Estado Maior

Propaganda irregular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O governo Flávio Dino (PCdoB) foi alvo, na semana passada, de mais uma representação formulada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Maranhão.
Da lavra do procurador Pedro Henrique Castelo Branco, a ação pede a retirada de várias postagens com propaganda do governo dos canais oficiais do Executivo, além da aplicação de pesada multa sobre a gestão comunista.
Segundo o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), o crime do governo é – apesar de ter promovido mudanças nas páginas oficiais na internet, para retirar referências à gestão – ter mantido no ar diversos vídeos com propaganda e promoção pessoal do governador Flávio Dino.
Num dos exemplos citados por Castelo Branco, permaneciam nas páginas do Twitter e YouTube oficias do Executivo estadual, até o dia 11 de julho, vídeos sobre ações em Balsas e Joselândia, até com entrevistas do comunista.
Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse tipo de divulgação deveria ter sido cessado no dia 6 de julho.
- Nos vídeos há nítida publicidade institucional de atos e obras do Governo do Estado do Maranhão, inclusive com imagens do primeiro representado [Flávio Dino] ao lado de políticos e populares, bem como uso da palavra pelo primeiro representado e de populares, os quais indicam violação à vedação contida […] na Lei nº 9.504/97 -, relatou o procurador.
O vice-governador Carlos Brandão (PRB) também é alvo da representação.

Convenção
O MDB deve oficializar no dia 29 de julho o nome da ex-governadora Roseana Sarney como candidata ao Governo do Estado.
O partido finaliza discussões com aliados para fechar a chapa, na qual falta apenas a indicação do candidato a vice-governador.
Os pré-candidatos a senador Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) já são consenso.

Liberado
O ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB) respira aliviado. Pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, ele teve a elegibilidade confirmada pelo TJ na semana passada.
O tucano estava inelegível por haver sido condenado pelo juízo de 1º grau por supostas irregularidades em procedimento licitatório para serviços de limpeza pública.
A sentença inicial previa perda da função pública e suspensão dos direitos políticos durante cinco anos, mas foi reformada pela maioria dos desembargadores da 1º Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Precariedade
Profissionais da UPA da Vila Luizão denunciam que a diminuição da quantidade de leitos disponíveis na unidade tem prejudicado o atendimento e exposto a população a mau tratamento.
- De 10 leitos em enfermaria, agora só restam quatro, garante um dos trabalhadores, que procurou a imprensa para denunciar o caso.
Por causa disso, diz, há casos de internações de crianças e adultos em cadeiras nos corredores do local. Em nota, a SES diz que “em breve ampliará para 31 o número de leitos pediátricos” da referida UPA.

Obra parada
Outra denúncia na área da Saúde envolve a obra de construção de um Centro de Hemodiálise na cidade de Pinheiro.
Segundo apurou a coluna, dias antes da última visita do governador Flávio Dino (PCdoB) à cidade, as obras chegaram a ser retomadas, mas foram paralisadas assim que a comitiva comunista deixou a região.
- Nos dias que antecederam a visita, estavam trabalhando direto. O governador foi embora, parou -,relata um morador.

DE OLHO
R$ 3,2 bilhões
é o valor da primeira estimativa de orçamento da Prefeitura de São Luís para 2019; o texto da LDO foi aprovado pela Câmara Municipal

Fogo amigo (?)
O ex-secretário de Esportes da gestão Flávio Dino (PCdoB), Márcio Jardim, voltou a reafirmar sua pré-candidatura ao Senado pelo PT.
Em nota, ele garantiu que segue na busca pela viabilização do seu projeto e ainda atirou contra a pré-candidatura da deputada federal Eliziane Gama (PPS), a quem refere-se como “golpista”.
- Não basta dizer que “eu não voto na golpista” […]. O instrumento que legaliza o registro de candidaturas é a ata da convenção partidária. E a ata da convenção do PT irá para o TRE dizendo que “a golpista” É SIM A NOSSA CANDIDATA -, escreveu o petista.

Recursos
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSDB) garantiu para o município de Caxias, por meio de emenda parlamentar, R$ 500 mil para investimento na saúde.
Na última quinta-feira (12), o parlamentar esteve na cidade para fazer a entrega formal do benefício ao prefeito, Fábio Gentil (PRB), e ao vice-prefeito, Paulo Marinho Jr. (PP).
O deputado destacou que a emenda vai melhorar o acesso da população caxiense a uma saúde melhor estruturada.

E MAIS

• O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), vive um inferno astral na sua atual gestão, bem diferente das anteriores.

• Há quem acredite que a decisão da Justiça contra os fakes que atacam Roseana Sarney nas redes pode ser uma péssima notícia para o Palácio dos Leões.

• O governador Flávio Dino deu de ombros para os deputados que cobram do comunista informações sobre a real situação da Previdência estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.