Santa Inês

Exposição Agropecuária do Maranhão deverá reunir 1.500 animais

  •  

Maior vitrine do setor agropecuário do estado, a Expoema deve ser lançada oficialmente no início de junho, pela Associação dos Criadores do estado

0
Presidente da Associação dos Criadores, Ivaldeci Mendonça, confirma a Expoema para a cidade de Santa Inês
Presidente da Associação dos Criadores, Ivaldeci Mendonça, confirma a Expoema para a cidade de Santa Inês (Foto: Flora Dolores / O ESTADO)

Em torno de 1.400 a 1.500 animais dos estados do Maranhão e do Piauí, entre bovinos, equídeos e ovinos e caprinos, deverão participar da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), confirmada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) para o período de 2 a 9 de setembro, na cidade de Santa Inês.
Essa é a expectativa do presidente da Ascem, o advogado e criador Ivaldeci Mendonça, que informou ter encaminhado no início deste mês carta-convite a criadores maranhenses e piauienses acerca da realização da Expoema, maior vitrine do setor agropecuário do estado. “Os criadores do Piauí se mostraram satisfeitos com o retorno da Expoema e confirmaram presença”, disse Ivaldeci Mendonça.
No próximo domingo, 21, o presidente da Ascem promoverá um almoço em Santa Inês, com os criadores da região, para falar sobre a Expoema em relação aos preparativos e programação, que nesta edição será eminentemente técnica.
Outra característica da Expoema 2017 é que será interiorizada, ou seja, depois de décadas não acontecerá em São Luís, como forma de fortalecer a agropecuária maranhense, a partir de sua realização em regiões legitimamente produtoras de animais, como Santa Inês. A cidade de Imperatriz já foi confirmada para sediar a Expoema 2018.
A Expoema 2017, em Santa Inês, terá uma programação que inclui julgamento de animais, leilões, exposição de animais em pavilhões, vaquejada, prova de tambor e baliza, dias de campo, além de palestras e mini-cursos. Também estão programados shows na abertura e encerramento do evento agropecuário.
A Ascem está buscando parceiros como bancos oficiais (BNB, Banco do Brasil e Banco da Amazônia), além da iniciativa privada para apoiar a realização da Expoema. Segundo o Ivaldeci Mendonça, o Governo do Estado se comprometeu em apoiar financeiramente o evento.
O lançamento oficial da Expoe­ma deve acontecer no início de junho - falta apenas confirmar a data - e ocorrerá durante a solenidade de assinatura do Programa Pró-Genética, que será firmado entre a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABGZ), Ascem e Governo do Estado.
O Pró-Genética visa viabilizar aos pequenos criadores o melhoramento genético de seus animais. A partir da assinatura do programa, a Ascem pretende realizar Feiras do Pró-Genética a cada dois meses em todas as regiões do estado.

mais

Parque Independência

A 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) seria realizada ano passado, mas não ocorreu devido ao Governo do Estado ter retomado o Parque Independência, em São Luís, espaço que era cedido à Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) em regime de comodato.
Segundo o Governo do Estado, o Parque Independência teria outra utilidade, que seria a construção de imóveis para o servidor público estadual. Passado um ano da retomada do espaço, nada foi feito e o local está em total abandono.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.