São José de Ribamar

Chagas é condenado a mais 26 anos de prisão

Sentença refere-se à morte de Ivanildo Póvoas Ferreira ocorrida em 1991.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - O serial killer Francisco das Chagas Rodrigues de Brito foi condenado a 26 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado, vilipêndio e ocultação de cadáver. A vítima do crime foi Ivanildo Póvoas Ferreira, que na época tinha apenas 10 anos.

A condenação aconteceu por maioria dos votos do júri, confirmando a denúncia oferecida pelo promotor de Justiça Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar, em março de 2006. Assinou a sentença a juíza Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes.

O crime, ocorreu em novembro de 1991. As mortes de 42 garotos na região metropolitana de São Luís ficou conhecido como o "caso dos meninos emasculados", e levou inclusive, o país a ser denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ivanildo Ferreira foi assassinado em um matagal no Horto Florestal do Ibama, na Maiobinha. O garoto vendia “suquinho” próximo à feira da Cidade Operária quando foi abordado por Francisco das Chagas e atraído para um lugar ermo, onde foi assassinado e teve arrancados os órgãos sexuais, uma das mãos e um dos olhos.

Esta foi a sétima condenação de Francisco das Chagas Rodrigues de Brito pelos casos dos meninos emasculados. O total da pena atribuída ao serial killer já chega a 237 anos de reclusão.

O julgamento foi realizado, no último dia 22.

As informações são do Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.