Emergência

Número de famílias afetadas pelas fortes chuvas chega a 1.596

A maior parte no município de São João do Sóter, com 483; 20 cidades decretaram emergência; Dados foram divulgados na tarde de ontem pela Defesa Civil Estadual

Daniel Júnior/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Enchentes e inundações em cidades do Maranhão transformaram a vida da população em um drama
Enchentes e inundações em cidades do Maranhão transformaram a vida da população em um drama (Enchente)

SÃO LUÍS- Já chega a 1.596 o número de famílias que foram afetadas pelas inundações causadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no interior do Maranhão. O número foi divulgado na tarde de ontem pela Defesa Civil Estadual. A maior parte dos atingidos está no município de São João de Sóter, com 483; seguida de Tuntum, com 335; e Presidente Vargas, com 300. Ao todo, 20 cidades maranhenses sofrem as consequências dos temporais.

Estão na lista dos municípios atingidos pelas chuvas: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Caxias, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, Codó e Formosa da Serra Negra, que já emitiram notificação à Defesa; e estão em alerta São Luís Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses. Destes, nove cidades decretaram oficialmente Situação de Emergência: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum e Caxias.

De acordo com a Defesa Civil, dentro do Plano de Contingência, um posto de comando foi instalado em Trizidela do Vale para realizar o atendimento dos municípios do centro maranhense banhados pela bacia hidrográfica do Mearim, local onde está a maioria das cidades com quadro de inundação.

Como ajudar as famílias desabrigadas e desalojadas?

Doações que serão encaminhadas para afetados pelas enchentes no interior do Estado estão sendo arrecadadas em São Luís. Roupas, alimentos, material de higiene, entre outros produtos essenciais poderão ser deixados em diversos locais na capital maranhense. As campanhas são de iniciativas do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), da Cruz Vermelha, dos clubes de Rugby e do grupo S.O.S Tuntum. Confira os locais:

Ministério Público do Maranhão: sede da Procuradoria Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça, ambas situadas na Avenida Professor Carlos Cunha, no Jaracati.

Clubes de Rugby campanha SOS Tuntum: restaurante Parada Obrigatória, na Ponta D’Areia; na casa de Shows Tom Music, na avenida São Luís rei de França e nas academias Fitness Club e Personal Group, na avenida dos Holandeses – e nos locais de treino dos cinco clubes que organizaram a iniciativa.

Cruz Vermelha de São Luís: A sede da instituição fica situada na Avenida Getúlio Vargas, n° 47, no Monte Castelo, capital maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.