Saúde e Educação

Mercado da saúde é um dos que mais cresce no país

Oportunidades de emprego nessa área estão aquecidas em todas as regiões; curso de Medicina lidera procura entre vestibulandos; Odontologia é o mais rentável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Odontologia é considerada uma das melhores carreiras do  país
Odontologia é considerada uma das melhores carreiras do país (odontologia)

As carreiras na área da saúde estão entre as mais bem pagas do país. As oportunidades de trabalho para estes profissionais também são numerosas em todas as regiões. De acor­do com levantamentos do Ministério da Educação, entre os 10 cursos mais buscados no país, cinco são da área da saúde.

O curso de Medicina lidera a procura entre os vestibulandos e, por essa razão, é, também, o mais concorrido. Para quem sonha em ingressar no ramo da saúde, existem outras áreas promissoras, que vão além da Medicina, voltadas aos mais diferentes perfis profissionais.

Biomedicina x Medicina
Você sabe qual a diferença entre Biomedicina e Medicina? A atuação desses profissionais é distinta. Enquanto o biomédico foca no desenvolvimento de pesquisas, testes e análises de laboratório, o médico trata enfermos, receita medicamentos, pode fa­zer cirurgias, além das pesquisas.

A Biomedicina é uma das áreas da saúde mais promissoras hoje em dia. É uma profissão que se adapta bem ao futuro devido à variedade de áreas de atuação desse profissional e da necessidade de se obter respostas ao diagnóstico e tratamento de doenças.

Uma das áreas que mais concentra profissionais é a de Análises Clínicas, mas quem se for­ma em Biomedicina pode trabalhar ainda com banco de sangue, diagnóstico por imagem, reprodução humana, genética, dentre outras. Esta profissão tem ganhado muito destaque no mercado de trabalho, principalmente, no que diz respeito ao estudo de células-tronco e genética.

Fisioterapia – além da reabilitação
Importante aliada no estudo, diagnóstico e processo de recuperação de problemas e disfunções nos órgãos e sistemas do corpo, a Fisioterapia é uma das áreas da saúde que segue em crescimento constante no país.

“A atuação do fisioterapeuta vai muito além do auxílio na reabilitação de pacientes. O objetivo da Fisioterapia é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Esse profissional diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano.
Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas”, destaca a fisioterapeuta Caroline Abdalla, responsável pela coordenação do curso de Fisioterapia da faculdade UNDB.

Odontologia e Farmácia: áreas com alta empregabilidade
Um belo sorriso é um ótimo cartão de visitas, não é mesmo? É, por isso, que o profissional de Odontologia exerce uma função tão importante na vida dos pacientes. “O dentista diagnostica, trata e previne doenças nos dentes, gengivas, bocas e ossos da face. Ele está apto a identificar doenças por meio de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos”, explica o dr. Rafael Nunes, professor e coordenador do curso de Odontologia da UNDB.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a carreira de Odontologia é considerada a segunda melhor do país em retorno financeiro.

Outro curso na área da saúde com alta empregabilidade é o de Farmácia. Ainda segundo dados do Ipea, os profissionais desta área encontram um mercado de trabalho bastante aquecido, e 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados.

“No tratamento das doenças, o farmacêutico estuda a composição de medicamentos, mas também pode atuar na área de cosméticos e alimentos industrializados, orientando seu processo de fabricação”, comenta a professora Samira Abdalla, farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da UNDB.

O mercado farmacêutico brasileiro é o oitavo maior do mun­do e poderá chegar à quinta posição até 2021, de acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

Na área da saúde, a faculdade UNDB passou a ofertar, em 2018, três novos cursos - Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando a área na instituição, que já oferecia os cursos de Odontologia e Psicologia. Os estudantes interessados em ingressar nesse mercado promissor têm, agora, na UNDB, diferentes opções de graduação no segmento da saú­de.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.