Agronegócio

Agrobalsas confirmada para o período de 15 a 19 de maio

Maior feira do agronegócio maranhense, que contribui para mostrar o potencial do estado, tem como tema “Agricultura Sustentável na Era Digital”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Maquete eletrônica do portal de entrada do Agrobalsas deste ano
Maquete eletrônica do portal de entrada do Agrobalsas deste ano (agrobalsas)

“Agricultura Sustentável na Era Digital” é o tema da 16ª edição do Agrobalsas, que será realizada de 15 a 19 de maio, na Fazenda Sol Nascente, no município de Balsas, no sul do Maranhão, um dos maiores polos produtores de grãos, especialmente de soja e milho. O evento é promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).
Transferência de informações, agricultura familiar, empresário rural, vitrine vivas das principais culturas, dia de campo, cursos, oficinas e treinamentos, serão propiciadas pelo Agrobalsas, esta que é a maior feira do agronegócio maranhense e que contribui para mostrar o potencial agrícola do estado para o todo o Brasil.
Segundo a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, o Agrobalsas propiciará a produtores e empresas novos conhecimentos e tecnologias, além do que as principais culturas plantadas na região serão apresentadas em vitrines vivas. “É um momento de comemorar a boa safra deste ano, mas também de refletir sobre a questão da sustentabilidade”, observou.
Para ela, repensar a forma de viver, de produzir alimentos com palhadas, rotações de culturas, recuperação áreas degradas, integração lavoura pecuária com floresta é fundamental. E entre os novos desafios está a questão de transferir conhecimentos sobre agricultura sustentável, na era digital. “A questão ambiental não pode mais ser vista e discutida, sob guerrilhas e trocadilhos entre Ongs x produtores rurais, mas sim, deve ser encarada como uma maior necessidade de preservação junto ao ambiente de produção, sem interesse outros que venham prejudicar uma determinada região”, ressalta Gisela Introvini.
Nesta 16ª edição, o Agrobalsas mostrará os campeões de produtividade de soja no Brasil, com destaque aos agricultores dessa região, presentes no contexto sustentável e produtivo. É um grande evento que reúne as maiores lideranças do estado, empresas, produtores, que possuem como sua maior receita as lavouras de soja e subprodutos, máquinas, implementos, insumos modernos.
O Agrobalsas 2018 contará com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional, que repassarão um novo pensamento a ser seguido, mostrando como tendência da arte de se fazer agricultura, com informação, precisão e sustentabilidade, envolvendo produtores e grandes empresas num único objetivo.
Desde a sua primeira edição, muitos foram os avanços alcançados a partir da realização do Agrobalsas, principalmente em relação ao desenvolvimento sustentável da região sul do estado do Maranhão.

Mais

Primeira edição foi no ano 2000

Na 1ª edição do Agrobalsas, realizada em março de 2000, o tema foi “Desenvolvimento Agrícola Sustentável para a Região de Abrangência do Corredor de Exportação Norte”, evento que culminou com a criação de importantes instituições visando o fortalecimento regional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.