Exposição Agropecuária

Animais que participarão da Expoema chegarão amanhã a São Luís

Maior vitrine do setor agropecuário maranhense, evento será realizado de 14 a 21 deste mês, com foco no conhecimento, negócios e entretenimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Ivaldeci Mendonça (Ascem) ressalta importância da Expoema
Ivaldeci Mendonça (Ascem) ressalta importância da Expoema

Os cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos, que participarão da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), chegam amanhã ao Parque Independência, em São Luís. Considerado a maior vitrine do setor agropecuário do estado, o evento será realizado de 14 a 21 deste mês.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), entidade organizadora da Expoema, Ivaldeci Mendonça, os animais são do Maranhão, Piauí, Pará, Pernambuco e Paraíba. “Pela primeira vez teremos na Expoema a raça Sindi, gado bovino originário do Paquistão, que serão trazidos por criadores do Pará e Piauí”, disse.

Com o tema "Conhecimento, Negócios e Entretenimento”, a Expoema 2017 promete ser reconhecida como um dos maiores eventos do gênero no Brasil ao promover empreendedorismo ao meio rural, viabilizar oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor, incentivar o melhoramento genético do rebanho maranhense, além de oferecer entretenimento para as famílias. A expectativa é que diariamente circulem cerca de 3 mil pessoas no Parque Independência.

“Sabemos do impacto direto que o setor agropecuário tem em todas as atividades econômicas, seja na prestação de serviços, na indústria, no setor imobiliário e que os bons negócios a serem gerados refletirão positivamente na sociedade", declarou.

Ivaldeci Mendonça ressaltou que essa edição da Expoema terá foco voltado para o conhecimento, com a realização de workshops, cursos e palestras a serem ministradas por técnicos especialistas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropeucária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“As grandes feiras estão se remodelando e a Expoema está seguindo esse caminho, de primordialmente levar conhecimento, difundir tecnologias, mostrar o que há de melhor em termos de genética para o criador”, assinalou Ivaldeci Mendonça, ao destacar que o criador sairá da Exposição Agropecuária do Maranhão maior do que quando ele entrou no evento.

Programação

A programação da Expoema 2017 terá início no sábado, 14, com a abertura do Horse Shop, às 9h, um espaço para comercialização de cavalos da raça quarto de milha linhagem vaquejadas e ainda para provas de tambor e corrida. Às 20h, será aberto o Shopping Expoema, com a oferta de lotes de animais das raças de nelore, gir, tabapuã, quarto de milha, mangalarga marchador, brahman, além de caprinos, ovinos, muares e jumentos pega.

A abertura oficial da 60ª edição da Expoema será às 17h do domingo, 15, precedida de desfile de animais, finais do Grande Prêmio (GP) Ascem. Em seguida haverá apresentações de adestramento e de prova de cinco tambores, encerrando com show de Pablo do Arrocha.

Durante o período da Expoema, haverá mensuração e julgamento de animais das diversas raças, concurso leiteiro, provas de tambor e baliza, concurso de marcha, prova de Ranch Sorting, além dos leilões Leite & Tropa de Elite, Zebu Expoema e Independência, que ofertarão animais do mais elevado padrão genético.

Mais

Entretenimento

Em termos de entretenimento, haverá cinco noites de shows. Se apresentarão na Expoema, Romim Mata e Farra da Gordinha (dia 14), Pablo do Arrocha (dia15), Solange Almeida e Banda (dia 19), Banda Som & Louvor (Gospel – dia 20). Também haverá show no encerramento da Expoema, no sábado, 21, mas a organização ainda não divulgou a atração.

Frase

“O criador sairá da Exposição Agropecuária do Maranhão maior do que quando ele entrou no evento”

Ivaldeci Mendonça

Presidente da Ascem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.