Controle público

Instituto defenderá ideais sobre responsabilidade pública

Lançamento oficial do Instituto Maranhense de Estudos Sobre Responsabilidade Pública aconteceu na noite de sexta-feira, 11, no Restaurante do Senac

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Integrantes do escalão diretivo do Imerp em solenidade na noite de sexta-feira,11
Integrantes do escalão diretivo do Imerp em solenidade na noite de sexta-feira,11 (Integrantes do escalão diretivo do Imerp em solenidade na noite de sexta-feira,11)

SÃO LUÍS - O lançamento oficial do Instituto Maranhense de Estudos Sobre Responsabilidade Pública (Imerp) aconteceu em ato solene realizado no início da noite de sexta-feira,11, no Restaurante Senac, Centro Histórico, em São Luís. Além dos sete fundadores da instituição que constituirão o primeiro escalão diretivo, também estiveram presentes membros da magistratura e integrantes da sociedade civil.

Antes da posse oficial dos membros do escalão diretivo - presidente: Amanda Almeida Waquim; vice-presidente: Mizzi Gedeon; diretor administrativo: Bertoldo Rego; diretora executiva: Inara Pinheiro Lages; diretor financeiro: Aidil Lucena Carvalho; diretora acadêmica: Jéssica Silva; e diretor institucional: Einstein Sepúlveda - foram repassados os objetivos do Imerp, dentre eles, a produção de conhecimento sem vinculação econômica e atrelada aos interesses da Constituição Federal.

Foram distribuídos certificados aos nove membros honoríficos da instituição e representantes dos Poderes Executivo Estadual e do Judiciário, além do Ministério Público Federal (MPF). No fim do ato, os membros do primeiro escalão diretivo do Imerp assumiram compromisso em defesa dos valores da administração pública.

Segundo a presidente do Imerp, Amanda Waquim, outro objetivo da criação da entidade é esclarecer a população acerca das formas e limites de controle da gestão pública. “Desta forma, a população poderá conhecer ainda melhor os seus direitos e contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

A vice-presidente do Imerp, Mizzi Gedeon, definiu a instituição como um novo veículo de informação. “As atividades do instituto [Imerp] estarão diretamente ligadas à produção acadêmica, com a promoção de eventos que instiguem nos jovens universitários sobre a importância do tema administração pública”, frisou.

Futuros eventos

De acordo com a programação oficial, em outubro deste ano será organizada pelo Imerp uma agenda de atividades que incluem menções aos 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa. Em dezembro, será organizado o primeiro concurso de artigos jurídicos.

Informações

Outras informações do Imerp podem ser encontradas no site www.imerp.com.br.

Saiba mais

Um dos objetivos do Imerp é a produção do conhecimento sem vinculação econômica ou partidária, assumindo como missão o desenvolvimento de ações que contribuam para a promoção de valores estabelecidos na Constituição Federal, tais como o princípio republicano, a justiça, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, o devido processo legal e o Estado Democrático de Direito.

- FUNDADORES DO IMERP (primeiro escalão diretivo)

Presidente: Amanda Almeida Waquim

Vice-presidente: Mizzi Gedeon

Diretor Administrativo: Bertoldo Rego

Diretora Executiva: Inara Pinheiro Lages

Diretor Financeiro: Aidil Lucena Carvalho

Diretora Acadêmica: Jéssica Silva

Diretor Institucional: Einstein Sepúlveda

- MEMBROS HONORÍFICOS DO IMERP

Carlos Eduardo de Oliveira Lula

Jamil Gedeon

Jorge Rachid

Eduardo José Leal Moreira

Felipe Costa Camarão

Marconi Lopes Neto

Juraci Guimarães Junior

Carlos Sérvio de Carvalho Barros

Hélio de Araújo Carvalho Filho

Frase

“Desta forma, a população poderá conhecer ainda melhor os seus direitos e contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária”

Amanda Waquim

Presidente do Imerp

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.