PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
CASAL DE grande charme no jantar de domingo do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol: Nilson Frazão Ferraz e Flávia, que aproveitaram para atualizar as conversas com o empresário e amigo José Carlos Salgueiro (Foto: Divulgação)
A neurologista especialista em Demência Aline Borges, que esta semana participará do “III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer”, na Assembleia Legislativa do Maranhão, quando falará sobre o tema “Fase pré-clínica da Doença de Alzheimer” (Foto: Divulgação)

Chegou o outono
Figurando como uma das mais belas e poéticas estações do ano, o outono chegou ao Hemisfério Sul. Desde ontem, dia e noite têm praticamente a mesma duração. E à medida que a estação avança, os dias ficam menores e as noites maiores, até o início do inverno, em 21 de junho.
No outono, os raios solares já não mais incidirão diretamente no Hemisfério Sul, mas começarão a incidir de forma inclinada, diminuindo a quantidade de radiação que chega. Por isso, o outono é uma estação que apresenta temperaturas mais amenas.
“Tu és folha de outono voante pelo jardim. Deixo-te a minha saudade – a melhor parte de mim”, diria Cecília Meireles.

Duas faces
Sobre a opinião de que o goleiro Bruno tem direito a uma chance de ressocialização, mas não no futebol, porque esse esporte serve de inspiração para crianças, posso até concordar que as crianças (e penso que até alguns adultos) se espelham nos jogadores de futebol.
Contudo, Bruno sequer foi condenado. E, mesmo que tivesse sido condenado, ele tem o direito de recomeçar.
Se, por um infortúnio da vida, em um momento de loucura, em uma briga de trânsito, você empurrar outro motorista, e este bater com a cabeça no meio-fio e vir a óbito? E você for preso e condenado! Ao cumprir ou progredir a sua pena, você acharia justo que as empresas de comunicação lhe fechassem as portas? É um tema que merece reflexão.

Audições para musical
As sessões de audição para artistas interessados em participar do elenco do musical sobre João do Vale, uma iniciativa do Teatro Arthur Azevedo em homenagem aos seus 200 anos, serão realizadas quarta e quinta-feira desta semana, à tarde e à noite.
Aliás, está em São Luís, e aqui permanece até o mês de junho, o diretor do musical Vinicius Arneiro, fundador e diretor artístico da Cia. de Teatro Independente do Rio de Janeiro.
Arneiro trabalhou em grandes espetáculos, entre os mais recentes destaca-se “Cássia Eller, O Musical”, que retratou a vida e a carreira da cantora brasileira e que passou por todos os estados do Brasil, com público de mais de 70 mil pessoas.

Centenário de Fátima
Em maio de 2017, completa 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, na Cova da Iria. As aparições, aliás, deram origem ao santuário, considerado um dos mais importantes do mundo e centro de propagação da devoção mariana.
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, está entre os santuários marianos mais visitados do mundo. Pelo menos 5,6 milhões de peregrinos, de 83 países, já passaram por lá.
A visita do Papa Francisco, no dia 13 de maio, será, naturalmente, a iniciativa mais marcante de toda a vivência do centenário dentro da programação especial alusiva à efeméride.
Um grupo de maranhenses comandado por Thatiana e César Bandeira, com receio de enfrentar os tumultos provocados pela multidão de fiéis que certamente passará por lá durante a visita papal, decidiu visitar Fátima uma semana antes da chegada do Papa. Assim, aproveitam para comemorar o aniversário do casal, já que os dois mudam de idade na primeira semana de maio.

Três anos de Lava Jato
A maior operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do Brasil completou três anos. Tudo começou com quatro investigações da Polícia Federal: Dolce Vita, Bidone, Casablanca e Lava Jato.
As três primeiras são nomes de filmes clássicos, escolhidos de acordo com o perfil de cada doleiro investigado. A última fazia referência a uma lavanderia e a um posto de combustíveis em Brasília, que eram usados pelas organizações criminosas. Desde então, já se foram 38 fases da Operação Lava Jato. Nesse período, os investigadores apuraram fatos relacionados a empreiteiras, doleiros, funcionários da Petrobras e políticos.

Morosidade e desestímulo
Empresários reclamam com frequência da morosidade quando dependem do setor público. Acabam sendo vítimas de burocratas que retardam o andamento de processos ou a concessão de um carimbo. Vivem num mundo à parte, desconhecendo a realidade de quem investe, gerando emprego e renda. Esse é um elemento fundamental de perturbação da capacidade produtiva, a chamada máquina de moer eficiência.
Para abrir e manter um negócio é preciso não só capital, mas também uma dose de paciência.

Apoio à Caravana empresarial
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL São Luís), Fábio Ribeiro, e a conselheira do Sebrae no Maranhão, Luzia Rezende, fizeram uma visita ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Edílson Baldez para agradecer oficialmente o apoio do órgão à participação da caravana empresarial maranhense na 106ª edição da NRF. O evento, realizado em Nova York, é a maior feira mundial do varejo e apresentou as inovações e tendências do segmento.

TRIVIAL VARIADO
Fato incomum: o prefeito de São Paulo, João Dória, entre as diversas parcerias público-privadas, viabilizou a convocação de 120 moradores de rua para trabalharem em unidades da rede de lanchonetes McDonald’s.

Viciado em viagens desde muito jovem, Luiz César Leite, que tem passaporte carimbado por 156 países, iniciou ontem um passeio diferente: com a esposa Tânia passa uma semana percorrendo rios da Amazônia.

Com a crise financeira que o Brasil passa, não há perdão, nem consideração por parte dos credores. Até mesmo os anúncios fúnebres foram afetados pela crise econômica. Além de menores, agora são pouquíssimos.

Pergunta que não ofende: quando serão divulgados os resultados das investigações sobre a queda do avião que matou o ministro do STF Teori Zavascki?

É grande a expectativa em torno do show que Sandra Duailibe, Farlley Derze e Antenor Bogéa realizam em São Luís, dia 7 de abril, no Teatro da Cidade.

Hoje, a partir das 19h, na concessionária Entreposto Nissan, Manuel Plantier fará a apresentação do novo Nissan Frontier. Com a mais alta tecnologia japonesa e um estilo moderno e robusto, a picape leva você a qualquer lugar.

O caderno PH Revista do último fim de semana com a reportagem de um casamento em Puebla, no México, foi postado pelo famoso decorador Jaime González em sua página no Instagram.

O Plano de Saúde Cassi e o Hospital São Domingos fumaram o cachimbo da paz. Sendo assim, todos os serviços contratados voltaram a funcionar normalmente.

A gerente do Restaurante Senac, Gabriela Vasconcelos Tavares, lança hoje a nova opção da casa para as terças-feiras: o menu executivo enriquecido de comidas japonesas.

DE RELANCE

Sábado em Panaquatira
Produtor, cantor e compositor, Keno Kariston Muniz Teixeira reuniu a família e numerosos amigos no sábado passado para comemorar seus bem vividos 40 anos. E o fez com uma tarde festiva no aprazível sítio de seu pai, colunista Zé Cirilo, em Panaquatira. O aniversariante é apaixonado por cinema e fez questão de fazer da sétima arte o tema da comemoração que reuniu gente de prestígio como o empresário e ex-deputado Manoel Ribeiro (com a esposa Aline), Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, José Luís Maciel, Gilson Oliveira de Abreu, o poeta e compositor José Lopes ao lado do meu velho amigo Coronel Marcos Antonio Pimentel, o cirurgião plástico Jair Garcêz com Sheila e os filhos, entre muitos outros que curtiram momentos do mais agradável convívio.

Aceitamos “fiado”
Uma coisa voltou a ganhar força com a crise: a velha e tradicional compra na caderneta para pagar só no final do mês. No ano passado, até meio milhão de famílias começaram a adotar o pagamento fiado para abastecer a despensa com itens básicos, como alimentos e produtos de higiene e limpeza, e driblar o aperto no orçamento doméstico. Em 2016, 14,1 milhões de famílias usaram ao menos uma vez a caderneta para ir às compras nos mercadinhos de bairro, padarias e açougues. No ano anterior, 13,5 milhões de famílias tinham usado ao menos uma vez a caderneta como forma de pagamento.

Os encantos da Disney
Quem fez agora uma visita muito proveitosa ao mundo mágico da Disney World, em Orlando, foi a empresária Rosamy Belisário, que em São Luís comanda com muita garra e competência a Malharia Bege. Enquanto o Brasil inteiro estava mergulhado na folia do Carnaval, ela foi com a filha Geórgia e o neto Roberto, que moram em Brasília, passar duas semanas num resort localizado no coração do maior centro de divertimento infantil do mundo. Voltou de lá remoçada e no mais absoluto estado de graça.

Melhor seria silenciar
A entrevista do representante do Ministério da Agricultura deveria ter como fundo musical Palpite Infeliz, de Noel Rosa. Disse que o escândalo com a venda de carnes estragadas e contaminadas pelos principais frigoríficos do País “não é um fato cotidiano, são fatos isolados” e que “a população tem que estar atenta para coisas anormais nos produtos em prateleiras de supermercados”. Será que há um carimbo na embalagem para identificar a carne com produtos cancerígenos em doses altas, com reembalagem de produtos vencidos e contaminada por bactérias?

Dias sem comer
Com os escândalos do leite e da carne, querem transformar os brasileiros em faquires. Essas figuras, que tiveram origem na Índia, tornaram-se conhecidas na década de 1950. Apresentavam-se dentro de urna de vidro lacrada, em locais públicos, anunciando que passariam dias sem comer. Para muitos espectadores ficava a desconfiança: à noite, o faquir fazia um lanchinho com produtos não contaminados.

Questão fundamental
Reforma política só será verdadeira se mudar o conceito de partido. Hoje, na maioria, virou sinônimo de dominação e comando oligárquico. O que menos importa é a obediência ao programa. Prevalecem os interesses na busca do poder, de privilégios, de sinecuras e de fontes de arrecadação do dinheiro público ou privado.

Tesoura injusta
Os credores seguem sendo espoliados pelos precatórios. Os governos devem, negam-se a cumprir decisões judiciais e, quando pagam, arrancam desconto absurdo de 40 por cento. Sobre o assunto, uma das melhores definições é do advogado Ives Gandra Martins: “O calote oficial sempre foi a marca dos governos, mesmo daqueles considerados bons numa perspectiva histórica, como se o privilégio da imoralidade fosse privilégio dos homens públicos.”

Essa contradição ambulante
Pais e mães tentam, bravamente, organizar a relação entre os filhos e seus telefones celulares. Estabelecer limites no uso da tecnologia em nome da interação com os semelhantes é uma causa nobre. Mas tem a hora do cessar-fogo: o celular é um baita aliado nesses tempos de violência e de loucura. Especialmente quando os filhos estão longe de casa, é preciso saber sempre se eles estão bem.

Para refletir com autor desconhecido:
“Se queres ser bem-sucedido na política, cultiva essas duas grandes virtudes: a sinceridade e a sagacidade. Sinceridade é manter a palavra empenhada, custe o que custar. Sagacidade é nunca empenhar a palavra, custe o que custar”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH