Capacitação técnica

TRE/MA promoverá curso de sustentabilidade para servidores

Atividade terá abertura oficial na próxima segunda-feira,14, com palestra do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; evento durará três dias

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
O desembargador Raimundo Barros destaca a realização do evento
O desembargador Raimundo Barros destaca a realização do evento (O desembargador Raimundo Barros destaca a realização do evento)

SÃO LUÍS - A sustentabilidade na administração pública será o foco de um curso, oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) para servidores do órgão e cuja abertura oficial acontecerá na próxima segunda-feira,14, às 9h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, com uma palestra do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) sobre os avanços da pasta nos últimos anos.

Após a palestra, o TRE firmará compromisso oficial com a Agenda Ambiental (A3P) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ligado ao Governo Federal, e considerado o principal programa de gestão socioambiental na administração pública. Ainda na segunda-feira, a partir das 14h, na sede do TRE, na Areinha, começará o curso com a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A capacitação acontecerá até quarta-feira,16.

O presidente do TRE do Maranhão, desembargador Raimundo Barros (que visitou a redação de O Estado acompanhado do vice-presidente da Corte, Jorge Rachid, e do diretor-geral do TRE, Flávio Costa, disse que o curso é uma grande oportunidade para a otimização da rotina de trabalho dos servidores eleitorais. “Em períodos de crise financeira, é preciso pensar em maneiras de cortar despesas e de preservar o meio ambiente. Por isso, o Tribunal adota medidas efetivas para minimizar os impactos à natureza”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da Corte, nos últimos anos o Tribunal implantou medidas eficazes para a preservação do meio ambiente, como a modificação do horário de expediente (de 13h às 19h para o meio-dia às 18h) para evitar picos de energia e o desligamento automático de computadores usados por servidores. “São medidas que, somadas a estas, são simples mas que fazem toda a diferença na preservação da energia e do meio ambiente”, frisou Barros.

Ecoliga

O TRE é um dos órgãos constituintes da Ecoliga da Justiça do Maranhão, que trabalha com a ideia de sustentabilidade e redução de gastos na gestão pública. Além do Tribunal Eleitoral, também fazem parte da Ecoliga o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 16ª região, Justiça Federal e Universidade Federal do Maranhão.

A3P

A adesão ao A2P oficializa o compromisso do órgão no desenvolvimento de projetos destinados ao incentivo da prática dos 5Rs: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais.

Frase

“Em períodos de crise financeira, é preciso pensar em maneiras de cortar despesas e de preservar o meio ambiente. Por isso, o Tribunal adota medidas efetivas para minimizar os impactos à natureza”

Desembargador Raimundo Barros

Presidente do TRE do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.