PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
O deputado estadual Adriano Sarney com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins (Foto: Divulgação)
MARCO AURÉLIO D´EÇA com sua mulher Lêda Lima almoçando com o produtor de elenco Luciano Baldan, do filme “Bingo - o Rei das Manhãs”, que está concorrendo para representar o Brasil no Oscar 2018. Nesse encontro com d´Eça e Lêda, que é produtora executiva do primeiro filme de Marco Aurélio, Glamour: Glória e Tragédia, cuja estreia está confirmada para o próximo dia 18, no Cine Praia Grande, o casal conseguiu fechar com Baldan a parceria para ele dirigir o elenco do próximo filme do jornalista e blogueiro, cujo título provisório é “Aconteceu Comigo-Bullying”, que deve ser rodado em 2018 (Foto: Divulgação)

Homenagem da Assembleia para o Sebrae
Por requerimento do deputado estadual Adriano Sarney (PV-MA), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou uma Sessão Especial para homenagear o Sebrae no Maranhão pela passagem dos 45 anos de atuação da instituição.
Em sua discurso, Sarney disse que o Sebrae é necessário para conduzir o estado e o país para a nova ordem mundial que está se firmando e que se baseia no empreendedorismo.
“O Sebrae é hoje e nos próximos anos o principal órgão para fomentar a nova ordem que está chegando no Brasil e no Maranhão. O Sebrae terá um papel primordial e de enorme importância neste processo”, disse o parlamentar.

Expo Indústria 2017
Uma demonstração do grande potencial do setor industrial maranhense, a Expo Indústria Maranhão ocorrerá de 8 a 10 de novembro, no Multicenter Sebrae.
N última terça-feira, as atividades e o hotsite da ação foram apresentados à imprensa maranhense, no Grand São Luís Hotel.
Realizada pelo Sistema Fiema, com co-realização do Governo do Estado e Sebrae/MA, a Expo Indústria 2017 deve superar a expectativa de negócios de sua primeira edição, que teve movimentação de R$ 90 milhões em rodadas de negócios.
A ação tem patrocínio do Senai, Sesi, PDF, CNI, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Omega Energia, Suzano Papel e Celulose e VL!

Flores Secretas
O amor pode estar onde você menos espera, assim como os surpreendentes ingredientes que compõem o novo Floratta Flores Secretas, do Boticário.
A nova fragrância antecipa uma tendência dos florais frutais, combinando notas de saída refrescantes, com nuances frutais suculentas, e um corpo floral que traz presença e sofisticação.
Para comunicar o lançamento, a campanha conta com dois filmes. Um deles, “Rua”, com 30 segundos, já está sendo veiculado no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo.

Rosa Pet
O período é também da campanha Outubro Rosa Pet e no ensejo, veterinários de todo o Brasil estão orientando os tutores a palpar as mamas dos animais à procura de pequenos nódulos firmes do tamanho de uma ervilha.
O veterinário Luiz Carlos Rêgo Oliveira, responsável técnico pela franquia da Petland em São Luís, orienta que uma vez esse nódulo seja confirmado em consultório, a conduta é retirá-lo em uma cirurgia e mandá-lo para análise em laboratório para averiguar de que tipo de tumor se trata.
Em 50% dos casos, são encontrados tumores malignos, daí a necessidade de detectá-los precocemente. Quando retirados logo no início, as chances de cura tornam-se altíssimas.
A cirurgia, por si só, atinge a cura.

Na linha de fogo
Treze partidos correm o risco de desaparecer a partir de 2018, com a vigência da cláusula de desempenho.
São eles: PSTU, Avante (PTdoB) PEN (Patriotas), PSDC, PCO, PCB, PPL, PRTB, PMN, PRP, PTN, PSL e PHS. Tiveram menos de 1 por cento da votação para a Câmara dos Deputados em 2014.
Com a recente reforma, a exigência mínima passa a ser 1,5 por cento em nove Estados.

Tenista maranhense
O maranhense Tiago Marques, que esteve participando de dois torneios na Argentina, está em ritmo acelerado para entrar cada vez mais na carreira profissional. A paixão pelo tênis começou muito cedo, desde os 13 anos e agora, com 17 anos, resolveu investir na carreira. Este ano já passou uma temporada na Afini Tênis, em São José dos Campos, onde teve contato com profissionais que atuam nas áreas técnica, preparo físico, psicologia, fisioterapia e nutrição.

Tenista maranhense 2
A propósito: em São Luís, Tiago Marques é acompanhado de perto pelo técnico Marcelo Abreu que em seu currículo tem excelentes pontos, como treinar grandes nomes do tênis mundial, entre eles Fernando Meligeni, além de ter comandado a equipe brasileira no Banana Bowl de 1985, ficando em terceiro lugar, após a vitória de Jaime Oncins sobre Alberto Mancini. Este ano, o ritmo de treinamento do jovem tenista, que ganhou o patrocínio da BCI Combustíveis, tem sido intenso.

Legado olímpico lastimável
Por conta do Rio de Janeiro, o legado olímpico no Brasil é lastimável. Em Barcelona (1992) credita-se a uma transformação que botou a cidade catalã no mapa turístico do mundo. Em Londres (2012), transformou Stratford, área leste, antes abandonada, no parque esportivo e de lazer. No Brasil, é essa tristeza da Lava Jato mostrando roubo na construção de estádios e piscinas e até na compra do direito de sediar os jogos. Coisa triste e que envergonha toda uma nação.

TRIVIAL VARIADO

O meio educacional de São Luís sofreu um baque ontem com o falecimento de D Graça Guimarães, antiga Coordenadora Pedagógica do Colégio Dom Bosco, cargo que exerceu por mais de três décadas. Ela era mãe de minha amiga Luana Guimarães (médica pediatra).

Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite botaram o pé no jato e foram passar o feriadão em seu apartamento do Rio de Janeiro. Voltam domingo.

O mesmo fez o diretor-geral da FACAM. Carlos César Bandeira, que foi passar os dias de folga com a esposa Thatiana e o filho Carlos Eduardo, em
São Paulo.

Rosário Buenos Aires e Solfiere Alavá estão circulando com Rose e Eli Medeiros nos Emirados Árabes. Começaram a visita pela moderna e sofisticada Dubai.

Emmanuel Márcio Barbosa reuniu um grupo de amigos na terça-feira para comemorar a nova idade da esposa Francisca, com um jantar no restaurante Cabana do Sol da Litorânea.

Em tempo: quem estava entre os presentes era o empresário Neto Parente, que no dia seguinte voou para o Ceará para se juntar a toda a família que foi passar o “feriadão” numa fazenda.

Teresa e Fernando Sarney estão desde ontem de volta a Ilha, após uma circulada pelo Rio e São Paulo, com direito a ver de camarote o jogo Brasil 3,
Chile 0, no estádio do Palmeiras.

O empresário José de Ribamar Barbosa Belo, nosso querido Zeca Belo, será homenageado, dia 19, pela Assembleia Legislativa do Estado, com a Medalha de Honra ao Mérito “Manuel Beckman”.

A Confraria coordenada pelo empresário Jose Walter Maciel adiou para sexta-feira a reunião semanal, que sempre acontece às quintas, no almoço árabe da Caves Gourmet.

DE RELANCE

Teorema no Praia Grande
O Cine Praia Grande está anunciando para esta sexta-feira, uma obra-prima de Pier Paolo Pasolini: Teorema (1968). O amor radical e espiritual, que não se restringe à carne é representado nesse filme pela figura de um jovem de olhar profundo. Esse jovem é a cerne de “Teorema”, um filme curtíssimo, 90 minutos apenas, mas que pesam como uma eternidade na mente do expectador, pois devora de dentro para fora conceitos predefinidos e nosso entendimento geral sobre o que é a moral familiar, as definições de fidelidade e sexualidade e a essência oca das classes abastadas.

Teorema no Praia Grande 2
Trata-se de um filme que esta coluna recomenda assisti-lo com muita disposição e concentração afiada, pois é um drama de detalhes imperceptíveis e de muitos simbolismos, muitos deles indicativos do cinema contestador de Pasolini, que foi censurado em muitos países à época de seu lançamento. “Teorema” parece querer atingir principalmente a burguesia, mas a mensagem pode ser generalizada: tira-se a matéria rica, o espaço, e as convenções sociais e o que sobra é a carne.

Teorema no Praia Grande 3
Em “Teorema” a carne é abordada de forma quase transcendental. Um rapaz que é a definição pura da beleza masculina é acolhido por uma família rica de Milão. E nos dias em que passa hospedado nessa mansão todos os habitantes dali serão seduzidos em algum momento por seu magnetismo silencioso e terão um contato sexual com ele. Para um filme de Pasolini, “Teorema” é até bem casto em mostrar esses encontros. Nenhum deles é vulgar ou simplório em sua exposição.

Teorema no Praia Grande 4
É de uma beleza gloriosa a cena em que o rapaz impede a governanta da casa de respirar o gás de cozinha e depois a leva até o quarto, onde ambos fazem sexo. O ato não é mostrado, mas em cada cena de sedução o erotismo é exposto em alta voltagem, graças ao porte sedutor de Terence Stamp, e a reação diversa dos atores e atrizes que contracenam com ele, especialmente a bela e expressiva Silvana Mangano.

Roberta Miranda
Roberta Miranda vem aí, para show dia 11 de novembro, na casa de espetáculos Tom Music, no Turu. Muito antes do estouro do “feminejo”, a cantora sertaneja já enfrentava e superava o machismo no mundo da música. Foi a primeira artista na história a vender mais de 1,5 milhão de cópias, e a ganhar discos de ouro e de platina. Estourando com a composição “A majestade o sabiá” e cantando “São tantas coisas”, ela se tornou um dos ícones do sertanejo.

Recuperação judicial
Os credores da recuperação judicial da Oi residentes no Maranhão têm até 19 de outubro para participar do Programa para Acordo com Credores e receber o valor de até R$ 50 mil. Basta acessar a plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br para se cadastrar, apresentar a documentação necessária e, depois, ir ao Centro de Atendimento da Oi no Estado para assinar o acordo.

Refis está com Temer
Está nas mãos do presidente Michel Temer o texto do projeto do Refis encaminhado pelo Senado para a devida sanção. O projeto permitirá a pessoas físicas quitarem dívidas com a Receita e PGFN (Procuradoria da Fazenda Nacional), com desconto de até 90% nos juros, 70% nas multas e 100% nos encargos. São seis modalidades de pagamento com condições diferentes. A adesão ao programa vai até 31 de outubro.

Vale refletir com Pablo Neruda:
“Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a Primavera de aparecer”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH