Inadequada

Justiça interdita carceragem na cidade de Paraibano

Detentos foram transferidos para São João dos Patos, Passagem Franca, SL e Timon.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38

PARAIBANO – Nessa quarta-feira (14), a Justiça determinou a interdição da carceragem da Delegacia de Polícia do município de Paraibano. A medida liminar é da Promotoria de Justiça da Comarca, que determinou também a transferência dos presos para outros estabelecimentos prisionais da região. Os detentos foram transferidos para São João dos Patos, Passagem Franca, São Luís e Timon.

Ainda de acordo com a determinação da Justiça, o Estado do Maranhão deve designar, em até 30 dias, um delegado de Polícia Civil para atuar exclusivamente em Paraibano. Além disso, o Executivo Estadual deve se abster de reduzir o efetivo policial no município. Em caso de descumprimento de qualquer dos itens, foi determinada multa diária de R$ 5 mil.

Segundo o promotor de Justiça Júlio Magalhães Segundo, a Delegacia de Polícia de Paraibano apresenta sérios problemas, não tendo condições mínimas de funcionamento. Além disso, o número de funcionários trabalhando é insuficiente. A situação foi constatada após vistoria feita pelo Ministério Público do Maranhão em maio e setembro de 2015.

Outro problema constatado é que a delegacia funciona em um imóvel residencial alugado pela prefeitura e a conta de energia elétrica também é bancada pelos cofres municipais, sem que haja qualquer convênio formalizado entre o município e o Estado do Maranhão.

Ainda de acordo com a Promotoria de Justiça, a carceragem, além de não atender aos requisitos mínimos da Lei de Execuções Penais, demonstra imensa insegurança, pois, a grade da cela é frágil, as paredes não são reforçadas e não há laje de concreto, facilitando o acesso ao telhado. Não há pátio para o banho de sol e não existem celas especiais para mulheres ou salas para apreensão de adolescentes.

Também foi verificado que falta uma sala de interrogatório adequada, não há pátio para os veículos e nem sistema de monitoramento da cela, e que o depósito de produtos e material apreendido está em péssimas condições, além de localizado próximo à carceragem. Outro problema é a alimentação dos presos, que precisa ser providenciada pelos parentes dos mesmos ou fornecida pela prefeitura.

A Justiça aponta que a fragilidade da carceragem ficou clara em agosto deste ano, quando um preso quebrou as grades da cela, fugindo pelo telhado. O promotor Júlio Magalhães Segundo ressalta que, ao atuar na custódia de presos (sem terem sido contratados ou preparados para isso), os policiais lotados em Paraibano ficam afastados de suas funções primordiais de policiamento e investigação.

Na ação, o Ministério Público também pede que a Justiça determine ao Estado do Maranhão a construção de uma Delegacia de Polícia e de uma Cadeia Pública em Paraibano, com prazo máximo de 180 dias. Outro pedido é que sejam lotados mais profissionais na delegacia do município, havendo sempre um mínimo de um delegado, dois escrivães e quatro investigadores de polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.