Intercâmbio

Cultura japonesa será destaque em programação em São Luís

  •  
  •  

Atividades da Semana do Japão no Maranhão, como oficinas de origami e Ikebana, serão realizadas de quinta-feira a sábado, na capital

0
Cultura japonesa, como o taiko (tambor), será destaque em São Luís
Cultura japonesa, como o taiko (tambor), será destaque em São Luís (Foto: Reprodução)

A cultura japonesa será destaque em uma programação especial realizada de quinta-feira (23) a sábado (25) em São Luís. As atividades da Semana do Japão no Maranhão incluem demonstração e oficina de ikebana (arranjo floral), Origami (dobradura de papel), arte marcial, Yukata (vestimenta japonesa típica de verão), Mangá (história em quadrinhos japonês), dança folclórica japonesa e taiko (tambor japonês).

A programação - que tem entrada franca - é uma promoção do Consulado do Japão em Belém, Fundação Japão e Cemp-MA, com apoio da Associação Nipo-Brasileira do Maranhão, e será realizada na Cemp-MA, localizada na Rua Rio Branco, 331, no Centro. A abertura será na quinta-feira (23), a partir das 18h30, com apresentações de dança ao som do tambor.

Programação

Dia 23 (quinta-feira)

18h30: Abertura da Semana com apresentação de dança folclóricas japonesas e dos sons do taiko (tambor japones), com a participação também dos artistas locais. É a primeira vez que essas artes serão apresentados na capital maranhense.

Dia 24 (sexta-feira)

Bolsas de Estudo

O Governo do Japão oferece anualmente diversas bolsas de estudo aos estudantes e pesquisadores do mundo inteiro, inclusive do Brasil. Em Belém, o Consulado do Japão em Belém recebe inscrições para concurso de bolsas de estudo no Japão para a modalidade de pesquisador, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar, conforme os requisitos básicos: ser brasileiro e fluência na língua inglesa ou japonesa. Ainda, para pleitear vaga de pesquisador e educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para as demais modalidades, a idade é de 22 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído o ensino médio.

Dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado)

Yukata 浴衣

Yukata é uma vestimenta japonesa informal de verão. Nos festivais de verão japonês (matsuri), geralmente encontra-se pessoas usando yukata. Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (ryokan) e em estação de águas termais (onsen) do Japão. A palavra yukata literalmente significa “roupa de banho”.Yukata pode ser usado por homens, mulheres e crianças.

Dança folclórica japonesa (Bon-Odori) 民謡

Esta dança faz parte de um período de homenagens aos espíritos dos antepassados, que corresponde ao Dia dos Finados no Ocidente. Nessa ocasião, as pessoas se confraternizam por meio dessa dança, por acreditarem que os espíritos também participam deste momento.

Ikebana (生花)

A arte do arranjo floral japonês enfatiza os aspectos lineares e formas do arranjo, que inclui o vaso, caules, ramos, flores e folhas. Há diversos estilos de Ikebana, tais como Sangetsu, Ikenobo e Ohara. Ikebana, em japonês significa "flores vivas", também é conhecida como KADO - a via das flores. A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules, folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da Escola".

Mangá (漫画)

O Mangá é a "história em quadrinhos" no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o Mangá. Vários Mangás dão origem a animes para exibição na TV, vídeo e em cinema, assim como há o processo inverso em que os animes tornaram-se edições impressas.

Origami 折紙 (dobradura de papel)

Palavra de origem japonesa vem do verbo “oru” = dobrar e “kami” – papel. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades especiais e de idade, com excelente resultado.

Soroban (ábaco) (算盤)

Aprenda a calcular e desenvolver habilidades de raciocínio e memorização com a calculadora japonesa.

Taiko (tambor japonês)(太鼓)

O taiko é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Serviço:

Local: CEMP-MA

Local: Rua Rio Branco, 331 – Centro, São Luís (MA)

Maiores informações:

(98) 3221-4405 (CEMP-MA), Site: http://www.cemp-ma.com.br/

(98) 988842-9548 (Sr. Yamada, Ass. Nipo-Brasileira do Maranhão)

(91)3249-3344 (Consulado do Japão), Site: http://www.belem.br.emb-japan.go.jp/pt/index.html

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.