PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
Durante a II Reunião Ordinária do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiema, que recebeu a visita do superintendente do IPHAN-MA, Mauricio Itapary, o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, aceitou a proposta do representante do patrimônio histórico, de criação de um grupo de trabalho envolvendo representantes do setor público e privado, para discutir ações estruturantes para o Centro Histórico de São Luís. Durante a reunião, Itapary apresentou as principais obras e projetos do I​phan no Maranhão, os executados e previstos, em especial, o projeto estruturante da Rua Grande, idealizado pelo vice-presidente da Fiema e presidente do Conselho Temático, José de Ribamar Barbosa Belo, além da recuperação de prédios históricos do Centro de São Luís, que darão um novo visual à cidade Patrimônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco em 1999. Na foto, o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, com o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e do Sindicor, José de Ribamar Belo, e o superintendente do IPHAN-MA, Mauricio Itapary (Foto: Divulgação)

Jorge Aragão se apresenta em SL
O show do sambista Jorge Aragão é a pedida deste sábado, em São Luís, para os amantes do ritmo mais popular do Brasil. O cantor carioca vai desembarcar na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, onde fará um dançante show, do jeito que ele sabe. Assim como Alcione, Jorge Aragão tem samba nas veias e um jeito muito próprio de cantar. A apresentação promete e deve atrair muita gente para aquele espaço da orla marítima.

Café na praça
Neste domingo, voluntários do Grupo Esperança Viva, formado por ex-dependentes químicos e ex-internos da Fazenda da Esperança, promovem, na Praça Deodoro, um café da manhã solidário.
O objetivo, além da distribuição de alimentos, é levar solidariedade e testemunhos reais de ex-viciados que venceram as drogas.
Atualmente, o Maranhão conta com seis unidades da Fazenda da Esperança, nos municípios de Bacabal, Balsas, Caxias e Coroatá.
Avaliada como a maior obra da América Latina de recuperação de dependentes químicos, existe em 15 países, tendo como proposta a convivência em família, o trabalho como processo pedagógico e a espiritualidade rumo ao encontro de um sentido de vida.

Semana de Enfermagem
A Associação Brasileira de Enfermagem do Maranhão e o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão se organizam para a realização, entre os dias 10 e 12 de maio, na Universidade Federal do Maranhão, da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem e 48ª Jornada Maranhense de Enfermagem. O tema será “Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.
A programação será composta de palestras, minicursos, conferências, paineis e fóruns. As palestras serão realizadas por profissionais do Ceará, São Paulo e Maranhão. O público-alvo serão enfermeiros e técnicos de enfermagem, estudantes de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.
A conferência magna, com o tema “Cenário das Boas práticas de Enfermagem: da micropolítica à construção de uma sociedade democrática”, será ministrada pelo professor Ítalo Rodolfo Silva, do Rio de Janeiro, e a conferência de encerramento, com tema “O contexto atual da pesquisa em enfermagem: dificuldades e avanços”, por Santana de Maria Alves de Sousa, professora da UFMA.

Saindo da recessão
O FMI prevê que neste ano o Brasil sairá da recessão ao crescer 0,2%. Em 2018, a economia brasileira terá um desempenho ainda melhor, com elevação de 1,7%, 0,2 ponto percentual a mais do que o previsto pelo órgão em janeiro.
No relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, o FMI diz que a melhora da situação do Brasil é resultado de uma menor incerteza política, da distensão da política monetária e do avanço do programa de reformas.

Reumáticas
Grande problema de saúde pública, o diabetes está ligado a uma variedade de manifestações musculoesqueléticas.
Com base nas tendências atuais, mais de 360 milhões de pessoas terão a doença por volta do ano de 2030.
De acordo com o médico radiologista Jouglas Melo, da clínica Imedical, no Shopping da Ilha, as principais afecções reumáticas encontradas nos pacientes são síndrome das mãos rígidas, contratura de Dupuytren, dedos em gatilho, capsulite de ombro, periartrite calcificada de ombro, síndrome
do túnel do carpo e artropatia de Charcot.

Mais valiosa
Divulgado levantamento sobre o valor de mercado de 283 empresas no ano de 2017. Entre os nomes, a MRV Engenharia foi destacada como a mais
valiosa do setor de construção na América Latina.
A pesquisa, realizada pela Economática, verificou 25 setores e destacou que o maior crescimento percentual de valor de mercado ocorreu no setor de construção, com 19 empresas.
A MRV Engenharia é também a décima segunda maior empresa em valor de mercado da América Latina e Estados Unidos.
Entre as 25 maiores empresas do setor por valor de mercado, há ainda outras nove empresas latinas.

Biometria até 2018
O Tribunal Regional Eleitoral deverá estar com 70% do eleitorado apto a votar usando a biometria até 2018 no Maranhão. Atualmente, o Estado conta com mais de 4 milhões de eleitores, dos quais cerca de 2 milhões, de 46 municípios, já estão biometrizados e, neste ciclo de 2017/2018,
serão mais de 1 milhão.
Entre os benefícios do recadastramento biométrico estão a maior credibilidade ao processo de votação eletrônica com utilização de um procedimento preciso e seguro para identificação do eleitor e a possibilidade de criação do registro de identificação civil.

TRIVIAL VARIADO

O grupo Solteirões do Forró faz show neste sábado no Valparaíso Acqua Park, na festa “Tardezinha do Solteirões”. A banda é liderada por Zé Cantor, conhecido como “Gogó de Ouro”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para o dia 25 deste mês o prazo para encerramento da coleta de dados do módulo “Situação do Aluno do Censo Escolar”.

Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, disse que a economia brasileira virou a página por causa, em parte, das políticas fiscal e monetária, adotadas recentemente pelo governo.

Hoje, no Oak Lungomare, na Praia do Meio, tem Beach Party Sunset, com os DJs Blemes, Cahio Massuci e Habibe.

Para alertar e prevenir o público sobre a hipertensão arterial, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas realizará, na próxima quarta-feira, o “IBRAPP + Saúde”, evento que ocorrerá no campus da UFMA, Tribunal de Justiça do Maranhão e Secretaria de Segurança Pública.

DE RELANCE

Belo em São Luís
O cantor Belo, que há cinco anos não pisava em São Luís, retorna à capital para show neste sábado, na Nova Batuque. Vem com todo o pique e, principalmente, porque faz vai comemorar seu aniversário nesse mesmo dia. Belo, que já se evolveu em algumas polêmicas, parece passar ileso sobre o tapete da fama. Talvez por causa de sua música, sempre em sintonia com o romantismo.

Registro civil
O Supremo Tribunal Federal começou a julgar o processo em que deve ser decidido se transexuais podem alterar o nome no registro civil sem a realização de cirurgia de mudança de sexo. Atualmente, a alteração nos documentos oficiais, como carteira de identidade, não é permitida porque não está prevista na legislação. O processo, no entanto, ainda deverá ser julgado em conjunto com outras ações que tratam do mesmo tema.

Fisiologia Humana
A médica Hosana Reis está em São Paulo para mais uma temporada de atualização profissional. Na capital paulista, ela participa de módulo internacional sobre Fisiologia Humana, com a médica americana Jennifer Landa. Hosana Reis, como se sabe, integra o seleto grupo de médicos que desenvolvem programas para uma longevidade saudável e medicina preventiva.

Prostituição infantil
Réu condenado em segunda instância por envolvimento com prostituição infantil poderá ficar impedido de assumir qualquer cargo público. É o que está previsto no projeto de lei aprovado pelo Plenário do Senado por 68 votos a favor e apenas um contrário. A matéria ainda será analisada pela Câmara dos Deputados. A proposta, do senador Cristovam Buarque, altera a Lei de Inelegibilidade para determinar que a pessoa não pode assumir qualquer cargo público se estiver respondendo judicialmente a imputações de envolvimento direto ou indireto com o crime de prostituição infantil.

Calvin Klein
A Calvin Klein Jeans, que em São Luís pode ser encontrada no São Luís Shopping, sempre com novidades, está apresentando coleção feminina marcada por looks rebeldes e sexies. Autêntica e descompromissada, traz uma grande variedade de formas, que misturam acabamentos de alto nível com elementos desconstruídos. Uma das linhas da nova coleção aposta no luxo provocante, com peças com cara de lingerie, casacos de pelo e jaquetas oversized. A sofisticação fica por conta do veludo molhado, dos metálicos, do látex e dos resinados. Tudo em sintonia com os anos 90.


Foro privilegiado
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deve pautar para a segunda quinzena de maio uma ação que restringe a regra do foro privilegiado de políticos. A medida poderia tornar mais ágil o andamento de processos da Lava Jato. A abertura de 76 novos inquéritos pela força-tarefa deixa a Corte com falta da estrutura para conduzir os processos em grande quantidade, incomum para os padrões do tribunal.

Para pensar com José Saramago:
“As palavras proferidas pelo coração não tem língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH