Vírus 'Bugbear' se espalha em sistemas de todo mundo

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

LONDRES - De acordo com especialistas em sistemas de antivírus, o vírus "Bugbear", descoberto há poucos dias, está se espalhando em sistemas de todo o mundo. A companhia MessageLabs afirma já ter interceptado pelo menos 60 mil cópias da praga, que contém um arquivo capaz de armazenar o que foi digitado e abrir uma porta para exploração remota para hackers.

O vírus chega disfarçado por e-mail e a única característica para identificação encontrada até o momento é o tamanho do anexo: 50.688 bytes. Sua primeira incidência foi percebida na Malásia.

A publicação eletrônica britânica AnaNova.com informa que o worm se aproveita de um vulnerabilidade presente em algumas versões do Microsoft Outlook, que executa anexos automaticamente, mesmo sem o clique duplo do usuário. O Bugbear pode também deletar partes de softwares antivírus e permitir que outros acrescentem ou deletem arquivos em uma máquina infectada.

- Parece que vai se espalhar a taxas semelhantes às do vírus Klez - disse o especialista Alex Shipp.

Apenas das últimas 24 horas, foram 22 mil cópias detectadas, apenas pela MessageLabs. Um comunicado da Symantec de quarta-feira revelou que a praga virtual também já atingiu sistemas no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.