PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
Depois de participar da inauguração da obra de duplicação e requalificação da BR-135, que ocorreu ontem entre os municípios de Estiva e Bacabeira, representando o presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, visitou a ex-governadora Roseana Sarney, na TV Mirante, e depois foi com ela e os demais ministros que o acompanhavam visitar o ex-Presidente José Sarney, que hoje regressa a Brasília. Na foto acima, Roseana entre os ministros Sarney Filho (do Meio Ambiente), Moreira Franco e Maurício Quintella Lessa (dos Transportes, Portos e Aviação Civil), o senador Edison Lobão e o deputado Federal Hildo Rocha (Foto: Divulgação)
Roseana Sarney foi dirigindo seu automóvel com o Ministro Moreira Franco ao seu lado e os demais ministros de sua comitiva, até o apartamento do ex-presidente José Sarney, na Ponta d´Areia (Foto: Divulgação)
Na chegada à TV Mirante, o Ministro Moreira Fanco cumprimentou com enorme simpatia o Repórter PH (Foto: Divulgação)

Em série
O aumento no número de assaltos a caixas eletrônicos assusta em todo o País. Na maioria das vezes, durante a noite ou madrugada.
O Maranhão, lamentavelmente, lidera a estatística de 2017 com 138 assaltos.
Resultado: está acontecendo uma volta a outro tempo. Explico: populações, sobretudo de pequenas cidades, começam a cogitar a possibilidade de pedir que eliminem o funcionamento dos caixas eletrônicos.
Ou seja: ficariam limitadas a retirar dinheiro apenas nas seis horas de funcionamento da agência.
Resumindo: haveria uma troca pelo conforto das 24 horas pela segurança.
Tornar moradores reféns e escudos quando a Polícia chega põe em risco a vida e provoca traumas brutais.

Balada Unicórnio
A mania que conquistou o mundo vai agitar as férias da criançada em São Luís.
Neste sábado, tem “Balada Unicórnio”, reunindo os amantes do personagem.
A festa acontece no Espaço Renascença, às 18h, com decoração temática, música, sorteio de brindes, serviço kids all inclusive e muito mais, sob o comando da banda Deeloop
e do DJ Jr. Bulacha.

Dia do Caçador
O bloco Os Foliões comemora os 15 anos do Dia do Caçador neste domingo, com um grande baile à fantasia pelas ruas do Centro Histórico.
Batizado pelo saudoso Mestre Walmir, o Dia do Caçador marca anualmente a primeira saída de rua de um dos mais premiados representantes do Carnaval maranhense.

Mirante no Teatro
A TV Mirante, mais uma vez, vai premiar os principais destaques esportivos do Maranhão, em 27 modalidades esportivas.
A premiação, que tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, de empresas e do poder público, é a mais esperada pelos jovens deste Estado.
A 13ª edição do Troféu Mirante Esporte acontecerá dia 25 de janeiro, no Teatro
Arthur Azevedo.

Sarney não será candidato
Apesar dos estímulos que vem recebendo, o ex-presidente José Sarney não concorrerá mais como candidato no Amapá. Sarney retorna a Brasília hoje, depois de passar as festas de fim de ano em São Luís, reunido com sua família e seus conterrâneos. A propósito: o quadro político maranhense já está formado para as eleições de outubro. Para governador está no páreo Roseana Sarney. Para senador, o Ministro Sarney Filho, que deixa o Ministério do Meio Ambiente, e terá Clovis Fecury como suplente. Edison Lobão continuará sendo, com seu suplente Lobão Filho, candidato ao Senado.

DE RELANCE

Entrega das camisetas
É grande a expectativa em nossa sociedade da entrega das camisetas-convites para o Almoço de aniversário do PH Revista, que acontece dia 3 de fevereiro no Palazzo Eventos. O motivo de tanta ansiedade é mais da ala feminina, que não vê a hora de idealizar as grandes transformações que farão para customizar essas camisetas, este ano inspiradas na rica e milenar cultura da Grécia. A entrega está marcada para os dias 20 e 21, no Rio Poty Hotel, somente para os convidados.

Horse Season
Vem aí o Maranhão Horse Season, dia 21 de janeiro, no Haras 4 Irmãos, na Raposa. O evento, que reúne atletas de todo o Brasil e do exterior, agrega ainda feira de artesanato, shows com artistas maranhenses, exposição, palestras, apresentações culturais e leilão.

Recuperação Fiscal
O Regime de Recuperação Fiscal, que o Governo Federal impõe agora, poderá levar muitos estados mais ainda ao fundo do poço, se não houver um projeto de aplicação dos 4 bilhões anuais da dívida que deixarão de ser repassados por seis anos ao Tesouro Nacional.
A história mostrou repetidas vezes que dinheiro público em caixa costuma buscar, rapidamente, um sumidouro.

Crianças e cães
A Terra Zoo da Cohama está com um festival de filhotes de cães de raça pura para venda, desde as mais comportadas, ideais para apartamentos, às mais ativas, ideais para acompanhar a criançada nas brincadeiras ao ar livre. Aliás, está cientificamente comprovado que ter um cachorro faz bem à saúde, especialmente à saúde das crianças. A convivência com eles deixa o sistema imunológico mais alerta, principalmente na infância.

Redundância
Está em tramitação no Congresso Nacional projeto do senador Romero Jucá, que institui a Jornada Nacional de Controle Externo, a ser realizada a cada dois anos. O objetivo é “promover o debate e a uniformização de entendimentos, além de jurisprudência sobre matérias relacionadas ao controle da administração pública”. Quanta formalidade! Como os Tribunais de Contas são instituições consolidadas, parece ser mais uma iniciativa no país que admira e adota muitos penduricalhos.

Na pindaíba I
Leitor alerta para esta crua verdade: estamos todos na pindaíba – o país, o Estado, as empresas e os cidadãos dessa terra abençoada por Deus, bonita por natureza e degradada pela cobiça humana. Quem procurar a origem do termo vai encontrar várias explicações. O Houaiss diz que a palavra vem do idioma africano quimbundo e significa “miséria feia”. Outros linguistas asseguram que saiu do tupi, mas significando “vara de anzol”. Há ainda quem traduza da mesma língua como “selva de cipós”, onde os índios ficavam presos.

Na pindaíba II
De qualquer maneira, estar na pindaíba é estar na pior – a não ser que você more numa das quatro localidades brasileiras que têm esse nome oficial. Pois não é que Pindaíba, assim com inicial maiúscula, existe de verdade, para mineiros, mato-grossenses, paulistas e nossos vizinhos piauienses. São localidades batizadas em homenagem à árvore frutífera que também se chama assim, e que dá frutas avermelhadas em forma de pinha.

Cá entre nós
Se a pessoa não se incomoda por Bolsonaro ser misógino, homofóbico, contra Direitos Humanos, a favor da tortura, contra a Democracia, por que diabos mudaria o voto apenas porque ele não consegue explicar o patrimônio?

Para escrever na pedra:
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. De Platão.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH