceu em Osasco teve motivação psicológica. “A polícia de São Paulo deu total segurança; não há nenhuma similitude entre as duas cidades”, disse ele, sem querer comparar as duas polícias militares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.