Ibope revela avanço do PT na próxima Câmara dos Deputados

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

RIO DE JANEIRO - O Partido dos Trabalhadores (PT) deverá ser a agremiação política com maior ganho na próxima legislatura da Câmara dos Deputados. A conclusão é do instituto Ibope, que divulgou, nesta quinta-feira, uma pesquisa inédita sobre a preferência do eleitorado em relação aos deputados federais.

A bancada do PT deverá dar um salto, em torno de 40 por cento, transformando-se na terceira força da Casa, em que o Partido da Frente Liberal (PFL) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) continuarão, ainda que com bem menos expressão.

O PT passaria a praticamente dividir o poder com o PFL e o PMDB, ficando o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do presidente Fernando Henrique Cardoso, com a quarta maior bancada.

Segundo o Ibope, o PFL, que atualmente conta com 97 cadeiras, deverá eleger entre 77 e 87 deputados federais.

O PMDB, hoje com 87 cadeiras, deverá ver sua representação cair para entre 75 e 85 parlamentares.

Já o PT, movido pela arrancada de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, poderá eleger entre 73 e 83 deputados federais. Atualmente, o partido conta com somente 58 representantes.

O maior recuo deverá ser verificado na bancada do PSDB, que passará dos atuais 95 parlamentares para, possivelmente, 60 ou 70.

O Partido Progressista Brasileiro (PPB), hoje com 53 representantes na Câmara, poderá eleger entre 45 e 55 deputados federais.

Quanto ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a representação deverá ficar entre 27 e 32 cadeiras, quase igual aos 33 atuais.

A seguir, pela ordem decrescente, ficariam os candidatos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Liberal (PL), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido Popular Socialista (PPS), o PCdo B, o Partido Verde (PV) e o Prona.

Ainda segundo o Ibope, devido às coligações em diversos estados, é imprevisível o destino de 59 cadeiras na Câmara dos Deputados.

Para fazer o levantamento, o Ibope considerou pesquisas de intenção de voto para deputado federal feitas em setembro nos 27 estados brasileiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.