Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
EM RÁPIDA circulada pelo Rio de Janeiro, Teresa Martins recebeu muitas homenagens dos amigos maranhenses e ganhou uma despedida no descolado restaurante Braseiro da Gávea, com as presenças de Renata e Claudio (Popó) Valente Marques e Lydia Moraes Correia
EM RÁPIDA circulada pelo Rio de Janeiro, Teresa Martins recebeu muitas homenagens dos amigos maranhenses e ganhou uma despedida no descolado restaurante Braseiro da Gávea, com as presenças de Renata e Claudio (Popó) Valente Marques e Lydia Moraes Correia
Os empresários Gustavo, Arthur e Rodolfo Almeida junto com Adalberto Teobaldo estão à frente da Vitalmed que estará a postos com sua equipe e ambulância no Jantar Dançante & Show de Daniel Boaventura que acontece amanhã no espaço Renascença
Os empresários Gustavo, Arthur e Rodolfo Almeida junto com Adalberto Teobaldo estão à frente da Vitalmed que estará a postos com sua equipe e ambulância no Jantar Dançante & Show de Daniel Boaventura que acontece amanhã no espaço Renascença

Caminho da coexistência
Hoje, serão assinalados os 190 anos da promulgação da lei que criou os cursos de Direito em São Paulo e Olinda, os primeiros do País.
A publicação do ato em 11 de agosto de 1827 foi um passo adiante na coexistência social em obediência a determinados valores comuns.
Os acontecimentos recentes no país são desanimadores, revelando o acúmulo de falhas e omissões.
O Direito, porém, segue sendo o melhor instrumento para barrar a inoperância, a intolerância e o colapso.

Show do ano
Tudo pronto para o maior espetáculo do ano em São Luís: o show do cantor, ator e galã global Daniel Boaventura, que tem sido ovacionado por onde passa.
Boaventura se apresenta sempre nos salões mais elegantes do Brasil e do exterior, e em São Luís apresentará o seu show monumental no Espaço Renascença, durante um jantar dançante em homenagem ao Dia dos Pais, promovido pelo Class Eventos, com apoio desta coluna.
Quem ainda não garantiu o seu lugar tem só hoje e amanhã para se credenciar a ser um dos felizes participantes dessa noite mágica em que ouviremos músicas eternas interpretadas por uma das vozes mais bonitas da atualidade.
O jantar dançante deste sábado começa às 21h e se prolonga até as 23h, quando Daniel Boaventura entra em cena.
O traje é esporte chique e todas os convites são para mesa numerada.

Cantando um Poeta
Ser querido, admirado e respeitado faz a diferença. Que o diga Marco Duailibe, que vai receber um grande homenagem de diversos artistas maranhenses em reconhecimento ao legado do cantor e compositor, através do show “Cantando um Poeta”.
O evento marca as comemorações do 4º aniversário da produtora Negro Axé e acontecerá no dia 18, às 20h, no Cine Teatro da Cidade de São Luís.
E na apresentação, os cantores dividirão a cena com músicos que movimentam com profissionalismo a cena instrumental do estado, sob a direção de Edilson Gusmão.

Soluções difíceis
Desde o começo do ano,
sabia-se que as despesas do governo federal iriam superar as receitas em 139 bilhões de reais.
Com a demora na retomada do crescimento e a arrecadação abaixo da esperada, o déficit vai aumentar.
Pedir que a população pague mais impostos é um absurdo, sobretudo pelo retorno insatisfatório em serviços.
Há duas alternativas: convocar os mais famosos mágicos do mundo ou esperar que os governantes tenham a coragem de acomodar alguns elefantes numa Kombi.

Distritão é o pior
A Câmara Federal está inclinada a aprovar o “Distritão”, que é uma distorção do voto distrital (puro ou misto).
Se isso ocorrer, estaremos retrocedendo sob o ponto de vista eleitoral.
Por esse sistema, seriam eleitos no Maranhão, para a Câmara Federal, os 18 candidatos mais votados, independentemente de partido ou coligação.
Se for por aí, deve-se aprovar também a “candidatura avulsa”, já que o “Distritão” dispensa partido.

Dados entristecedores
O placar eletrônico Jurômetro chega hoje aos 250 bilhões de reais. É quanto o governo federal paga desde 1º de janeiro deste ano para rolar sua dívida. O valor saiu do bolso de cada um nós na forma de impostos. De 2009 até 2016, o total de juros atingiu 3 trilhões e 200 bilhões de reais. Equivale a quase cinco vezes o subsídio ao setor produtivo. Para completar: juros, rolagem e amortizações da dívida levarão quase metade do orçamento da União, que este ano será de 3 trilhões e 500 bilhões.

Serviço inédito
Um serviço inédito de saúde, cuja proposta é desafogar os hospitais e clínicas da cidade, e introduzir um modelo que é sucesso em muitos países com medicina avançada como França e Uruguai, acaba de chegar a São Luis.
É o APH / Atendimento Pré-Hospitalar, oferecido pela Vitalmed, empresa pioneira na implantação do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar a emergências e urgências médicas, com 24 anos de excelência no Nordeste e sucesso de mercado.
O APH não é um plano de saúde, mas sim um tipo de assistência a emergências e urgências médicas oferecida fora do ambiente hospitalar.

Gente de charme no Renascença
Um dos detalhes que mais chama a atenção de quantos aderiram ao maior espetáculo do ano, amanhã, no Espaço Renascença, é o nível dos convidados. Ou seja: só gente de charme e prestigio de nossa sociedade, selecionada no que ela tem de mais tradicional e importante. Trocando em miúdos: a festa com Daniel Boaventura reunirá o creme do creme da sociedade maranhense numa noite que se auspicia mágica, de beleza e encantamento.

TRIVIAL VARIADO
A Dínamo Engenharia representada pelo seu diretor Dalton Ribeiro Andrade assinou na tarde da última quarta-feira um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira com a Fiema, tornando-se a mais nova empresa Apoiadora do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

O diretor geral da FACAM (Faculdade do Maranhão) Carlos César Bandeira vai hoje a São Paulo, onde passa o fim de semana para poder comemorar o Dia dos Pais com o filho Carlos Eduardo, que não podendo vir a São Luís pediu ao pai para ir à capital paulista.

Com alianças efêmeras, conspirações, acusações mútuas e eliminações sumárias de assessores, a administração de Donald Trump se transforma num reality show da política norte-americana, para o delírio dos democratas.
No ringue da campanha presidencial, Ciro Gomes dá o primeiro soco: “Jair Bolsonaro é despreparado para governar o Brasil.” O atingido parte agora pra cima do adversário.

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes pegaram os filhos e foram curtir o Dia dos Pais em Montevidéu, que é um dos mais agradáveis e seguros endereços turísticos da América Latina.

DE RELANCE

Rommel vem aí
Após se apresentar em diversos festivas internacionais, o cantor maranhense Rommel Ribeiro, que reside no Canadá, apresenta o show Rommelera Voz & Viola, no dia 20 de agosto, às 19h, no Teatro da Cidade. O cantor, compositor e guitarrista cresceu numa família de artistas bem sucedidos no Maranhão e, por isso, desde criança teve contato com o vasto cancioneiro brasileiro.
Em 2006, após lançar seu primeiro álbum, “Transcendental”, o músico se mudou para o Canadá e sua raiz brasileira teve a coloração sonora ampliada devido à intensa atividade musical exercida em diversas cidades.

Rommel vem aí 2
Desde sua chegada ao Canadá, Rommel passou a ser integrante ativo da banda People Project e pôde assim explorar a mescla de estilos com músicos de diferentes nacionalidades. Com esse grupo realizou concertos nos Festivais de Jazz de Montreal e de Ottawa, no Blues Ottawa e no Toronto Global Groove. A alta qualidade de suas composições, a capacidade de fazer boas parcerias e a excelência no palco renderam ao músico diversos prêmios. Sua graduação na Carleton Univerity em Ottawa, Canadá, foi concluída no primeiro semestre de 2017.

Financiamento de campanha
Há quase um consenso hoje na Câmara Federal, onde se discutem itens da reforma política, de que o Congresso tem que achar uma solução para o financiamento das campanhas políticas. Até 2015 elas podiam ser financiadas com dinheiro de empresas. Mas por provocação da OAB o STF entendeu ser inconstitucional a doação por empresas a candidatos e a partidos. Discute-se agora, então, o financiamento público, que talvez saia mais em conta do que o privado e o caso das empreiteiras investigadas pela Lava Jato são a prova disto.

Estão com pressa
A Câmara dos Deputados cancelou as votações de anteontem para permitir a discussão da reforma política pela comissão especial que analisa o tema. Se for proposto novo sistema eleitoral precisará do apoio no plenário de 308 dos 513 deputados por se tratar de alteração na Constituição. A opinião pública precisa acompanhar de perto para que os parlamentares não sejam advogados em causa própria.

Remarcação de passagens
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 49/15, que pretende impedir que as empresas aéreas cobrem preços exorbitantes pela remarcação ou reembolso das passagens aéreas adquiridas por tarifas promocionais. A proposta, é do deputado Celso Russomanno (PRB-SP), e suspende portaria do Comando da Aeronáutica que regulamenta as regras para reembolso, estabelecendo cobrança de taxa de serviço no valor de 10% do valor reembolsável, no caso de voos domésticos, ou de U$ 25,00, na hipótese de bilhete internacional.

Vidas Profanas e doações
Nesta sexta-feira o espetáculo e o projeto Vidas Profanas estará doando uma tonelada de alimentos não perecíveis para o Asilo de Mendicidade e para a Associação de Prostitutas do bairro do Desterro. A solenidade ocorrerá às 17h30, no Convento das Mercês, com a presença da bateria da Escola de Samba Flor do Samba.

Triste constatação
Observadores da política e da história, que conversavam ontem no café de um shopping, só concordaram quando um disse: “Não há vinho que mais embriague do que o poder e a fortuna”. Prosseguiu: “O poder corrompe e faz corromper, altera personalidades, despertando instintos grosseiros, autoritários e desonestos.”

Vale refletir com Kahlil Gibran:
“O amor é a única flor que cresce sem a ajuda das estações”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.