Semana do Idoso tem dia de mobilização no Lítero

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Semana do Idoso tem dia de mobilização no Grêmio Lítero

A “Ação Idosos Cidadão” reúne hoje, (27), das 8h às 11h e das 14 às 18 horas, no Grêmio Lítero Português (bairro do Anil) cerca de três mil idosos.

A mobilização marca o encerramento da Semana do Idoso que teve início na segunda-feira com a realização de palestras, atividades recreativas e culturais em teatros, associações comunitárias e colégios de São Luís.

Às 17 horas haverá um show do cantor Cláudio Pinheiro.

No Lítero, o público com mais de 55 anos terá acesso a diversos serviços entre eles a expedição de documentos, corte de cabelo, limpeza de pele e oficinas de arte. Médicos e enfermeiras foram mobilizados para prestarem orientações aos participantes. Serão feitos testes de glicemia e medição da pressão arterial. O bumba-meu-boi Fio de Prata (do Grupo de Idosos do Vinhais) fará uma apresentação especial.

O gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, representará o governador José Reinaldo Tavares na solenidade de abertura, às 8 horas, quando haverá a apresentação do Coral da UNIT e a Banda da Polícia Militar.

Com o lema “Envelhecimento com dignidade, exercendo a cidadania” a Semana é uma promoção é da Gerência de Desenvolvimento Social (GDS), com o apoio de vários órgãos estaduais e municipais e organizações não-governamentais.

Durante a Semana, cerca de cinco mil idosos e seus

familiares se envolveram em varias atividades. Nos colégios Centro de Ensino Governador Edison Lobão (Cegel), no Centro e na Unidade Integrada Luiz Viana (bairro da Alemanha) houve mesas redondas abordando o tema “Idosos, Família e Comunidade”.

Segundo o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, o movimento dos idosos está crescendo e dando um salto de qualidade no Maranhão.

Já são mais de 300 em todo o Estado. Eles estão sendo criados em associações comunitárias, em união de moradores, em empresas privadas, clubes sociais e órgãos públicos.

Entre os fatores que estão incentivando o crescimento do movimento dos idosos do Maranhão, Ricardo Zenni destaca o apoio das prefeituras municipais, do Poder Judiciário, por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas Portadoras de Deficiência, e a criação de instituições como o Fórum Permanente da Terceira Idade, a Associação Brasileira dos Clubes da Terceira Idade e a Universidade da Terceira Idade.

"Os idosos descobriram que ainda tem muito que viver e produzir", observa Ricardo Zenni. Ele credita o crescimento dos grupos da terceira idade também a criação e o funcionamento dos conselhos estaduais e municipais dos idosos e os de assistência social.

"Estamos colhendo os frutos de um trabalho silencioso e difícil que é o de organizar a sociedade civil em favor da implantação de uma política bem definida no campo da assistência social", comemora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.