LBF

Sampaio Basquete intensifica treinamentos para final

  •  

O confronto, na melhor de cinco de jogos, entre o Vera Cruz e o Tricolor marca o encontro do melhor ataque contra a melhor defesa da competição

0
Jogadoras do Sampaio Basquete em atividade em uma academia de São Luís
Jogadoras do Sampaio Basquete em atividade em uma academia de São Luís

SÃO LUÍS - Confirmado em mais uma final da Liga de Basquete Feminino (LBF) na temporada de 2018, o Sampaio Corrêa intensifica os treinamentos para os playoffs (melhor de cinco partidas). O confronto entre as campinenses do Vera Cruz e as maranhenses marca o encontro do melhor ataque contra a melhor defesa da competição, respectivamente.

“A melhor forma de acabar com esse confronto é vencendo. Acredito que a melhor defesa ajuda, pois em muitos jogos fomos salvas pela defesa. Acho que a tática está funcionando e devemos mantê-la nos próximos jogos. Como tivemos pouco tempo de preparação o conjunto é o nosso ponto forte, porque todo mundo marca e todo mundo ataca. A prova disso são os jogos que vencemos não tem uma única pontuadora. É um grupo”, avaliou a pivô Êga.

O primeiro jogo da série melhor de cinco das finais da LBF CAIXA 2018 será no próximo domingo (20), em Campinas. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o Campinas fará os dois primeiros jogos em casa e também terá o eventual jogo 5.

A série virá à São Luís para o jogo 3, no dia 27/05 (15h), e o possível jogo 4, em 29/05 (19h). Caso siga empatada, o quinto e decisivo jogo acontece em 03/06, em Campinas. Nos duelos da primeira fase, deu Vera Cruz Campinas, vitórias em São Luís (53×41) e Campinas (70×63).

Com dois 2x0, Sampaio Basquete e Campinas eliminaram respectivamente e Uninassau e Blumenau para chegar à decisão. O Tubarão, campeão em 2016, busca o segundo título da competição. O Campinas, time recém formado mas usando a base do multicampeão Americana, o seu primeiro caneco.

Time que veio evoluindo muito ao longo da competição, o Sampaio Basquete mostrou uma defesa absurdamente consistente do meio pro final da fase de classificação. O trabalho do técnico Virgil Lopez deve ser valorizado em relação a isso e pode ser por aí (marcação) que o bicampeonato apareça. Se as estrangeiras Ziomara (Chile) e Briahanna Jackson (EUA) pontuam com qualidade, é a marcação intensa que permite ao time contra-atacar com facilidade e chegar ao setor ofensivo para iniciar as jogadas antes que o rival consiga “postar” a marcação. Mérito total de Virgil e suas meninas. Foi assim que a Uninassau ficou amarrada no segundo jogo, em São Luís, neste domingo ao marcar apenas 55 pontos.

“Acho que o time nessa fase final realmente evoluiu muito, pois ganhamos mais conjuntos. É como sempre digo: em playoff não tem favorito é uma melhor de cinco jogos e quem vai ganhar com isso é público. Vamos aproveitar os dias de preparação para treinarmos e estudarmos o adversário”, comentou a ala Leila.

No duelo entre Campinas e Blumenau, um dado chamou a atenção. Nas duas vitórias (69-60 fora de casa e 76-62 no interior de São Paulo), nada menos que seis jogadoras diferentes tiveram 10+ pontos nos duelos – Ariadna, Patty, Gretter, Jeanne, Karla e Monica Nascimento. Fala muito sobre o volume de armas que o técnico Antonio Carlos Vendramini tem em mãos e da dificuldade que as equipes rivais têm para marcá-lo.

Pelo lado do Campinas, um fato interessante. Desde 2013, com o título do Sport Recife, não há um campeão invicto. E isso pode acontecer com a equipe de Antônio Carlos Vendramini. Sem perder nem na fase de classificação e nem nas quatro partidas dos playoffs, as campineiras estão a três vitórias de um feito realmente incrível. Jogando muito bem com o elenco inteiro, é possível, sim, que isso aconteça.

A equipe do Sampaio Basquete treinou ontem em dois períodos: pela manhã fez treinamentos na quadra e a tarde academia. A prática de treinamentos se repete hoje.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.