Centro de São Luís

Obras de revitalização no Centro de São Luís começam esta semana

O anuncio foi feiro ontem superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary; as obras do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, ocorrerão nas praças Deodoro e Pantheon e a Rua Grande

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Obras do PAC Cidades Históricas vão revitalizar a Praça Deodoro, uma das principais do Centro
Obras do PAC Cidades Históricas vão revitalizar a Praça Deodoro, uma das principais do Centro (As obras do PAC Cidades Históricas vão revitalizar a Praça Deodoro, uma das principais do Centro)

SÃO LUÍS - Por mais que muitos vendedores ambulantes pedissem que as obras de revitalização das praças Deodoro e Pantheon e da Rua Grande, no Centro de São Luís, fossem iniciadas após as festas de fim de ano, o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary, informou na manhã de ontem,6, que os trabalhos começarão nesta semana. As obras fazem parte do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal.

“Não haverá adiamento. Ainda esta semana temos previsto o início do canteiro de obras em parte da Praça Deodoro. Nós começaremos pela Praça do Pantheon, visto que lá terá um trabalho de aterro muito grande e vamos aproveitar que ainda não chegou o período chuvoso para o desenvolvimento desses trabalhos. Iniciaremos também pela Alameda Gomes de Castro, que fica entre a Biblioteca Benedito Leite e o Banco do Brasil”, disse.

Segundo Maurício, os ambulantes serão transferidos para uma outra área apenas em janeiro, quando as obras começarem a ser desenvolvidas em toda a região, o que impossibilitará que eles permaneçam nos locais onde estão atualmente.

“A informação que temos da Prefeitura de São Luís é de que assim que passar o Natal, no começo de janeiro de 2018, os ambulantes serão transferidos para a calçada que fica entre a lateral do Liceu Maranhense e o Ginásio Costa Rodrigues”, relatou Maurício Itapary.

As obras de revitalização têm um prazo de 1 ano e 6 meses para serem concluídas e darão novo visual na área do Centro da capital maranhense. O presidente da Associação Comercial do Maranhão ACM), Felipe Mussalém, admite que haverá transtorno ao comércio durante a realização das obras. "Entendemos que as obras serão para um bem ainda maior, que é transformar aquela região em um ambiente agradável", assinalou.

Estudos

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que, a partir de sucessivas reuniões com os ambulantes da área, foi acordado entre a Secretaria e a categoria, o deslocamento provisório dos mesmos para uma área localizado ao lado do Liceu Maranhense. O local passará por intervenções em sua infraestruturas, além da instalação de banheiros públicos e reforço na iluminação.

A medida será adotada para viabilizar o início das obras de reforma da Praça Deodoro e da Praça do Pantheon, obra sob responsabilidade do Iphan, e que devem iniciar ainda está semana. A Semurh comunica ainda que ficou acordado ainda com a categoria que o remanejamento geral dos ambulantes será realizado apenas em janeiro do próximo ano, para o prosseguimento dos serviços

Frase

"Entendemos que as obras serão para um bem ainda maior, que é transformar aquela região em um ambiente agradável"

Felipe Mussalém

Presidente da Associação Comercial do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.