Vida | Criança

Criança que bebe leite cresce mais? Estudo analisou mais de 5.000 casos

Os pesquisadores afirmaram que o leite de vaca é uma fonte confiável de proteína e gordura, essencial para um crescimento adequado na primeira infância; leite não faz ninguém crescer mais do que o potencial
11/01/2018

Um estudo publicado recentemente no periódico American Journal of Clinical Nutrition sugere que crianças que se alimentam com bebidas alternativas ao leite de vaca - como o de soja, de amêndoas ou de arroz - possuem estatura um pouco menor.
De acordo com a publicação, que analisou os hábitos alimentares de 5.034 crianças entre as idades de 1 e 3 anos, a diferença de altura entre quem bebe três xícaras de leite de vaca com quem não consome foi de 1,5 cm. A análise foi feita em cima das respostas que os pais deram sobre quantos copos de leite de vaca e bebidas alternativas os pequenos bebiam em um dia típico.
Apesar de muita polêmica em torno da bebida, segundo Carlos Alberto Nogueira de Almeida, médico nutrólogo, pediatra e diretor do Departamento de Nutrologia pediátrica da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), é importante consumir leite de vaca na infância.
"Na quantidade indicada, que é até no máximo meio litro por dia, o leite é um bom alimento. O leite tem proteínas de qualidade e vitamina D. Além disso, é fonte de proteína boa", afirmou. "Mais de meio litro por dia de leite pode causar problemas, como anemia", completou.
Mas será mesmo que o leite auxilia no crescimento infantil?

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.