Música

Samba de vinil na Praça Benedito Leite

  •  

Projeto Café com Vinil é uma das atrações da programação da Feirinha São Luís que acontece neste domingo

0
Juan Rodrigo fará discotecagem na Feirinha São Luís
Juan Rodrigo fará discotecagem na Feirinha São Luís (Foto: Divulgação/Baeta)

SÃO LUÍS-

Noel Rosa, Elizete Cardoso, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves e outros grandes nomes da Música Popular Brasileira comporão o cenário da poética Praça Benedito Leite, neste domingo, 16, em mais uma edição da Feirinha São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís. O projeto Café com Vinil será uma das atrações da programação cultural que também terá chorinho, tambor de crioula, forró pé de serra, bumba meu boi, entre outros.

O projeto é comandado pelo colecionador de vinis Juan Rodrigo, natural de Imperatriz, mas que mora na capital maranhense desde 1998. Parte dos discos foi herdada do pai e, ao vir para São Luís, encontrou na música a companhia para a nova fase na vida. Ele conta que todos os seus vinis têm uma história, tanto que ele não se considera DJ e sim um “colocador de discos e contador de histórias”.

“Sempre fui louco por música e, assim que cheguei aqui, descobri que no lugar de comprar CD por R$ 10,00, com R$ 5,00 eu compraria quatro discos. Foi então que fui completando toda a minha vida musical, comprando discos usados e antigos”, disse. Com o passar dos anos, foi aumentando a coleção com vinis comprados em cidades como Alcântara, Imperatriz, Belém, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e também em países como Argentina, Chile e Uruguai.

Em 2009, o colecionador montou o Café com Vinil, em Brasília, um bistrô musical que unia a contemporaneidade do espaço com vitrola e antiguidades musicais dispostas em prateleiras com mais de 3 mil discos para o cliente escolher a sua trilha sonora favorita. Em 2012, retornou para São Luís e passou a discotecar para amigos próximos. Pegou, então, o hábito de não apenas colocar o vinil, mas também falar sobre o disco, como o ano em que foi lançado, de quem era o arranjo e como era o cenário musical na época.

“A volta do vinil já é um fato. Aqui em São Luís nós temos muitos colecionadores, tem o Clube do Vinil e tem muita gente que também está começando. Então, apesar de ainda ser a primeira edição, a intenção é que o projeto Café com Vinil cresça e também tenha participação de outros também colecionadores de vinis. A Feirinha São Luís vai ser uma ótima oportunidade de divulgar esse trabalho. Agradeço a Prefeitura pela oportunidade e espero que as pessoas apreciem o som”, conta Juan Rodrigo.

Programação

Apesar de ter vinis de vários gêneros, como jazz, blues, rock e pop rock, Juan Rodrigo neste domingo vai concentrar a sequência musical em sambas de nomes emblemáticos do ritmo. “Como a programação da Feirinha São Luís terá chorinho, eu resolvi fazer uma discotecagem voltada apenas para o samba, e é samba de primeira linha. Além disso, pretendo contar um pouco da história desses caras que são emblemáticos na história da música”.

Quem começa a fazer o som da Praça Benedito Leite, às 8h, é a Banda da Feirinha. Na sequência, às 9h, Juan Rodrigo com o projeto Café com Vinil; às10h, entra o Grupo Deu Branco com chorinho; às 11h, tem a Cia Batuk ao som de bumba meu boi. Ao meio dia, quem anima a festa é o Boi de Morros. Às 13h, os tambores aquecidos do Tambor de Crioula do Mestre Amaral e às 14h o Forró Pé-no-Chão encerra a programação.

Além das apresentações culturais, a Feirinha São Luís, que funciona todo domingo das 7h às 15h, também proporciona a moradores e turistas produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, artesanato, literatura e o melhor da gastronomia popular e regional.

Serviço

O que

Feirinha São Luís

Quando

Neste domingo, a partir das 7h

Onde

Praça Benedito Leite

Evento gratuito

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.