Mostra

Olhar feminino na telona

  •  

Mostra “Cinema Por Elas” está em andamento no Cine Praia Grande e últimos filmes serão exibidos hoje e amanhã

0
Cena de “Fogo sagrado”, de Jane Campion, atração de hoje, às 18h.
Cena de “Fogo sagrado”, de Jane Campion, atração de hoje, às 18h. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Treze filmes dirigidos por mulheres cineastas, com cópias em alta definição, estão sendo exibidos no Cine Praia Grande (Centro Histórico) na terceira edição da mostra “O Cinema Por Elas”, que homenageia diretoras fundamentais da história do cinema, como Leni Riefenstahl e Chantal Akerman, cineastas que quebraram paradigmas, tais como Jane Campion e Samira Makhmalbaf e também importantes criadoras de tendências no cinema contemporâneo, que é o caso de Sofia Coppola e Kathryn Bigelow.

Na programação de hoje, serão exibidos os filmes “Um divã em Nova Yorque”, de chantal Akerman, às 16h20, e “Fogo Sagrado”, de Jane Campion, às 18h. O primeiro aborda a história do doutor Henry Harriston (William Hurt), um importante psicanalista novaiorquino, e Béatrice Saulnier (Juliette Binoche), bailarina francesa, que decidem trocar de apartamentos por algumas semanas, para fugir do estresse e da rotina. Mas como a decisão é tomada da noite para o dia, eles acabam precisando se envolver nos assuntos pessoais, profissionais e amorosos um do outro, já que os pacientes de Henry encaram Béatrice como uma substituta e os pretendentes amorosos de Béatrice começam a importunar o psiquiatra.

“Fogo Sagrado”, por sua vez, tem no elenco Kate Winslet e Harvey Keitel. Contrariando sua família, Ruth Baron (Kate Winslet), uma jovem australiana, viaja para Índia numa viagem de descobertas e aventuras. Lá se junta à legião de fanáticos do guru Chidaatma Baba. Sua mãe vai ao seu encontro para convencê-la a voltar para a casa. Seus pais chamam, então, o conselheiro espiritual americano P.J. Waters (Harvey Keitel) para tentar trazê-la de volta a normalidade.

Amanhã, a programação será encerrada com a exibição de “Maldito Coração”, de Asia Argento, às 16h20. Logo depois, haverá Sessão Especial Coletivo Salé, com entrada franca. “Maldito Coração” traz Asia Argento e Marilyn Manson no elenco. Ainda criança, Jeremiah (Jimmy Bennett) é retirado de sua família adotiva contra sua vontade por sua mãe natural, Sarah (Asia Argento). Obrigado a viver ao lado da mãe, Jeremiah passa por situações violentas e que envolvem drogas e pedofilia.

Conforme Raffaelle Petrini, diretor executivo do Cine Praia Grande, a mostra incita uma reflexão sobre a presença das mulheres na produção cinematográfica de uma forma geral. Petrini revelou que idealizou a mostra exatamente por ter percebido uma carência de filmes lançados por mulheres no circuito exibidor.

“Para se ter uma ideia, se nós visualizarmos um panorama de lançamentos brasileiros colocando uma média de 150 lançamentos, apenas 15 ou 20 serão de filmes dirigidos por mulheres. É por essa razão que homenageamos nomes que quebraram paradigmas nesse contexto”, disse Petrini.

Para o diretor, o problema é uma herança da indústria cinematográfica, predominantemente masculina, mas o caminho vai sendo aberto com o advento do novo milênio. “Esta, sem dúvida, é uma das mostras mais satisfatórias que realizamos”, revelou.

Serviço

O quê

Mostra “O Cinema Por Elas”

Quando

Hoje e amanhã

Onde

Cine Praia Grande (Centro Histórico)

Sessões

Hoje

16h20: Um Divã em Nova Yorque


18h00: FOGO SAGRADO, de Jane Campion

Amanhã

16h20: Maldito Coração


18h: Sessão Especial Coletivo SALÉ (entrada franca)

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.