PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
Em visita ao Grupo Mirante, o pós-doutor em Genética e Cardiologia, Dr. Rodrigo Gonçalves Dias, com o diretor de Redação de O Estado (centro), Clóvis Cabalau, e a presidente do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão, Denise Araújo. Hoje, o também professor da Universidade Federal do Maranhão e ainda pós-doutor em Genômica e Ciência do Esporte, Genômica de Larga Escala e pesquisador do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração, ministrará palestra sobre o tema “Sedentarismo e obesidade infantil: até onde a culpa é da genética ou dos maus hábitos”, no auditório da Academia Viva Água, no Renascença II
Maria Félix Gomes, Osmar Filho, o juiz Osmar Gomes dos Santos e Clara Castro, no lançamento do livro “Lembranças e Emoções”, de autoria do magistrado

Renegociação de Dívidas
O juiz coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão, juiz Alexandre Abreu, reuniu-se com representantes de empresas e instituições para acertar detalhes sobre a quinta edição do Balcão da Renegociação de Dívidas, que acontecerá no período de 2 a 6 de julho, no Shopping Rio Anil.
A iniciativa visa possibilitar o encontro de consumidores em situação de inadimplência com entidades credoras, entre elas, bancos, empresas, instituições públicas, concessionárias de serviços públicos, instituições de ensino particular, entre outras. Podem participar das renegociações os clientes que possuem processos em tramitação na Justiça, assim como aqueles que queiram evitar a judicialização, ou seja, que ainda não possuem ação judicial formalizada.

“Em 97 era assim”
O ano é 1997 e quatro amigos de 15 anos procuram perder a virgindade em meio às situações que envolvem a escola e a família. Ao ler essa frase sobre “Em 97 Era Assim”, do cineasta gaúcho Zeca Brito, podemos ser remetidos a uma trama ao estilo das melhores comédias americanas que há décadas fazem sucesso envolvendo jovens e sexo.
A tríade humor, adolescência e sexo (mesmo que esse último seja em tentativas) está presente no longa-metragem que chegas às telas brasileiras na próxima quinta-feira, mas, segundo o diretor, a obra vai muito além em sua concepção.

Grande terreiro
Uma das praças mais populares de São Luís, a Maria Aragão terá programação junina, seguindo a tradição. O grande terreiro será aberto amanhã e se estenderá até o dia 1º de julho, com atrações folclóricas diárias, entre grupos de bumba boi, alternativos, de tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, forró pé de serra, dança do boiadeiro, danças regionais, dança portuguesa e shows com artistas locais e cantores de outros estados da região Nordeste.
Na abertura, será apresentado o tambor de crioula de Apolônio. Em seguida, Boi da Vila Conceição e Boi do Oriente. No palco principal, show de Eugênia Miranda.
Na mesma noite, estarão ainda no tablado Boi de Axixá, Boi da Maioba e Boi de Morros. E tem ainda a Arena do Forró, espaço para quem deseja aproveitar o melhor do ritmo em versão pé de serra.

Prêmio Mercosul
Um maranhense conquistou o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Trata-se de José Ribamar de Castro Júnior, discente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O anúncio foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
A 13ª edição do prêmio teve como tema “Tecnologias para a Economia do Conhecimento” e contou com participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Os trabalhos foram apresentados e avaliados em cinco categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração. O projeto de Castro Júnior, “Produção de filmes biodegradáveis antimicrobianos para uso em feridas”, foi contemplado na categoria “estudante universitário”.

Sesi Senai Futuro
O presidente da Fiema e do Conselho Regional do Sistema Sesi/Senai no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, juntamente com os diretores Pedro Robson Holanda da Costa (Fiema), Marco Moura (diretor regional do Senai e superintendente do Sesi), e Albertino Leal (superintendente da Fiema), receberam o procurador-geral do Estado, Luiz Gonzaga Coelho, na visita institucional que ele fez ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai “Raimundo Franco Teixeira”.
Coelho, acompanhado de outros representantes dos órgãos fiscalizadores do Estado, conheceu a escola Sesi e Senai, visitou salas e laboratórios e conversou com os alunos, familiares e empresários, sobre a importância dessas instituições para suas vidas
e para o Brasil.

Ritual de batizado do Boi Barrica
O Boi Barrica, um dos mais famosos grupos folclóricos do Maranhão, recebeu as bênçãos ontem, durante o ritual de batismo, na Casa Barrica. É que no Maranhão, as manifestações cumprem a tradição de vestir a nova indumentária apenas no dia desse ritual, quando recebem as energias positivas dos santos juninos para alegrar os terreiros nas noites de São João. Os brincantes dizem que precisam dessa proteção para que tudo ocorra bem.

TRIVIAL VARIADO
O Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, sedia hoje o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís, iniciativa em prol de um desenvolvimento sustentável e da diminuição de resíduos sólidos na capital.

O plenário da Câmara poderá votar o Projeto de Lei Complementar que regulamenta a criação de municípios. A proposta precisa do apoio de 257 deputados federais para ser aprovada. Hoje, o país tem 5.570 municípios. A fila de distritos que pretendem se emancipar é longa. Pouco se importam com a conta, que terá aumento considerável de despesas.
Na área política, protagonizam uma guerrinha para que seus líderes ganhem as manchetes. Nos bastidores, fazem grandes acordos. Boletim do Fundo Monetário Internacional dá conta de que a China detém reservas no total de 3 trilhões e 235 bilhões de dólares. A maior parte aplicada em títulos norte-americanos.

Servidores públicos poderão financiar um valor maior ao comprarem imóveis usados por meio da Caixa Econômica Federal. O banco elevou, de 70% para 80%, o limite de financiamento, igualando o teto com o usado na compra de unidades novas.

Depois das isenções de impostos do óleo diesel, chega mais um risco para as contas públicas e, desta vez, nada a ver com os caminhoneiros. É que o Tribunal Superior do Trabalho marcou o julgamento do reajuste de quase 4% aos funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, da Valec, da Companhia Desenvolvimento do Vale São Francisco e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

As declarações do presidente Michel Temer defendendo um candidato único de centro levou todos os partidos desse naipe a traçarem projetos de afunilamento. Em todas as conversas, uma certeza: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), está fora da lista

DE RELANCE

Brasil favorito
A partir de amanhã, a bola começa a rolar no maior torneio mundial de futebol. Em 2018, a Copa do Mundo chega à sua 21ª edição e a seleção brasileira, liderada pelo técnico Tite e o atacante Neymar, vai em busca do hexacampeonato, além de, definitivamente, deixar para trás o vexame histórico do último Mundial. O Brasil, claro, entra como um dos favoritos ao título.

Plano Diretor
O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, engenheiro Emanuel Miguez, deu início a uma ofensiva com o objetivo de garantir celeridade para a aprovação do Plano Diretor de São Luís. É que a não vigência dessa lei está dificultando a viabilidade de projetos de desenvolvimento sustentável para a cidade. A ideia é realizar alguns projetos, visitas a autoridades e chamar a atenção da Câmara Municipal, para que lute em defesa dessa proposta.

Música no tribunal
Ontem, Dia dos Namorados, o Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu os servidores com música. A iniciativa foi do presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que levou em consideração o significado especial que a data tem para todos, indistintamente. O saxofonista e subtenente Orisvaldo Siqueira de Sousa executou canções marcantes, com notas que se misturaram à história de muitos pares, dos primórdios aos tempos modernos, mostrando que a forma de execução musical mudou, mas a essência, não.

Brucelose animal
O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do Maranhão, realizará, entre os dias 23 e 27 de julho, o “XVIII Curso de Habilitação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções de Encefalopatia Espongiforme Transmissível Bovina”. O evento tem como objetivo capacitar médicos veterinários para o diagnóstico de brucelose e tuberculose animal.

Fake News
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, disse que as fake news (notícias falsas) podem não ser uma novidade, mas prosperam porque alguém te diz o que você queria ouvir e ouve, portanto, sem criticar. A ministra tratou do tema no encerramento do seminário “30 anos sem Censura - A Constituição de 1988 e a liberdade de imprensa”, em Brasília.

Programa de governo
Pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, o ex-secretário de Saúde Fábio Gondim coordenará o programa de governo de Izalci Lucas na área de saúde. Gondim, que passou sete meses na equipe de Rodrigo Rollemberg (PSB), chegou a se filiar ao Avante, que está na base de Jofran Frejat (PR), mas, na última hora do prazo para filiações, aceitou convite para ingressar no PSDB. Consultor do orçamento do Senado, ele é hoje chefe de gabinete do senador maranhense Roberto Rocha (PSDB). Foi aqui no Maranhão que Gondim iniciou a vida política, como secretário do governo de Roseana Sarney e, depois, como candidato a deputado federal, em 2014.

Edital de concurso
O Diário Oficial da União de ontem trouxe o edital do concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições podem ser realizadas de 18 de junho a 9 de julho, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, que é o organizador do certame. Resultado de uma forte mobilização nacional, com o objetivo de evidenciar à sociedade a importância de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, o concurso foi autorizado no último dia 3 de maio, com a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). São 411 vagas, distribuídas em todo o país, sendo 104 para Analista I, 176 para Técnico I e 131 para Auxiliar Institucional I.

Pavanelly no Arraial do Ilha
A cantora Mara Pavanelly fará um pocket show no Arraial do Ilha, no Shopping da Ilha, na noite de amanhã. A artista, que gravou seu segundo DVD em São Luís, tem sucessos que garantiram a ela destaques nacionais na carreira, como “Um dia”, “Nem tire a roupa”, “Ela te ama”, “Não era pra te amar” e “Cansei de Sofrer”. A presença de Mara no evento é um oferecimento do Boticário.

Para refletir com Clarisse Lispector:
“Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH