São Raimundo é beneficiado pelo projeto Polícia Comunitária

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

O projeto de Polícia Comunitária – que está sendo implantado pela Governo do Estado, através da Gerência de Justiça Segurança Pública e Cidadania (Gejuspc), com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, em áreas consideradas de risco – está permitindo uma maior aproximação entre policiais e comunidades e, naturalmente, reduzindo os índices de violência na Grande São Luís. O Bairro São Raimundo acaba de ser beneficiado pelo projeto, com a entrada em operação, no início da noite da última quarta-feira, do Centro de Atendimento Comunitário Móvel (CAC), instalado na avenida Tibiri. Presentes entre outras autoridades, o gerente da Gejuspc, Raimundo Cutrim, o Delegado Geral da Polícia Civil, Júlio César do Amaral, representantes dos comandantes da PMMA e CBM, lideranças comunitárias.

O projeto Polícia Comunitária tem como estratégia um policiamento preventivo, já que as informações sobre os problemas mais críticos enfrentados pelos moradores são repassados pela comunidade local, permitindo uma maior interação entre policiais e moradores.

Constantemente são realizadas reuniões entre os policiais e os membros das associações de moradores. Nelas, há uma troca de informações entre policiais e comunidade, além de palestras da Polícia sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar assaltos.

Reivindicação atendida – O líder comunitário Manoel de Jesus Cléris elogiou a instalação do Centro de Atendimento Comunitário Móvel (CAC). “Nossa ansiedade era grande. Moramos há dez anos no São Raimundo e, durante este período, vimos lutando, através de entidades comunitárias, em prol de uma maior segurança dos milhares de moradores do conjunto habitacional e bairros adjacentes”. “Recentemente, reunimos com o gerente Raimundo Cutrim, da Gejuspc, que aprovou nossas reivindicações. Agradecemos também ao Cel. PM Aires e ao major Eurico, do 6º BPM”.

Manoel de Jesus disse, ainda, que a comunidade se sente feliz. “Este é o começo de um trabalho que vimos tentando fazer há muitos anos. Há alguns dias, fomos procurados pela Gejuspc. Ela nos colocou que o trabalho de combate à criminalidade nas áreas do São Raimundo e adjacências ia começar, com a instalação da Polícia Comunitária – o mais novo projeto de Segurança Pública implantado no País –, dotada de um sistema on line; quatro motos e quatro bicicletas; um grupo de PMs trabalhando 24 horas no Conjunto, além de uma viatura, que dá sustentação a este trabalho preventivo. Isto nos deixou muito feliz”, enfatiza.

Comunidades beneficiadas – O líder comunitário recordou que, recentemente, a comunidade do São Raimundo e adjacências promoveu uma Caminhada pela Paz em protesto contra a ação de uma gangue que aterrorizava os moradores do conjunto. “Mas, graças a Deus, procuramos o Cel. PM Aires, do 6º BPM, que atendeu nossa reivindicação. Foi deslocada uma viatura para o policiamento preventivo, motivando a população, que acreditou no trabalho da Polícia”, salientou Manoelzinho.

O Centro de Atendimento Comunitário Móvel, ora instalado, vai beneficiar, além do São Raimundo, bairros periféricos, como Jardim São Raimundo, Vila Cascavel, Canaã, Valian, Vila Real, Novo Horizonte, entre outros. “O trailer do CAC vai beneficiar toda as comunidades dessas áreas”, lembra.

O gerente Raimundo Cutrim destaca que a instalação do CAC, no Conjunto São Raimundo, está inserido nos 14 Planos Estratégicos de Segurança Pública do Governo do Estado. “É uma antiga reivindicação da comunidade. Tão logo, apresentamos o projeto de implantação do Sistema de Polícia Comunitária ao governador do Estado, ele autorizou, de imediato, a aquisição de 11 trailer, dos quais 6 ficaram em São Luís. E o São Raimundo acaba de ser beneficiado com um CAC.

Delegacia de Polícia – Sobre a implantação de uma Delegacia de Polícia no Conjunto São Raimundo, o gerente Cutrim disse que um projeto, nesse sentido, já está pronto. “Creio que, no início de 2003, devemos viabilizá-la. Cumpre destacar, ainda, que estamos implantando várias Delegacias de Polícia no interior do Estado. A capital maranhense, também, será beneficiada com o projeto”, garante. “O Governo do Estado deu sinal verde para expansão do projeto Polícia Comunitária, já implantado no bairro São Raimundo”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.