Estado Econômico

Escritório maranhense no Anuário da Justiça Brasil

  •  

Publicação é uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro

0
Foto: Divulgação

O trabalho e solidez de 20 anos do escritório maranhense Ivaldeci Mendonça Consultoria e Advocacia, atendendo às demandas do agronegócio brasileiro, teve reconhecimento nacional ao integrar as páginas do Anuário da Justiça Brasil 2017, publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico, com apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
O Anuário da Justiça Brasil 2017 foi lançado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia que contou com a presença do presidente da corte, ministro Gilmar Mendes, além de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos tribunais superiores. Representantes da advocacia e do Ministério Público Federal também participaram.
Para o advogado Ivaldeci Mendonça, a inclusão de seu escritório no Anuário da Justiça Brasil é resultado de um trabalho sério e focado no agronegócio, atividade que há décadas sustenta a economia brasileira. “A advocacia hoje é altamente especializada e é isso que nos propicia esse reconhecimento do Anuário da Justiça Brasil”, ressaltou.
A publicação referente ao escritório Ivaldeci Mendonça Consultoria e Advocacia está na página 29 do Anuário, precedendo o perfil da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.
O Anuário da Justiça Brasil é uma radiografia da cúpula do Judiciário brasileiro, mostrando quem são os atores da cena judicial e como trabalham, com perfis dos 93 ministros integrantes do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal Militar (STM), além de informar como funcionam as seções e turmas de julgamento desses tribunais. A jurisprudência dos tribunais também é apresentada e analisada na resenha das principais decisões proferidas.

Dois pesos, duas medidas

Incrível a agilidade do presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, em defender o consumidor maranhense do reajuste de cerca de 20% na conta de luz, conforme proposição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No dia da audiência pública que não ocorreu por ter sido suspensa pela Justiça, Duarte Júnior disse que é contrário ao reajuste.
No entanto, não ficou do lado do consumidor quando o Governo do Estado elevou a alíquota do ICMS sobre a conta de energia, o que resultou em aumento no valor final da tarifa.

Exportação

Empresários e profissionais interessados
em conhecer a realidade do mercado internacional terão essa oportunidade no curso “Formação de Preço de Exportação”, que a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promove dia 27 deste mês.
O conteúdo do curso, que terá 8 horas/aula, será ministrado pelo professor Guilherme Bergmann Borges Vieira, da Aduaneiras, referência nacional em consultorias sobre comércio exterior e consultor da CNI.

Premiação

O Banco do Nordeste realiza nesta
segunda-feira, 19, a solenidade de entrega de premiação às empresas vencedoras do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena e Pequena Empresa – 2017, nas categorias Indústria, Comércio e Serviços, com breve explanação sobre a trajetória de cada uma.
O evento, que acontece na Associação Comercial do Maranhão (ACM) às 10h, é uma forma de reconhecimento a iniciativas de sucesso entre os clientes financiados pelo banco por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Beleza em alta

A rede Werner acaba de abrir mais uma unidade em São Luís. Além do Shopping da Ilha, a franquia carioca de salões de beleza, comanda pela empresária Aldenir Rondon, tem sua segunda loja instalada no bairro do Renascença.
A expansão da marca evidencia o crescimento do mercado de beleza em 2017, na contramão da crise econômica nacional.
De acordo com a Hair Brasil - principal feira de beleza, cabelos e estética da América Latina -, este segmento tem expectativa de crescimento em torno de 2%, neste ano.

Indicadores sociais

O Movimento Nossa São Luís, iniciativa do Instituto e Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA), divulgará, dia 22 deste mês, no auditóro do Sebrae Jaracaty, novos indicadores sociais da cidade.
A primeira edição da pesquisa de indicadores foi lançada em 2009, o que foi inovador na época, pois a capital não possuía nenhum sistema que congregasse as informações das secretarias municipais e sistemas nacionais de informação de forma sistematizada e dinâmica, uma oportunidade para modernização da governança pública e melhoria do controle.

Mestrado

O Maranhão ganhará o primeiro Mestrado em Controladoria e Administração, lançado pela Faculdade de Negócios Faene em parceria com a Universidade Federal do Ceará. A palestra explicativa foi ministrada pelo consultor, empresário e professor Ricardo André Carreira, na instituição, no Residencial Pinheiros.
Atualmente, a Faene dispõe de 11 MBAs, três cursos de especialização, dois de graduação (Administração e Logística) e mais sete de curta duração.

Frase

“O atual momento de crise não comporta aumento de tarifa, ainda mais nesse patamar proposto pela Aneel”

Fernando Pereira
Presidente do Sindicato dos Urbanitários

Varejo

Workshop
A Omega Energia e o Instituto de Energia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promovem dia 21 deste mês o Workshop “Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável”. O evento acontecerá no Hotel Brisamar, na Ponta d’Areia, das 8h30 às 11h30.

Sine Fácil
Lançado pelo Ministério do Trabalho há três semanas, o Sine Fácil registrou mais de 124 mil downloads e encaminhou 5.590 pessoas para vagas de emprego. Em apenas um dia, o aplicativo, registrou 706 encaminhamentos.

Período junino
O período junino, festa de ritmos e diversidade da cultura maranhense, está aquecendo a economia local, seja com a participação das brincadeiras contratadas, mas principalmente com os arraiais espalhados pela cidade, que têm atraído milhares de pessoas. Isso sem falar no comércio, que acaba sendo beneficiado com a venda de produtos típicos da época.

Recuperação fiscal
Contribuintes que têm dívidas com o fisco municipal têm até o dia 28 deste mês para aderirem ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda (Refaz), o qual concede descontos de até 100% nos juros e multas e facilidade no parcelamento em até 48 vezes. O Refaz já alcançou mais de 10 mil adesões.

Dia dos Namorados
Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL, apontam que as vendas parceladas no Dia dos Namorados deste ano caíram 9,61% em relação a igual período de 2016.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.