Crimes

SSP nega números de homicídios em fevereiro ao G1

Site de notícias da Globo teve como resposta à solicitação dos dados que só sairão em junho

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) não forneceu os dados consolidados sobre as mortes violentas e outros crimes ocorridos no Maranhão durante o mês de fevereiro deste ano ao G1. O site de notícia acompanha mês a mês os dados de vítimas de crimes violentos no país e, no último domingo, divulgou o índice nacional de homicídios. Segundo os dados divulgados, 3.276 pessoas foram mortas em fevereiro deste ano, no país, mas sem contar com os assassinatos ocorridos no Maranhão e em cinco estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Tocantins.

A SSP informou que esses dados somente têm previsão para serem divulgados no mês de junho deste ano. A secretaria obedece ao prazo de três meses legalmente estabelecido pelo Ministério da Justiça, o qual considera as condições de registro de ocorrências disponíveis nas unidades federativas do país, como as dimensões territoriais e oferta de serviço de internet disponível nos estados.

Já o site G1 criou essa ferramenta para permitir o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país como homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Esse mapa faz parte do Monitor da Violência e sendo uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança.

Desde o mês de janeiro deste ano, os jornalistas do G1 solicitam esses dados via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão a metodologia utilizada pelo Fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O objetivo desse trabalho é antecipar os dados e possibilitar um diagnóstico em tempo real da violência como ainda cobrar transparência por parte dos governos.

Grande Ilha

Os dados das mortes violentas ocorridas na Grande Ilha durante o mês de fevereiro deste ano estão disponíveis no site da SSP. Os dados revelam que no segundo mês deste ano ocorreram 27 homicídios dolosos, um caso de latrocínio, um achado de cadáver e duas mortes em confronto com a polícia. Um total de 31 mortes violentas na Região Metropolitana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.