Governo Federal ajudará a garantir segurança no Rio de Janeiro

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, anunciou nesta quinta-feira que o Governo Federal está pronto para ajudar a garantir a segurança no Rio de Janeiro, no decorrer das eleições do próximo domingo.

Paulo de Tarso fez sua declaração depois da notícia de que a governadora do estado, Benedita da Silva, havia solicitado tropas federais.

O ministro confirmou o envio de soldados do Exército para o Rio de Janeiro, mas acrescentou que ainda não foi definido o número de militares que farão o reforço da segurança no estado.

Benedita havia feito o pedido na noite de quarta-feira, argumentando que o serviço de informações da Secretaria de Segurança tinha recebido relatos críveis sobre "uma possível tentativa de desestabilizar o processo eleitoral".

Um pedido de tropas federais tem de passar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo as informações da governadora, grupos de traficantes de drogas estariam planejando uma série de distúrbios nos presídios, no dia da eleição, além de outras ações de intimidação para impedir que moradores de favelas e de bairros pobres da cidade saiam para votar.

Na segunda-feira passada, uma onda de boatos levou comerciantes e diretores de escolas a fechar seus estabelecimentos, supostamente por ordem de traficantes que estariam protestando contra as condições carcerárias de Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, um dos mais perigosos bandidos do país.

Ainda nesta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Aguiar, disse em uma entrevista que o objetivo da mobilização de tropas federais é ajudar a polícia a garantir o "livre acesso dos eleitores às seções de votação".

"Dessa forma, vamos garantir a paz social e a ordem democrática", declarou o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.