Debate sem emoção e com cadeira vazia em Pernambuco

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

RECIFE - A falta de emoção marcou o debate entre os candidatos ao Governo do Estado de Pernambuco, transmitido ontem à noite, pela TV Globo. A ausência do governador e candidato à reeleição Jarbas Vasconcelos (PMDB), que mais uma vez se recusou participar de debates, apesar ser amplamente favorito nas pesquisas, esfriou as discussões, pela falta do contraditório.

O programa praticamente se transformou em um bate papo entre amigos, com os candidatos Humberto Costa (PT), Dilton da Conti (PSB) e Ilo Jorge (PDT). Sem as amarras da verticalização, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três uniram o discurso e pediram votos para o senador Carlos Wilson (PTB), que está em terceiro lugar.

O apresentador do programa, o jornalista Francisco José, mostrou a cadeira vazia do governador e lembrou que havia tempo suficiente para a apresentação de idéias, rebatendo um dos motivos alegados por ele para não comparecer ao debate.

Mas foi o candidato do PT que fez a crítica mais dura à ausência de Jarbas. Humberto comparou o comportamento de Jarbas ao do presidenciável Lula (PT). Segundo ele, Lula foi a todos os debates, enquanto o governador não foi a nenhum.

“Participar de debates não é um direito, é uma obrigação. Ele poderia estar aqui para responder questões que a população quer saber. Será que você não gostaria de saber se vai haver cortes, se a BR-232 vai ser privatizada, se o funcionalismo vai ter aumento no próximo ano? Veja a diferença entre ele e Lula. Lula participou de todos os debates e tem muito mais a perder, porque a vantagem do governador é maior”.

Os temas censurados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) também foram levados ao ar, contrariando a vontade da aliança jarbista. Humberto Costa defendeu a candidatura de Carlos Wilson e voltou a vincular o deputado Sérgio Guerra (PSDB), adversário do senador, ao Escândalo do Orçamento. “Se eles quisessem se defender, que viessem aqui”, alfinetou o petista.

Ilo Jorge, por sua vez, voltou a vincular o vice-presidente Marco Maciel (PFL) à ditadura militar e a dizer que ele pouco fez pelo Estado.

Dilton da Conti lançou críticas aos investimentos feitos pelo Governo com os recursos da Celpe. O candidato arraesista tentou polemizar com o petista Humberto Costa e com o pedetista, repetindo o estilo do seu presidenciável Anthony Garotinho, mas seu estilo técnico não lhe rendeu o mesmo desempenho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.