Arte

Leitura e escuridão

  •  

Projeto Palco Giratório acontece neste domingo em São Luís, com o espetáculo “Ledores no Breu”, no Teatro Alcione Nazaré

0
Cena do espetáculo que será apresentado neste domingo
Cena do espetáculo que será apresentado neste domingo (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS- Com texto com forte inspiração no pensamento e na prática do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, será apresentado neste domingo, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande) o espetáculo “Ledores no Breu”, da Cia do Tijolo, de São Paulo. O evento é gratuito e integra a programação do projeto Palco Giratório. A classificação indicativa do espetáculo é 14 anos.

No espetáculo “Ledores no Breu”, o público entende melhor as relações entre o homem e a leitura, entre as letras e o mundo ao seu redor, mostrando como a incapacidade de ler pode ser tão prejudicial em uma trajetória.

“Ledores no breu” traz histórias que acompanham leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. O enredo do espetáculo aborda a história de um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto com base nas letras que formam um nome. Personagens são construídos a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas por causa delas.

Oficina

No segmento de ação formativa, o Palco Giratório oferece a oficina “Diálogos entre dois espaços: primeiro ocupe, depois se vire”, com a Companhia do Tijolo, de São Paulo, nesta segunda-feira, na Guest House, das 14h às 18h. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições estão abertas e são destinadas a atores, estudantes, educadores e interessados em geral.

Na terça-feira, o público terá a oportunidade de dialogar com os artistas sobre a produção do espetáculo “Ledores no Breu”, por intermédio do “Pensamento Giratório”. A iniciativa consiste em um espaço onde são discutidos estudos e análises inerentes aos processos criativos das apresentações. A roda de conversa será iniciada às 19h.

Ao longo do ano, o Sesc no Maranhão receberá sete grupos artísticos das cinco regiões brasileiras, os quais foram selecionados para participar e itinerar pelo Brasil com suas produções, para garantir a execução de uma das principais características do trabalho do Sesc: a qualidade. E pela primeira vez o estado está incluído no roteiro do Circuito Especial do projeto, que homenageia artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, promovendo o intercâmbio artístico e cultural pelo país.

Serviço

O quê

Palco Giratório com “Ledores no Breu”

Quando

Neste domingo, ás 19h

Onde

Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Entrada franca

Inscrições para oficinas e mais informações: 32163853 cultura.sescdeodoro@gmail.com

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.