O Estado na Folia

Thais Moreno vai brilhar no Carnaval de São Luís e no interior

  •  

Com projeto centrado no mais dançante repertório da “axé music”, a artista dará a largada em São Luís, na sexta-feira (24)

0
Thais Moreno vai brilhar no Carnaval de São Luís e no interior
Thais Moreno tem repertório de axé (Foto: Divulgação)

Potência e charme

Charme e desenvoltura definem o vozeirão Thais Moreno, que está de caso com a folia da capital e do interior. Com projeto centrado no mais dançante repertório da “axé music”, a artista dará a largada em São Luís, na sexta-feira (24). No sábado, cruzará o Estreito dos Mosquitos, para show em São João Batista. No domingo, estará em Cururupu, sobre o trio do bloco “Vim Ti Arrastar de Dia”. Na segunda-feira, será recebida pelos foliões em Raposa. Na terça-feira, dará tchau para a festa em Vargem Grande.

Magia dos clubes

Indelével é a magia do Carnaval nos clubes. Apesar de toda a avalanche de itens da modernidade, há quem os prefira. Nesta capital, o Baile de Ouro da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) nos dá esse alento para recordar. Está confirmado para a noite de 24 de fevereiro, com a presença do Bicho Terra e da banda da Máquina de Descascar Alho. Nos dias 25, 26 e 27, acontecerão os vesperais, para os baixinhos.

Na Madre Deus é assim

Bem que a folia poderia começar com a luz do Sol em São Luís. O exemplo é a Madre Deus, com palco armado quase em frente à Casa de Artes Barrica, no Largo do Caroçudo. Lá, os tambores rufam às 15h. Por outro lado, e infelizmente, o público geralmente se atrasa. Sábado, a lista incluirá Apoteose, Tribo de Índio Tupiniquim, escola de samba Flor do Samba, Tôdimais, Os Tremendões e Os Brasinhas. No domingo: Banda do Galo, Marabloco, C. de Asa, Fuzileiros da Fuzarca, Os Baratas, bateria da Turma do Quinto e Máquina de Descascar Alho.

Bicho Terra anima o Carnaval do Maranhão (Foto: Divulgação)

Como nas festas de Paris

Os bailes de máscaras (ou bals masqués, no bom francês) foram os precursores do entrudo moderno no Brasil. No século XIX, marcaram a adesão da nova burguesia capitalista à folia e a incorporação do luxo e da sofisticação característicos das festas de Paris ao ziriguidum brasileiro. Por vezes, ressurgem graças ao entusiasmo de produtores culturais. Em São Luís, os foliões sentirão um pouquinho do gosto dessa magia no “Baile de Máscara em Casa de Sarau”, que acontece hoje, na Rua da Palma, na Praia Grande.

Flávia com Miguelito

A linda voz de Flávia Bittencourt será marcante nesta folia. A cantora é a convidada especial do divertido Bloco do Miguelito, com largada neste sábado, no boteco “Samba, Cerveja e Futebol”, no bairro Recanto dos Vinhais. Além de Bittencourt, foram escalados Feijoada Completa, Bicicletinha do Samba, Banda do Jegue, bateria da escola de samba Turma do Quinto (com Gabriel Melônio nos vocais) e Roberto Ricci.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.