COLUNA

Leilão partidário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Tido como um dos membros mais controversos da Assembleia Legislativa, o deputado Josimar de Maranhãozinho (PR) fez jus à fama e resolveu pôr o seu partido em uma espécie de leilão eleitoral. Insatisfeito com o governador Flávio Dino (PCdoB) - por conta da não liberação de recursos de seu interesse -, Maranhãozinho saiu a negociar sua legenda com tantos quantos pré-candidatos quanto pôde alcançar nos últimos dias.
Mas o jogo do deputado tinha apenas um objetivo: jogar na parede o próprio Flávio Dino.
Com estilo arrojado para os padrões políticos maranhenses, Josimar - que fez carreira nas regiões do Gurupi e do Alto Turi, duas das mais tensas do Maranhão - usa dos meios possíveis de que dispõe para alcançar seus objetivos políticos. E foi para cima de Flávio Dino.
Sua arrojada ação deu resultados: o governador comunista chamou o parlamentar ontem, ao Palácio dos Leões, para tratar das articulações para formação da aliança que vai embalar seu projeto de reeleição. E pelo semblante do deputado ao deixar a casa do comunista, a conversa foi o que se pode chamar de “excelente” para ele.
Os leilões partidários às vésperas de convenções eleitorais são praxe no frágil processo político brasileiro, sobretudo com legendas sem qualquer definição ideológica, conteúdo programático ou doutrina definida, como é o caso do Partido da República.
E, obviamente, Flávio Dino deve passar por outras pressões do tipo da de Josimar de Maranhãozinho, tendo que abrir as portas e os cofres do Palácio dos Leões. E quem vai pagar a conta, claro, é o povo do Maranhão.

Convenção
O PSDB marcou para o dia 4 de agosto a convenção que definirá sua chapa para a disputa eleitoral no Maranhão.
O partido quer ganhar tempo na espera de resolução para duas questões: o futuro eleitoral do DEM e a disputa entre os deputados José Reinaldo e Waldir Maranhão pela vaga de candidato a senador.
Além do PSDB, apenas o PCdoB já definiu data de convenção, que ocorrerá em 28 de julho.

Definido
Embora ainda ponha o deputado José Reinaldo como pré-candidato a senador pelo PSDB, Roberto Rocha dá cada vez mais mostras de que pode se definir por Waldir Maranhão.
É Maranhão quem o acompanha em todas as viagens pelo interior, ao lado do outro pré-candidato a senador, deputado estadual Alexandre Almeida.
Roberto Rocha sequer se manifestou em relação ao acidente sofrido por Tavares ou o visitou em seu período de recuperação.

PSC fechado
A deputada federal Luana Alves confirmou que o PSC está mesmo encaminhado para aliança com o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).
Ela disse que espera uma definição do parlamentar até o início de agosto, para, só então, definir-se por novo rumo eleitoral.
Luana Costa reclamou, no entanto, da timidez como Braide encara a sucessão estadual.

Silêncio
O silêncio de Eduardo Braide incomoda não apenas o PSC, mas vários outros partidos que ensaiam aliança com o PMN.
Na lista estão PSDC, Podemos, Avante e Rede Sustentabilidade, que, juntos, conseguem viabilizar, ao menos, 20 segundos de tempo na propaganda eleitoral.
Mas o deputado se fechou em copas há mais de dois meses, tratando do processo eleitoral apenas nos bastidores da pré-campanha.

Monitoramento
Mesmo desistindo da disputa eleitoral de 2018, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Avante), continua tentando influenciar no debate sobre a sucessão do governador Flávio Dino.
Gonçalo é responsável pelos levantamentos periódicos que apontam a situação de cada candidato a cada período da campanha.
É com esses dados que ele norteia seu próprio posicionamento e o dos aliados políticos com os quais pretende trabalhar.

Propaganda falsa
O governador Flávio Dino tenta vender uma farsa à população universitária da Região Tocantina.
Ele faz propaganda intensiva de um projeto aprovado na Assembleia que cria o curso de Medicina na UemaSul, universidade que abrange Imperatriz e região.
Ocorre que, por força da Portaria nº 328, editada em abril, a implantação de curso sde Medicina no Brasil está suspensa por cinco anos.

DE OLHO
R$ 1,5 mil É o valor do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias, aprovado ontem na Câmara Federal, com apoio do deputado Sarney Filho.

E MAIS

• O segundo turno das eleições no Maranhão, se for confirmado, em 28 de outubro, vai abrigar também a nova eleição para prefeito de Bacabal.

• Na busca pelos votos no interior do Maranhão, é possível ver candidatos nascidos em Palácio em feiras e banquinhas, comendo mocotó, sarrabulho e outras iguarias populares.

• A aliança entre o presidenciável Jair Bolsonaro e a pré-candidata a governadora Maura Jorge foi destaque no jornal Folha de S. Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.