São José de Ribamar

Hoje começa o VI Festival Geia de Literatura na cidade balneária

Oficinas, palestras, momentos de leitura e lançamento de livros estão na programação 2010.

Bruna Castelo Branco/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - Localizada a 31km de São Luís, a cidade balneária de São José de Ribamar, que é conhecida pela tradição religiosa, será o cenário, pelo sexto ano consecutivo de um dos mais importantes eventos literários do Maranhão. Trata-se do VI Festival Geia de Literatura, que ocorre de hoje à sexta-feira. A programação tem início às 9h, ocorrendo simultaneamente no Ginásio Patronato São José de Ribamar, Unidade Escolar Diomedes da Silva Pereira, Liceu Ribamarense, Casa Paroquial, Secretaria de Turismo e Praça da Matriz.

Destinado a estudantes, pesquisadores, professores, escritores e apreciadores da boa literatura, especialmente, a produzida no Maranhão, o Festival Geia é marcado por uma programação cultural que inclui apresentações cênicas, recitais poéticos, gincanas de conhecimento, feira de livros, debates e lançamentos.

Neste ano, está prevista a participação de 55 palestrantes convidados, realização de oficinas e ainda a entrega de prêmios da I Olimpíada de Matemática e do I Concurso Professor Pesquisador Prêmio Jomar Moraes. Palestrantes, escritores, pesquisadores e recém-graduados apresentarão trabalhos à comunidade para estimular o debate e a reflexão sobre a literatura. Entre os convidados, destacam-se os escritores membros da Academia Maranhense de Letras (AML), Antônio Martins, Benedito Buzar, Ceres Costa Fernandes, Lourival Serejo, Milson Coutinho, Sebastião Moreira Duarte, Ubiratan Teixeira e Waldemiro Viana.

Hoje, às 18h, ocorrerá a premiação da I Olimpíada de Matemática. Outro destaque será a realização da II Gincana Geia de Conhecimento, prevista para às 14h, no Ginásio Patronato São José de Ribamar. A primeira etapa é destinada a alunos do ensino fundamental e tem a participação de 38 escolas. O desafio é composto por cinco rodadas, nas quais os alunos respondem a questionamentos baseados no livro “Os Melhores Contos de Arthur Azevedo”, organizado por Celina Fátima F. de Castro. Amanhã, o desafio será para os alunos do ensino médio. Este é o segundo ano que a Gincana do Conhecimento integra as atividades do evento literário.

A iniciativa tem o objetivo de motivar os estudantes, incentivando o gosto pela leitura. Segundo o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, a gincana é bem-sucedida porque consegue cumprir o papel de estimular os alunos em competições saudáveis, bem como permitir premiações que serão revertidas em atividades ligadas a educação.“O prêmio é voltado para as escolas. É muito satisfatório perceber que os estudantes ficam mobilizados e motivados a ganhar um prêmio para a educação deles e de outros colegas”, frisa.

O resultado da gincana é dividido em primeiro, segundo e terceiro lugar. A escola vencedora recebe um prêmio no valor de R$ 2 mil; a escola que fica em segundo lugar ganha de R$ 1 mil e a terceira colocada será premiada com um aparelho de DVD.

Várias atividades

Além da realização da II Gincana de Conhecimento, a programação do primeiro dia do Festival Geia é composta por diversas atividades voltadas ao público em geral. A expectativa é que pelo menos 3 mil pessoas visitem diariamente o evento. Hoje, às 10h, no Ginásio Patronato São José de Ribamar serão encenados dois espetáculos teatrais por alunos da Escola Municipal Maria Amélia Bastos. Eles, que são portadores de necessidades especiais, apresentarão as peças “A Linda Rosa Juvenil” e “Sitio do Pica-Pau Amarelo”.

Paralelamente à programação teatral, na Unidade Escolar Diomedes da Silva Pereira será proferida a palestra “A Literatura Infanto-Juvenil no Maranhão de Hoje”, ministrada por José Ribamar Neres e no Liceu Ribamarense, o destaque é para a palestra “Vida e Obra de João Mohana”, de Lourival Serejo.

Na Casa Paroquial, a partir das 9h, serão realizadas as oficinas sobre literatura e incentivo à leitura, dedicada a estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, e na Secretaria de Turismo ocorre a palestra “Aquecimento Global: Qual a Sua Contribuição?”, de Elisângela da Silva Moura Santos. Este ano, a programação terá os debates sobre literatura dedicados ao público universitário. Os encontros acontecem a partir das 17h, na Secretaria de Turismo. Hoje, na abertura será feito o debate “Iracema na Construção do Brasil”, mediado por Maria Rita dos Santos.

Este ano, na Praça Matriz, as sessões de leitura para crianças são realizadas em três momentos, o primeiro às 9h, o segundo, às 15h e o terceiro, à 17h. Ainda na Praça da Matriz, será realizado, a partir das 15h, a feira de livros, que terá, este ano, a presença de 12 editoras nacionais. No mesmo espaço, às 18h, acontece a entrega de prêmio aos vencedores da I Olimpíada de Matemática, organizada pelo Instituto Geia.

Lançamentos

O primeiro dia de festival também será destinado a lançamento de livros. Hoje, às 18h30, será apresentado o livro “A rendição dos franceses no Maranhão”, com documentos narrados por Alexandre de Moura, Gaspar de Sousa e Miguel Gonçalves Regueifeiro de Leça. Os três participaram da expulsão francesa do Maranhão. A obra, que tem supervisão editorial de Jorge Murad, reúne três documentos que explicam aspectos da aventura colonizadora francesa no norte brasileiro, mas especificamente, a fundação da França Equinocial. Os documentos ajudam à compreensão das estratégias elaboradas que culminaram com a retirada dos franceses do Estado.

Entre os documentos mais importantes deste período histórico e que se faz presente no livro, está o relatório do capitão-mor Alexandre Moura ao rei de Portugal. Datado de outubro de 1615, o registro trata sobre o acordo com Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, para a expulsão francesa de terras maranhenses.

Veja, aqui, a programação completa dos três dias de Festival Geia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.