PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
A FESTA DE S. M, o Rei dos Belgas, realizada ontem na casa oficial da Bélgica em São Paulo, teve como anfitrião o Cônsul Geral daquele país, Charles Delogne, que é visto entre Ana Karin Andrade, a Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, Cel. Helena Reis, e a Embaixatriz Rosário Amaral (Foto: Divulgação)
O cerimonialista e decorador José Pestana está em São Paulo para uma curta temporada vendo as modas. Antes de viajar, participou da comemoração do aniversário de Clildene Cunha, que fez questão de agradecer a festa ao marido Alexandre Cunha e ao “sogro” Pestana, pois ela o considera um pai de Alexandre (Foto: Divulgação)

Nas mãos de Deus
A única certeza que temos na vida é a morte. Mas, muitas vezes, ela surpreende como foi o caso de minha irmã Vanda Maria Gomes Ferreira, que teve uma morte misericordiosa, que é aquela que vem sem menos esperar.
Duro é ficar numa cama, sem falar, entubado e dando trabalho aos familiares.
Nem todos tem essa graça. Minha irmã teve. Parecia estar dormindo o sono dos justos.
Com certeza, ela cumpriu a sua missão gloriosa aqui na Terra.
Agora, por determinação Divina foi chamada para as Glórias de Deus. E partiu para uma vida melhor, ao lado dos anjos e dos santos.
Deixou muita saudade. E que saudade! As lembranças dela vão doer por muito tempo.

Esplêndido
Um dos lançamentos mais especiais da Feira do Livro de São Luís acontece hoje, às 16hs, no Cine Praia Grande, e conta a estória de Esplêndido, um guará que habita os manguezais da ensolarada Baía de Curupu,
onde vive um dilema de não conseguir ficar vermelho.
O livro infanto-juvenil de estreia do designer, músico e artista gráfico Cláudio
Lima traz belíssimas ilustrações da artista Rosiane Bastos, e aborda temas como igualdade, solidariedade, tolerância e preservação ambiental.
A obra tem apoio do Sesc e lançamento pela OCA e é um ótimo recurso pedagógico para ser trabalhado com crianças e jovens, estimulando o conhecimento pela natureza e o respeito às diferenças, tão essenciais nos nossos
cinzentos dias atuais.

Pré-Carnaval
No clima do Carnaval 2018, a Sociedade Recreativa Escola de Samba Marambaia, que vai para avenida com o enredo “Nordeste Brasileiro”, do carnavalesco Dennys Melodia, promove nesta quarta-feira, 15, por volta das 14h, em sua sede no bairro de Fátima, grande festa de aniversário para comemorar seus 63 anos de glórias.
Na programação, uma suculenta feijoada, apresentação do projeto de desfile do Carnaval 2018, tudo isto com direito a muito samba embalado pelos grupos de pagode ‘De Pai pra Filho’, ‘Vamu di Samba’, ‘Calanguiê’, ‘Feijoada Completa’, ‘Tô di Mais’ e da banda Marabloco, além da Bateria Sensação da Marambaia, sob a regência do mestre Nequinho.
Tem ainda o melhor do bolero e da seresta com os cantores Walfredo Jair, Lilian Castro e Ivan Seresteiro.

Pinte o mundo
Em 25 de novembro, a ONU comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Com 16 dias de ações, a campanha iluminará de laranja prédios e monumentos em dezenas de países.
No Brasil, participam da iniciativa o Cristo Redentor, no Rio, o Elevador Lacerda, em Salvador, e o Palácio Buriti, em Brasília.

Porte de arma
A liberação do porte de arma para moradores da zona rural caminha rapidamente no Senado Federal.
Um projeto de lei modifica o Estatuto do Desarmamento para permitir a posse de armas por moradores da zona rural do País.
A proposta tramita na Comissão de Constituição,
Justiça e Cidadania da Casa. E prevê que, para ter direito à posse de armas, o morador da zona
rural deve ter mais de 21 anos, apresentar documento de identificação pessoal, comprovar a residência em área rural e ter bons antecedentes.
Atualmente, o porte é permitido apenas aos maiores de 25 anos que comprovarem a necessidade da arma para a caça.
Já a proposta permite a posse para maiores de 21 pelo fato de residirem em área rural, independentemente de precisar da arma para
subsistência alimentar.

Dúvida que embala o Huck

O PPS abre as portas para a candidatura de Luciano Huck à Presidência da República. Para assinar a ficha de filiação, o apresentador terá de concordar com o programa que provavelmente ainda não leu. O partido ressalta “como base teórica e princípios o humanismo e o socialismo, enriquecidos com a experiência libertária dos movimentos operários e populares, resgatando a melhor tradição do pensamento marxista”.

TRIVIAL VARIADO

Uma vasta programação cultural espera Ana Lúcia e Amaro Santana Leite esta semana em São Paulo, para onde seguem hoje ao encontro dos filhos dele, Alan e Alex.

Efeito Trump: um estudo feito em 500 universidades americanas revelou que 45% delas registraram queda no número de alunos estrangeiros
matriculados no atual semestre acadêmico na comparação com o semestre passado.

De 26 a 28 deste mês, o Espaço Renascença será palco de mais uma jornada de negócios do setor de beleza, estética e saúde
com a realização do Concress Expor Hair, uma promoção da CBRAEX Feiras e Eventos.

O que ainda não foi bem explicado: a anomalia dos juros altos com taxas pagas pelos governos bem acima da média mundial nos últimos 25 anos. Quantos candidatos, nas campanhas de 2018, terão coragem de dizer que foi para saciar os bancos?

Da série Não Dá Para Acreditar: o fundo eleitoral para custear campanhas, que já é lei, tira 70 milhões de reais da saúde pública.

Empresas de vigilância nos estados têm efetivos maiores do que as Polícias Civil e Militar. Definitivamente, a segurança
está privatizada.

A dermatologista Thalita Machado desembarca hoje em São Luís e tem agenda com sua clientela de São Luís, quinta e sexta-feira, na Clínica Dermos, de
Eduardo Jorge Lago.

A grande família que faz este jornal ficou triste ontem e lamentou bastante o falecimento de Dona Jeiza - era assim que todos chamavam Francisca Jeíza Jesus - que durante quase meio século foi uma dedicada servidora desta
casa. Resta a saudade!

DE RELANCE

Workshop com estilo
Quem nunca ficou em dúvida sobre o que usar, mesmo com o closet abarrotado de roupas ou ficou em dúvida na hora de identificar o dress code correto para o evento? Com o intuito de ajudar mulheres a não só identificarem qual o traje correto para o evento, mesmo que não venha especificado no convite, mas também a encontrarem o seu próprio estilo, que Renata Costa da InGroup Negócios e Herica Soares, da Pensando Estilo Consultoria, realizam no próximo sábado, 18, no Calhau Praia Hotel, o
workshop “Com que roupa eu vou?”.

Liga da Justiça
Na estreia do filme da “Liga da Justiça”, que hoje entra em circuito nacional nos cinemas de todo o país, os fãs poderão interagir com os cosplays – personagens do filme – no São Luís Shopping, a partir das 18h. Mulher Maravilha, Flash, Super Homem e Batman estarão circulando no mall do shopping em um clima de magia e imaginação envolvendo crianças e adultos.

Salvando a pele
A saída de Bruno Araújo do Ministério das Cidades não sinalizou apenas tendência da direção do PSDB. Somou-se ao resultado da pesquisa sobre a busca de seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Em 2014, ficou em sétimo lugar com 131 mil votos. O desgaste do governo não permitiria a repetição, mesmo que o orçamento do ministério seja rico. Os tucanos permanecem com três cargos: Antonio Imbassahy na Secretaria de Governo; Aloysio Nunes Ferreira nas Relações Exteriores e Luislinda Valois nos Direitos Humanos.

Dançar sobre um vulcão
O Baile da Ilha Fiscal, em 9 de novembro de 1889, foi o último ato do Império antes de cair. A festa custou aos cofres públicos 250 contos de réis, quase 10 por cento do orçamento previsto da Província do Rio de Janeiro para o ano. O dinheiro saiu do orçamento do Ministério de Obras. Em vez de
estradas, festas. O jeitinho tem história…

Dançar sobre um vulcão 2
Nem Dom Pedro II nem os 4 mil e 500 convidados engalanados imaginavam que estavam dançando sobre um vulcão. À mesma hora, os republicanos reuniam-se no Clube Militar, coordenados pelo tenente-coronel Benjamin Constant, para planejar a queda do Império a 20 de novembro. A Proclamação da República teve de ser antecipada para o dia 15, porque a notícia vazou.

Vilão de hoje, herói amanhã
A reforma da Previdência é uma medida que assusta aos políticos, porque embora a maioria reconheça que, em médio e longo prazo, os resultados serão visíveis no caixa do Tesouro Nacional e na economia do País, o temor é daqueles que pensam apenas na eleição de 2018. Porque, a curto prazo, a medida é antipática.

Tasso faz jogo duplo
A destituição do senador Tasso Jereissati da presidência nacional do PSDB acabou ganhando mais apoio que o esperado, depois que circulou com intensidade entre os tucanos, uma versão preocupante: o senador estaria fazendo jogo duplo. Padrinho de Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo PDT, Tasso estaria deliberadamente trabalhando pela divisão dos tucanos.

Adeus “saidão” de presos
O plenário da Câmara concluiu a votação do projeto de lei que endurece a legislação que permite a saída temporária de presos, o chamado “saidão”.
A base do governo conseguiu impedir alguns destaques flexibilizando a regra, de autoria dos partidos de oposição (PT, PCdoB, Rede e PSOL),
e a proposição seguiu agora para o Senado.

Para escrever na pedra:
“Quando a tristeza é grande demais, o tempo sempre paralisa tudo à nossa volta.” De autor desconhecido.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH