PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
O cineasta Frederico Machado vai lançar nos cinemas, no dia 30 de deste mês, o filme “Lamparina da Aurora”, que tem no elenco o talentoso Antônio Saboia (foto). Aliás, os filmes de Machado sempre são ousados e geralmente apresentam narrativas desconstruídas e herméticas, que sugerem e propõem muito mais que revelam (Foto: Divulgação)

Tal pai, tal filho
O cantor e compositor Gerude, que já escreveu mais de mil composições, canta na próxima sexta-feira na Casa de Iaiá, no Olho d’Água, onde apresentará o show La Gira, a ser aberto pelo filho dele: o também cantor e compositor João Gerude.
Os dois, aliás, têm uma sintonia que ultrapassa os limites sanguíneos. Ambos são ousados, interessados e apaixonados pela música. O pai tem 35 anos de carreira e o filho, cujo nome de batismo é João Pedro de Andrade Gerude, atualmente com 23 anos, toca e compõe desde os 9.
Gerude introduziu muitos conterrâneos no mundo da música, e entre os diversos, está a cantora Anna Torres, radicada na França. Aliás, coisa que ele nunca deixou de fazê-lo, e muito menos abrir espaço para as parcerias nas composições. Sempre gostou da associação de talentos, que dá consistência ao resultado final.

Kite Foil
A modalidade de kite surf conhecida como kite foil, em que o surfista parece flutuar sobre a água, já está sendo praticada na costa maranhense. Aliás, o mais gabaritado nessa empreitada é uma mulher.
Chama-se Socorro Reis, que inclusive está se preparando para a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Kite Foil, de 13 a 17 de dezembro, em Ilha Bela, São Paulo. Dizem que o kite foil é mais leve do que o convencional, mas não é tão fácil assim.
O presidente da Associação Maranhense de Velejadores, Rogério Luna, está acompanhando os treinos da atleta e diz que o esporte cresceu bastante e que muita coisa ainda vem por aí.

Montello na Feira
No ano que marca o centenário de nascimento do escritor Josué Montello, a Casa de Cultura que recebe o nome do autor de “Os Tambores de São Luís” leva à Feira do Livro de São Luís (FeliS) lançamento de livro, palestras, exposição, oficinas e outras ações relacionadas à promoção da obra do escritor maranhense e um dos maiores romancistas brasileiros.
Ontem, por exemplo, foi lançado o primeiro volume da coletânea de crônicas “Escritores Maranhenses 1955-1965”, que reúne 60 escritos de Montello sobre personalidades, fatos históricos e curiosidades relevantes da cultura literária maranhense, tudo originalmente publicado no Jornal do Brasil. O segundo volume chega ao mercado até o fim deste ano.

Montello na Feira 2
Outro lançamento na FeliS será na sexta-feira. Trata-se de “Cais da Sagração”, reeditado pela Academia Maranhense de Letras (AML).
O livro tem como personagem principal o barqueiro Severino e como pano de fundo o Cais da Sagração (atual Rampa Campos Melo), em São Luís. O lançamento será no Cine Praia Grande, às 18h.

Rumos Cultural
Com as inscrições encerradas no dia 3 de novembro, o programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 recebeu 12.616 projetos, provenientes de todos os estados brasileiros, 58 deles de 18 países, como Argentina, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Moçambique e Venezuela.
A partir de agora, eles passam pelo crivo da Comissão de Avaliação e, na sequência, da Comissão de Seleção. A relação dos projetos selecionados será divulgada pela imprensa e no site www.itaucultural.org.br, até o dia 28 de maio de 2018.

Mais sertanejo
Depois de Roberta Miranda, que mostrou muita disposição e simpatia na apresentação do último sábado, sendo aplaudida com entusiasmo pelo público, a casa de espetáculos Tom Music vai surpreender mais uma vez na linha sertaneja.
Agora, se prepara para receber uma das duplas mais famosas do Brasil: Zezé Di Camargo & Luciano, no próximo sábado, evento que, obviamente, será marcado por casa lotada, pois não se tem notícias de um show dos dois filhos de Francisco que tenha sido tímido em termos de bilheteria.

Novo aumento da gasolina
Mais uma vez, o preço da gasolina vai subir. O aumento agora é de 1,20%. O novo valor entra em vigor nesta terça. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela Petrobras no mês de junho. Com o novo modelo, a petroleira espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

TRIVIAL VARIADO

A Assembleia Legislativa do Maranhão vai conceder, na próxima quinta-feira, a Medalha de Honra ao Mérito Manuel Beckman à professora Sônia Almeida, por solicitação do deputado Wellington do Curso. A solenidade acontecerá às 11h, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman.

Está aberta a disputa entre escritores para registrar o título Enciclopédia do Caos. São obras sobre acontecimentos políticos dos últimos anos no país que descrevem com infindáveis capítulos.

As grifes internacionais têm cartas nas mangas para este fim de ano. Calvin Klein, com loja no São Luís Shoppings, por exemplo, tem a Summer Colection, cuja underwear masculina traz o icônico elástico com logo da mesma cor bordado em alto relevo, com uma proposta mais sofisticada para os dias de calor, ou seja, ideal para o clima de São Luís.

Maranhão e Amazonas estarão mais próximos em 2018. É que o bloco Tradicional Os Foliões terá como tema para o Carnaval 2018 “É Foliões, é Caprichoso, é Garantido. Na Passarela, Vem Bumbar Comigo”, homenageando dois dos grandes baluartes da cultura brasileira: os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, de Parintins.

DE RELANCE

Gabarito Oficial
Estudantes maranhenses estão na expectativa para conferir o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será divulgado na próxima quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Consciência Negra
Vem aí a VI Feira da Consciência Negra e a II Corrida da Consciência Negra em São Luís, dias 16, 17 e 18 deste mês, em três endereços: Universidade Federal do Maranhão, Faculdade Estácio e Centro de Ensino General Arthur Carvalho. Quem realiza é o Instituto Officina Afro do Maranhão.

Semana do Teatro
O Teatro Arthur Azevedo abriu inscrições para a XII Semana do Teatro no Maranhão, com foco em artistas, produtores, diretores, atores e simpatizantes do teatro. O evento terá caráter itinerante, e levará espetáculos para diversos espaços da cidade, entre eles, Teatro São Luís, Pequena Companhia de Teatro, Espaço GUT, Teatro Alcione Nazaré e Ballet Olinda Saul.

Especialidades
Radiologia, Ultrassonografia, Anestesiologia e laboratórios de análises clínicas são algumas das novidades já incorporadas ao mundo pet, conforme a médica veterinária Carolina Mendes de Carvalho, que integra o time de profissionais da Petland, na Avenida dos Holandeses (Calhau). As novidades chegam também na área farmacêutica, com produtos voltados para cada espécie animal, com raça, porte e características específicas. Tudo isso tem contribuído muito na prevenção e tratamento de doenças.

Viagem rápida
Assessores irão propor a Lula que faça uma viagem rápida aos Estados Unidos, no final de dezembro, para ser recebido por Donald Trump. Vale lembrar que, em maio de 1989, quando era candidato à Presidência pela primeira vez, ele enfrentou dificuldades para conversar com autoridades em Washington. Tinha barba, fumava charuto, defendia moratória da dívida externa brasileira e era amigo de Cuba. Com a eleição, em 2002, tudo mudou: tapete vermelho e muitos salamaleques. Depois, a célebre definição de Obama que entrou no almanaque da política.

Quinoa tem poder
A quinoa, reconhecida pelos benefícios na alimentação, também apresenta excelentes resultados no uso utópico na pele. E agora, graça a um toque inovação, os nutrientes do grão garantem um momento especial de hidratação da pele. Por meio de um processo único de produção e investimento em alta tecnologia, O Boticário conseguiu extrair um óleo 100% puro da quinoa, com resultados incríveis para a pele. A quinoa dourada contém oito vitaminas e minerais e aumenta a produção de colágeno, prevenindo contra a perda de elasticidade, e ainda atua como anti-aging pela concentração de proteínas que possui.

Para refletir com Romain Rolland:
“Todas as decepções são secundárias. O único mal irreparável é o desaparecimento físico de alguém a quem amamos”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH