Nove postos receberão justificativas no dia 6

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia 6 de outubro deverá justificar o voto em qualquer seção eleitoral ou nos postos de justificativas, desde que esteja com o título de eleitor ou o número do título e um documento de identificação. A obrigatoriedade vale para quem tem entre 18 e 70 anos. Os postos de justificativas, assim como as mesas receptoras, funcionarão das 8h às 17h.

O formulário de requerimento de justificativa já estão à disposição gratuitamente, em todos os cartórios eleitorais, desde ontem e ficarão até o dia da eleição. Os formulários também poderão ser encontrados, no dia 6 de outubro, nas seções eleitorais e nos postos de justificativas.

O eleitor que se encontrar impedido de votar ou justificar no dia da eleição, por motivo de doença, por exemplo, poderá fazê-lo no prazo de 60 dias, através de requerimento ao juiz eleitoral de sua Zona de inscrição. Quem não votar e nem justificar fica sujeito a multa que incidirá sobre cada turno da eleição. Os que não apresentarem a justificativa ficarão em situação irregular com a Justiça Eleitoral e, em conseqüência, não poderão, por exemplo, matricular-se em universidade pública ou escola pública, tirar passaporte, prestar concurso público, etc.

POSTOS - Em São Luís foram criados nove postos de justificativa: no Sesc-Deodoro, no 2º Juizado das Relações de Consumo (Av. Getúlio Vargas 58 – Apeadouro); na Escola Rosa dos Ventos (Av. Getúlio Vargas 83 - Monte Castelo); na AMA - Associação de Moradores do Angelim (Av.02 s/n –Angelim); no Shopping São Luís (Av. Euclides da Cunha- Jaracati); no 4º Juizado Cível da COHAB/CSU (Av.13 s/n - 4º Conjunto COHAB-Anil); na Unidade Integrada José Justino Pereira (Jardim de Infância Chico Bento - Av. 103, Unidade 103 - Cidade Operária); na Fundação Bradesco (Av. dos Africanos s/n – Sacavém); e na Universidade Federal do Maranhão - CCSO Pimentão (Av. dos Portugueses s/n – Bacanga).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.