COLUNA

Pagando pelo crime

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Foi identificado o administrador dos perfis fakes no Facebook da ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Trata-se de Fabrício de Oliveira, titular de blog de Imperatriz, que pelas redes sociais sempre anunciou que trabalha para o governo de Flávio Dino (PCdoB) recebendo por anúncios em seu blog simplesmente “tirando nota”.
O nome de Fabrício Oliveira veio à tona quando uma montagem em uma foto de Roseana com o deputado Hildo Rocha, que teve o rosto trocado pelo do presidente Michel Temer, começou a ser divulgada em redes sociais por aliados do governador Flávio Dino. Até o atual secretário Estadual de Comunicação e Articulação Política, Ednaldo Neves, espalhou a foto falsa. No caso de Fabrício, ele era um dos que também tratou de postar a montagem.
A defesa da emedebista entrou com ação na Justiça pedindo a retirada do ar dos dois perfis fakes. Em sua decisão, o juiz eleitoral Clodomir Reis determinou, além da retirada do ar das páginas, que fossem identificados os administradores das páginas.
Cerca de uma semana depois, Fabrício Oliveira foi identificado como o autor das páginas que foram criadas unicamente para atacar pessoalmente a ex-governadora. Agora, Fabrício - que aparece em muitas fotos em rodas de conversas com governistas, entre eles o ex-secretário Márcio Jerry e o próprio Flávio Dino - terá de se explicar para a Justiça e responder pelo ato que cometeu. Lembrando que espalhar notícias falsas na internet é crime e vem sendo um dos principais alvos da Justiça Eleitoral, já que pode influenciar no pleito e prejudicar candidatos.
Ele já está preso desde a última segunda-feira, 23, não pela criação da página falsa no Facebook, mas por outro crime cometido que já teve julgamento definido e mandado de prisão decretado.

Mais ação
Crimes como o de espalhar fake news vêm sendo combatidos de todas as formas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos meios de comunicação e também por alguns candidatos.
Até o Facebook vem trabalhando para evitar a disseminação de notícias falsas em suas páginas.
No entanto, todo esforço parece não ser o suficiente para evitar os fake news, pelo menos no Maranhão, onde as redes sociais são constantemente usadas para espalhar notícias falsas e pouca ação contra se é percebida.

Combate
E não são somente as fake news que precisam ser combatidas neste período de pré-campanha eleitoral no Maranhão.
Os excessos como pedido de voto abertamente em período vedado e também o uso da estrutura pública também vêm sendo combatidos.
A mais recente ação é a do MDB contra Flávio Dino e Eliziane Gama, que teriam usado um helicóptero da Polícia para ir a dois eventos políticos que não estavam previstos na agenda do comunista.

Abusos e mais abusos
Na ação, o MDB deixa claro que há prática de abuso de poder político por parte de Flávio Dino. O partido alega que o governador usou a aeronave do CTA para ir primeiro a Lago da Pedra participar de evento da Assembleia de Deus.
E depois foi até Paraibano para ação considerada “pior” do que a de usar o helicóptero para ato religioso.
Segundo o MDB, em Paraibano Flávio Dino e Eliziane Gama usaram vídeos com jingles em uma clara campanha eleitoral. E para chegar ao município o comunista e a deputada também foram de helicóptero.

Ainda a novela
Começou a ser divulgado em blogs que o PT já estaria com o seu destino decidido pela Direção Nacional da legenda.
Segundo as informações que circularam, o partido fará seu encontro para definir a tática eleitoral dia 27 como previsto antes da reunião da executiva nacional e a orientação seria o apoio incondicional ao PCdoB.
Por enquanto, não há nada oficial. Nem documento que demonstre isso. O que há são somente as declarações do presidente da sigla no Maranhão, Augusto Lobato, de que já tem o aval para fazer o encontro e depois participar da convenção coletiva de Dino no sábado.

Pré-campanha
E enquanto Augusto Lobato - que é assessor especial de Flávio Dino - garante que o PT vai com Dino, Weverton Rocha e Eliziane Gama, o pré-candidato ao governo pelo PT, Aníbal Lins, se mantém em agenda de pré-campanha.
Ele está em Imperatriz fazendo reunião com lideranças e tentando convencer companheiros de legenda a votar na tese da candidatura própria.
Lins segue praticamente sozinho na empreitada, assim como Márcio Jardim, que se mantém firme - mas só nas redes sociais - com sua pré-candidatura ao Senado.

Comparações
O ex-secretário de Saúde do Estado Ricardo Murad (PRP) voltou a criticar a gestão do governo de Flávio Dino.
Dessa vez, Murad - pelas redes sociais - fez comparações dos serviços prestados durante sua gestão na Saúde e o que vem sendo oferecido atualmente.
Ricardo voltou ao assunto porque em programa de televisão em Coroatá um apresentador fez a comparação e declarou que na época de Murad as unidades de saúde funcionavam e agora não mais.

DE OLHO
R$ 22,66 milhões JÁ foram gastos, em 2018, com diárias. Este valor é próximo do que o governo Flávio Dino gastou em todo o ano de 2015, quando foram pagos em diárias cerca de R$ 26 milhões.

E MAIS
• O PSTU fará sua convenção amanhã. O partido vai confirmar o nome de Ramon Zapata para o governo estadual.

• O partido - como em todos os anos eleitorais - vem para a campanha com tempo muito pequeno de televisão e pouca estrutura. Mas para os membros do PSTU, as eleições servem para que suas ideias cheguem à população.

• Mesmo após a revelação de que o procurador eleitoral substituto Juraci Guimarães tem a esposa Lília Guimarães no primeiro escalão do governo de Flávio Dino, o membro da Procuradoria Eleitoral se mantém na função.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.