PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
A PREFEITA de Rosário, Irlahi Moraes Linhares, foi recebida em Brasília pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a quem pleiteou – e teve ótima receptividade – um parque municipal para proteção do meio ambiente local (Foto: Instagran)
Serlene chaves trocando um dedo de prosa com o fisioterapeuta Sérgio Balata, na festa de comemoração da nova idade de Demócrito Silva e Silva, na Oak Wine, cuja noitada reuniu muitos amigos do aniversariante (Foto: Instagran)

Um ano a menos
Hoje, 19 de maio, não é para mim um dia absolutamente alegre. É muito mais um dia de tristeza. Não por não amar a vida, mas por gostar muito dela. Sim, pois um ano a mais, não adianta tergiversar, significa um ano a menos. E quanto mais Deus nos bafeja, como no meu caso muito especialmente, mais sentimos a pancada da idade.
Claro que me entregarei ao vício da quase embriaguez saudável, sorvendo o vinho generoso na Taça da Amargura ou o uísque estimulante no Copo da Utopia. Mas também tenho outro programa, ir à Catedral rezar pelos amigos que me suportam.
E perdoarei os inimigos que não têm a ventura de me tolerar. Aliás, nem sei se os tenho, pois costumo dizer a quem me ouve o que já foi dito. Meu tempo se é curto para os que me amam, ainda é menor para os indiferentes e nenhum para os desafetos.

Mar de turbulências
Se pararmos para pensar que navegamos em águas turbulentas, sob uma tempestade intermitente, e o comandante desse navio perdeu a direção e a qualquer momento esta embarcação pode afundar, isto quer dizer que estamos perdidos.
A metáfora, claro, sugere o quadro que hora a história pinta diante de nossos olhos, em que a imagem pode muito bem sugerir um caminho em direção a mais um processo de impeachment. Mas, calma, vamos assistir ao desenrolar dos fatos.
O presidente Michel Temer não se sente sem controle. Já fez seu pronunciamento e afirmou que não renuncia. Ontem, não conseguiu cumprir a extensa agenda a que tinha se proposto. Aguardemos.

Ministro e palestra
O ministro do Superior Tribunal Federal Reynaldo Fonseca palestra hoje na capital maranhense sobre o tema “A Fraternidade e o Sistema da Justiça”. O evento acontecerá às 10h, no auditório do Fórum de São Luís, no Calhau, aberto ao público.
O tema integra a tese de doutorado do ministro e enfocará a fraternidade como fundamento da ordem normativa constitucional, destacando a importância desse princípio enquanto critério interpretativo do conteúdo de certas normas, contribuindo para a aplicação da melhor solução aos casos concretos que chegam à Justiça. Reynaldo Soares da Fonseca é maranhense.

Brasil de desemprego
No Brasil, abre-se uma porta e muitas se fecham. Em outras palavras, enquanto muitos acordam cedo para se dirigirem ao trabalho, outros tantos não conseguem se inserir nesse mercado.
É o drama do desemprego, que poderia muito bem ser minorado, caso os trabalhadores e empresários sentassem para discutir seus problemas. O governo ficaria fora porque reiteradas vezes já demonstrou incompetência.
Mas não não consegue pagar a folha de seus funcionários. A grande contribuição o poder público jamais dará: desonerar a produção de um dos impostos mais pesados do mundo.

Personagens infantis no shopping
O jovem ator carioca Patrick Queiroz foi o primeiro a desembarcar em São Luís para o espetáculo “Princesas e Heróis”, que será apresentado neste domingo, às 16h, no Salomé Hall, no Turu, pela companhia Faz Assim Eventos. Hoje, alguns atores estarão no Shopping
da Ilha fotografando com as crianças, nos horários de 18h, 18h45 e 19h30. Trata-se de um lúdico musical com a presença de vários personagens do universo infantil.

TRIVIAL VARIADO
A quinta-feira foi marcada por duas perdas de figuras muito conhecidas e estimadas na nossa sociedade: Afrânio Weber, que deixa viúva minha amiga Mimita, e Luiz Carlos Pontes, empresário do setor gráfico.

É dada como certa pela direção nacional do PT a candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff à Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Sul.

Últimos dias para as inscrições da sexta edição da corrida de rua “DB Runner”. Promovida pelo Colégio Dom Bosco, a prova será neste domingo, na Avenida Litorânea. Os percursos serão de 5 e 10 Km.

O Senado está prestes a concluir a votação da proposta que acaba com o chamado foro privilegiado em caso de crimes comuns.

Ouvido ontem, numa roda de amigos: “É preciso reformar o mecanismo de prestação de contas das campanhas eleitorais para obter mais transparência, coibindo a hipocrisia”.

DE RELANCE

Marketing em Saúde
O Isan/FGV recebe, neste fim de semana, o Prof. PhD Wagner Pádua Filho para ministrar a disciplina Marketing de Organizações em Saúde, do MBA Executivo em Saúde. Ele é doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), tem pós-doutorado em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade da Florida – USA e é representante da Coordenação Acadêmica da Fundação Getúlio Vargas/Rio. Entre suas publicações estão “Inovação é TUDO” (Editora Atlas), “Marketing em Organizações de Saúde” e “Inovação e Gestão do Conhecimento” (Editora FGV).

Bens duráveis
Após duas quedas mensais consecutivas, a intenção das famílias de comprar bens de consumo como automóveis, fogões e etc, aumentou 1,6% na comparação com abril. Em relação a maio de 2016, o aumento foi de 20,4%, o sexto consecutivo. Os dados são da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Sucessão no DF
Já está começando a se formar a lista dos possíveis candidatos a ocupar o lugar de Rodrigo Rollemberg no governo do Distrito Federal. Os nomes mais cotados, até agora, são José Roberto Arruda, Paulo Octávio, Joe Valle, Agaciel Maia e tem um que está na muda, porque nasceu em Nova Iorque, no Maranhão, que é o Adelmir Santana.

Sem prazo para terminar
Marcado para começar no dia 6 de junho, o julgamento da chapa Dilma-Temer não deve ter um desfecho tão cedo. Primeiro, porque os ministros podem pedir vista e empurrar a decisão para mais tarde. Segundo, porque, apesar de a Constituição dizer no parágrafo 3ºdo artigo 121 que as decisões do Tribunal Superior Eleitoral são irrecorríveis, existe uma brecha para recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O mesmo artigo diz que “são irrecorríveis, exceto quando contrariarem esta Constituição”.

A crise no mundo
Não deu outra. A crise política detonada pelas revelações feitas pelo empresário Joesley Batista, sócio da J&F, repercutiu nas principais publicações internacionais. A inglesa The Economist, por exemplo, escreve que a revelação de que o presidente Michel Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso em Curitiba, põe em risco o governo de Temer. A revista, no entanto, considera ainda ser demasiado cedo para julgar se o “escândalo carnudo”, como afirma ironicamente, forçará Temer a deixar o governo.

Visita técnica
O diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, participa, ao lado dos diretores regionais do Núcleo Desenvolvimento de Corporativo do Nordeste, de uma visita técnica internacional em Londres, na Inglaterra, que tem por objetivos conhecer boas práticas de gestão e oferta de educação profissional e construir plano de parcerias em áreas consideradas estratégicas.

Show com comédia
O youtuber Whindersson Nunes retornará a São Luís para novo encontro com os fãs e admiradores maranhenses. Ele vem dia 21 com o espetáculo “Proparoxítona”, no Ginásio Castelinho, em duas sessões de comédia. Nunes vem conquistando os brasileiros com suas tiradas sobre o cotidiano, narradas em suas histórias de infância. Com quase 20 milhões de seguidores, ele tem crescido cada vez mais na plataforma, o que permitiu levar aos palcos o seu trabalho, em contato mais próximo com os fãs.

Falando em tupi
Começa hoje o curso de aprendizado da língua tupi, oferecido pela Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche, sediada no Beco Catarina Mina, no Centro Histórico de São Luís. As aulas acontecerão todas as sextas-feiras e o curso terá duração de dois meses, ministrado lpela índia guajajara professora Elany Rosa de Assis, bacharel em Direito e especialista na língua nativa.

Vale refletir com Anatole France:
“Nem sabemos nem o que fazer com esta curta vida e já desejamos outra que seja eterna”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH