Debate de hoje à noite não permite erros a candidatos

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Acontece hoje o último debate entre os presidenciáveis antes do 1º turno das eleições.

A partir das 22h20, a expectativa é de que cerca de 60 milhões de telespectadores estejam ligados à TV para acompanhar o terceiro encontro entre os quatro principais candidatos à Presidência este ano – os outros debates foram realizados pelas TVs Bandeirantes e Record.

O desempenho dos candidatos nesse encontro é considerado "vital" nesta reta final. Com o fim da campanha de rua hoje, os presidenciáveis apostam as últimas fichas no debate.

Afinal, de acordo com a última pesquisa CNT/Sensus, 32,3% do eleitorado ainda não definiriam em quem votar e, entre eles, a maioria, 21%, só vai fazer a sua escolha no dia da eleição.

A pesquisa constatou, porém, que o debate é a principal fonte de informação para definição de voto na opinião de 31,2% dos eleitores.

Erros, hoje, não são aceitos politicamente na corrida eleitoral. Está em jogo a confirmação ou não do 2º turno.

O petista Luiz Inácio Lula da Silva tenta ganhar já na primeira fase do pleito.

José Serra (PSDB), Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS) devem tentar de tudo para garantir a continuação da disputa. Todos garantem no entanto, que não partirão para ataques pessoais.

Foram justamente denúncias na área pessoal que desestruturaram Lula nos dois últimos debates de 1989, quando disputava a Presidência com Fernando Collor de Mello.

Na ocasião, o petista chegou ao segundo debate abalado pelas acusações de que teria sugerido que uma ex-namorada fizesse um aborto.

O episódio ficou conhecido como caso Lurian. E, no debate final, Collor revelou a todo o público que Lula tinha uma aparelhagem de som super sofisticada enquanto ele, empresário da área de comunicação, não tinha condições de ter um equipamento semelhante em casa.

Após a revelação do "segredo", Lula não conseguiu mais manter o equilíbrio nas discussões.

É por isso que, no PT, a avaliação é de que o debate é definitivo para o resultado das eleições.

"É evidente que o debate é importante. Não tem nada consolidado até agora", afirmou o presidente do partido, deputado José Dirceu (SP).

O encontro entres os presidenciáveis hoje deverá durar cerca de duas horas e será dividido em cinco blocos, sendo quatro para as discussões e o último para considerações finais.

Haverá momentos de tema livre e de tema determinado.

O mediador será o jornalista William Bonner, que poderá interferir nas perguntas se houver algum ponto de dúvida.

Os candidatos serão proibidos de exibir qualquer tipo de documento, já que não haverá como comprovar a veracidade a tempo.

Também foi proibida a presença dos marqueteiros dos presidenciáveis no estúdio.

A TV Mirante transmite o debate entre os presidenciáveis logo após a novela Esperança, às 22h20.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.