Cultura popular maranhense

12º Encontro de Miolos de Boi anima Centro Histórico

  •  
  •  

Evento, que começou no Maiobão, ganhou repercussão e desde 2002 acontece anualmente na segunda sexta-feira do mês de julho

0
 O Encontro de Miolos atraiu a tenção do público no Centro Histórico
O Encontro de Miolos atraiu a tenção do público no Centro Histórico (Foto: De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS - O tradicional Encontro de Miolos de Boi, que acontece desde 2002 na segunda sexta-feira do mês de julho, animou o Centro Histórico de São Luís na tarde de sexta-feira,14. No total, 203 miolos participaram do evento, que contou com a participação de grupos folclóricos e membros da cultura popular maranhense.

A concentração da festa ocorreu às 14h, na Rua Portugal. Além da exibição dos miolos, mais de 150 bordados de couro de boi de grupos da Ilha e do interior foram expostos no local. “É um evento de grande concentração popular e que reforça a importância da cultura para a sociedade maranhense. A cada ano, mais gente participa da nossa festa”, disse José Reis, organizador do evento.

Na parte inicial da programação, miolos mirins se exibiram para o público. Um dos miolos mais jovens era William, de apenas sete anos de idade. “Foi meu pai quem me ensinou e hoje acho legal ser miolo”, disse. Em seguida, os miolos mais antigos se apresentaram ao som de toadas antigas, como 'Urrou do Boi', de autoria do mestre Coxinho. “Muitos não percebem, mas sem miolo não há festa junina. Por isso, é importante que ele seja valorizado com uma festa só para ele”, frisou José Reis.

Por fim, os miolos saíram em cortejo pelas ruas do Centro Histórico. A tradição de ser miolo é repassada de pai para filho. “Sou miolo por incentivo do meu pai, que foi um dos nomes mais importantes da cultura junina e que me passou tudo o que sabia sobre a brincadeira”, disse Ubiratan Sousa, miolo do Boi União da Baixada e filho do mestre Coxinho.

História

A primeira edição do Encontro de Miolos de Boi aconteceu no bairro Maiobão. Desde então, a festa somente ganhou mais adeptos e migrou para a Praça Deodoro. De lá, os miolos saíam até o Centro Histórico.

Turistas se impressionam

Durante o Encontro de Miolos de Boi, os turistas que não conheciam a cultura popular do estado se impressionaram com a manifestação. “Eu confesso que quando vim para cá não sabia deste encontro. É lindo o que vocês do Maranhão possuem e nós, de fora, achamos realmente muito bonito. Isso não se encontra em nenhum outro lugar do Brasil”, disse a farmacêutica Rosângela Bastos, turista de Curitiba (PR) e que passa férias com a família no Maranhão.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.