Brasileirão

Fla e Flu buscam o triunfo por objetivos distintos no Maracanã

Enquanto o Rubro-Negro luta para se manter no grupo da Libertadores, o Fluminense, quwe não ganha há cinco partidas, vive um drama, com 31 pontos, tenta se distanciar da zona do rebaixamento

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Jogadores do Flamengo em atividade no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu
Jogadores do Flamengo em atividade no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu (FLAMENGO TREINO )

Rio de Janeiro - Um clássico onde as duas equipes precisam do triunfo, mas por objetivos distintos. Assim pode ser definido o confronto entre Flamengo e Fluminense, que se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), em choque válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor, que vem de derrota de 1 a 0 para o Grêmio no Rio Grande do Sul e não ganha há cinco partidas, vive um drama, com 31 pontos, flertando com a Série B. O Rubro-Negro também não vence há dois jogos, perdeu por 2 a 1 para a Ponte Preta na rodada passada, mas tem 39 pontos. A luta é para se manter na zona de classificação para a Copa Libertadores e fazer a torcida esquecer de vez por todas a perda da final da Copa do Brasil para o Cruzeiro.

A posição do Fluminense na tabela de classificação não é vista pelos flamenguistas como uma vantagem. “Um clássico sempre nivela as coisas e por isso mesmo não existe favoritismo, já que a rivalidade acaba falando mais alto. Mesmo se não fosse contra um rival do Rio de Janeiro seria complicado, pois este ano estamos vendo muitos times que têm pontuação menor ganhando de quem está mais acima na tabela de classificação. Portanto, todo jogo acaba se tornando muito complicado e não podemos ficar desatentos”, disse o zagueiro Juan.

A escalação do Flamengo será definida por Reinaldo Rueda somente minutos antes do confronto. O atacante Paolo Guerrero e o lateral-esquerdo Miguel Trauco, que estavam com a seleção peruana, e pelo volante colombiano Gustavo Cuéllar, também defendendo sua seleção nacional, só devem retornar ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta, e estão praticamente fora dos 11 que iniciam a partida. É praticamente certo que Renê entrará na lateral e Márcio Araújo ganhará uma vaga no meio, mas no ataque, Rueda tem uma dúvida. Felipe Vizeu, substituto natural do peruano, vem de lesão recente e sem ritmo de jogo, enquanto Lucas Paquetá tem se saído bem no comando de ataque quando é acionado.

O meia Diego, com lesão na coxa esquerda, fica de fora, com Everton Ribeiro sendo o principal responsável pela criação. O treinador colombiano sabe que não terá ainda o meia Vinícius Junior, com uma entorse no joelho direito. A boa notícia fica por conta da presença do zagueiro Réver, que se recuperou de lesão na coxa direita. Após cumprir suspensão na derrota para a Ponte Preta, no interior paulista, o atacante Orlando Berrío volta ao time titular.

No Fluminense, para este jogo, os zagueiros Henrique e Renato Chaves, em transição do departamento médico para a preparação física, não estarão à disposição, assim como o atacante Wellington Silva, que se recupera de dores na região pubiana. Depois de ser submetido a duas cirurgias no pé direito, o experiente zagueiro Gum deverá ser relacionado. Outro que retorna para a zaga é Nogueira, que cumpriu suspensão contra o Grêmio e reaparece na vaga de Frazan, o suspenso da vez por acúmulo de cartões amarelos. A dúvida está no meio de campo, pois o volante Jefferson Orejuela, retornando da seleção equatoriana, é dúvida e pode ceder a vaga a Richard.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram também no Maracanã e empataram por 2 a 2. Wendel e Henrique Dourado anotaram para o Tricolor, enquanto que Diego e Miguel Trauco, este já nos acréscimos do segundo tempo, garantiram a igualdade.

BRASILEIRÃO - HOJE

---------------------------------

17h - Flamengo-RJ x Fluminense-RJ

17h - Ponte Preta-SP x Santos-SP

21h - Palmeiras-SP x Bahia-BA

17h - Vitória-BA x Sport-PEE

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X FLUMINENSE-RJ

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão, Everton Ribeiro e Everton; Orlando Berrío e Lucas Paquetá (Felipe Vizeu)
Técnico: Reinaldo Rueda

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Reginaldo, Nogueira e Léo; Jefferson Orejuela (Richard), Douglas, Wendel, Junior Sornoza e Gustavo Scarpa; Henrique Dourado
Técnico: Abel Braga

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.