Fórum de secretários, em São Luís, pedirá mais verbas para qualificar trabalhador

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O Maranhão decidiu unir forças com os demais estados na pela manutenção das verbas para o Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). A intervenção contundente do governador José Reinaldo Tavares neste sentido levou São Luís a ser escolhida para sediar o 61º Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset) e o 27º Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas) nos dias 27 e 28 de novembro deste ano.

O anuncio foi feito pelo gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, ao empossar Lúcio de Gusmão Lobo Júnior no cargo de subgerente do Trabalho da Gerência de Desenvolvimento Social (GDS).

Vários estados disputaram o direito de sediar os dois eventos durante o último Fonset e Fonseas, realizado no final de agosto em João Pessoa. Isto porque estes serão os primeiros grandes eventos na área pública e de âmbito nacional a ser realizado depois das eleições deste ano para discutir os temas polêmicos tratados durante a campanha eleitoral como a políticas de combate ao desemprego, a geração de emprego e renda e as políticas sociais a serem implantadas no Brasil nos próximos anos.

O subgerente do Trabalho recém nomeado pelo governador José Reinaldo Tavares é o técnico que estará à frente da organização dos dois fóruns. Maranhense e advogado, Lúcio de Gusmão foi escolhido pelo governador para ocupar o cargo devido a sua bem sucedida experiência em cargos administrativos exercidos em Brasília.

O gerente Ricardo Zenni representou do Maranhão nos fóruns realizados em João Pessoa. Na capital paraibana, os secretários do Trabalho e de Assistência Social de todo o Brasil encaminharam, a todos os candidatos á presidência da República, a Carta de João Pessoa com o balanço positivo apresentados pelo Plano Nacional de Qualificação do Trabalho (Planfor).

Seguindo as diretrizes traças pelo governador José Reinaldo Tavares, Ricardo Zenni foi um dos maiores defensores da inclusão na Carta de João Pessoa de uma solicitação feita à Comissão de Orçamento do Congresso Nacional para a manutenção dos valores de R$ 653 milhões do Orçamento Geral da União de 2003 para o Planfor, em função dos constantes cortes verificados em exercícios anteriores, o que atingiu todos os estados, inclusive o Maranhão, que sofreu sensíveis cortes do Plano de Qualificação Profissional (PEQ)

Ricardo Zenni destaca o exemplo do Maranhão na implantação PEQ que promoveu cursos profissionalizantes em todos os municípios do Estado como prioridade para a capitação de segmentos mais vulneráveis ao desemprego. A determinação do Governador, segundo Ricardo Zenni, é que as políticas de combate ao desemprego tenham continuidade e sejam ampliadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.