Clandestinos voltarão para Colômbia até segunda-feira

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O processo de repatriação dos três colombianos resgatados na baía de São Marcos no início da semana, após terem se jogado do navio mercante Ira, de bandeira liberiana, onde passaram dias viajando de forma clandestina, deverá estar concluído até segunda-feira.

Wilson Palomino Morales, 37, Alexander Velascos Medeiros, 32, e Walintog Grueso Ledesma, 28, se jogaram ao mar da baía de São Marcos, em São Luís, acreditando ter chegado em Miami, nos Estados Unidos.

Enquanto não são repatriados para a Colômbia, os estrangeiros continuarão hospedados em um hotel no bairro do São Francisco. Como determina a legislação brasileira, todas as despesas dos clandestinos, além das passagens aéreas para a Colômbia, estão sendo obrigatoriamente custeadas pela agência marítima, neste caso a Braz Shipping.

O agente da Imigração da Polícia Federal, Vicente Veras, explicou que quem arca com as conseqüências pelo ato irregular é a agência marítima, que poderá cobrar ressarcimento posterior ao armador da embarcação.

“Quando isto acontece, fica patente a falta de cuidados e de segurança com o navio. Pelo que os colombianos nos contaram, eles embarcaram no porto de Laguaira, em Caracas, na Venezuela, sem muitos problemas. Levaram comida e água potável e ficaram no porão do navio”, destacou o agente Veras, acrescentado que, por conta do descuido, a Braz Shipping teve que pagar ainda uma multa de R$ 827,77 por cada passageiro clandestino.

O processo de repatriação de estrangeiros prevê a tomada de depoimentos dos envolvidos para que o caso seja esclarecido ainda no Brasil.

Paralelamente, a agência marítima deve empenhar-se no sentido de adquirir as passagens aéreas para que os estrangeiros viajem o mais rápido possível. “O processo está obedecendo aos trâmites legais e, por isso, esperamos que a repatriação seja concluída logo. Na Colômbia, nós os entregaremos às autoridades competentes”, enfatizou o agente da PF.

Ontem, a equipe de reportagem de O Estado tentou falar com os colombianos, mas eles se recusaram a dar qualquer informação sobre a viagem frustrada aos Estados Unidos. Os colombianos chegaram a São Luís no último final de semana. No domingo, eles resolveram se jogar na baía de São Marcos, visto que o navio estava fundeado na área.

RESGATE - A Capitania dos Portos tomou conhecimento dos estrangeiros ainda no domingo, quando dois pescadores encontraram Wilson Morales boiando nas águas da baía, na área do fundeadouro dos navios mercantes.

Na manhã de segunda-feira, a própria tripulação do navio Ira resgatou o colombiano Walintog Ledesma, depois recolhido pela PF. Já Alexander Medeiros teve a vida salva por práticos da baía de São Marcos. Os estrangeiros admitiram estar viajando no navio de forma irregular, sem que ninguém da tripulação desconfiasse de suas presenças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.