Ciro parte para o ataque e questiona candidatos

CNN.com.br

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

BRASÍLIA -- O candidato à Presidência da República pelo Partido Popular Socialista (PPS), Ciro Gomes, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, com representações contra os seus dois principais adversários na sucessão: Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Contra Lula, Ciro questionou o fato de o candidato adversário ter aparecido na propaganda eleitoral destinada ao cargo de governador do Ceará pedindo votos para José Airton, da Coligação Ceará Diferente, o que, segundo o presidenciável do PPS, contrariou a lei eleitoral.

Na representação, Ciro pediu ao TSE que a Coligação Ceará Diferente perca o tempo correspondente à propaganda irregular transmitida.

A advogada Janaina Péres Pena, que assinou a representação, disse que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará pode requisitar as planilhas das inserções destinadas ao candidato a governador e a deputado federal no estado, transmitidas nos dias 23 e 25 de agosto, para saber quantas foram ao ar.

Ciro Gomes também entrou, no inicio desta tarde, com uma reclamação para que as inserções do candidato José Serra tenham identificação de que se trata de programa eleitoral, para que o telespectador ou ouvinte de rádio não seja levado a crer que se trate de matéria jornalística da programação normal de rádio e televisão.

O pedido de Ciro Gomes, que em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas esta semana perdeu, sensivelmente, terreno para Serra, será examinado pelo ministro substituto Caputo Bastos.

Em visita ao Rio de Janeiro, Ciro criticou várias vezes Serra e afirmou que o seu concorrente "falta com a verdade" em seu programa de governo.

Ciro questionou a promessa de Serra em criar oito milhões de empregos e disse que o horário eleitoral não é feito para se disseminar "propaganda clandestina e covarde".

Serra, também no Rio de Janeiro, rebateu prontamente as críticas, dizendo que é Ciro quem tem um programa absurdo.

"O Ciro tem uma proposta sobre o regime da previdência que é uma verdadeira loucura, esse tal regime de capitalização que ele nem sequer sabe explicar. Nós vamos criar oito milhões de empregos, sim, e sabemos como", disse Serra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.