PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
GRUPO de empresários maranhenses de sucesso: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Amaro Santana Leite, Zeca Belo e César Bandeira (este, está comemorando a vitória do filho Carlos Eduardo, que ganhou nota máxima na defesa de sua tese de mestrado na Makenzie (SP), sobre o tema “Democracia deliberativa e Direito Social) (Foto: Divulgação)
O JUIZ Cristiano Simas de Sousa, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, comemora a conquista, pela terceira vez consecutiva, do cumprimento das Metas (GPJ) do Conselho Nacional de Justiça para o ano de 2016. Ao lado de sua equipe e fazendo um trabalho elogiado naquele município, para ele a verdadeira justiça não se faz na resolução das grandes demandas, mas no amparo daqueles mais desassistidos, das pessoas mais pobres, ou seja, dos que já não mais possuem a mais pura esperança (Foto: Divulgação)

Clube de Engenharia
O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Antonio Emanuel Miguez Dias, aposta na qualificação profissional para amenizar os efeitos da retração no mercado da construção civil.
A entidade está oferecendo cursos para engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações e construção civil, e para estudantes.
As inscrições podem ser realizadas na sede do Clube, na Avenida dos Holandeses, Calhau, na cobertura do Edifício Century, nas proximidades da AABB, de segunda a sexta-feira.

Clube de Engenharia 2
Profissionais altamente qualificados foram escalados para ministrar os cursos. Letícia Amara, por exemplo, coordenará o curso “Orçamento de obras na construção civil”.
Luiz Hadade ficou com os cursos de “Instalação de água fria”, “Sistema contra proteção a descargas atmosféricas”, “Sistema de proteção e combate a incêndios” e “Sistema de detectores de alarmes para incêndios”.
Franklin Veras foi escalado para os curso da área de informática, incluindo o atualíssimo “Naviswork” e o “Auto Cad”. Os cursos acontecem de abril a setembro, com descontos e promoções.

PH Revista
Cinco mandamentos criados especialmente para o Almoço do PH Revista em clima carnavalesco, sábado próximo, na deslumbrante casa de eventos PALAZZO, entre o Olho d´Água e Araçagy:
1) As camisetas/fantasias são de uso obrigatório mas só garantem o acesso à festa para quem tiver seu nome confirmado na Lista de Convidados;
2) Correrá sério risco de passar vexame na porta quem tentar burlar essa recomendação que vale para todos os convidados: só entra com a camiseta/fantasia, que pode ser customizada, mas também precisa ter o nome na lista;
3) O salão será aberto às 13h30. É também nesse horário que começa a programação musical da tarde/noite que terá grupos locais se apresentando e uma grande orquestra de São Paulo com um grupo de passistas e mulatas que não estão no mapa;
4) A entrada para o PALAZZO, localizado na Avenida São Paulo, n° 1, cuja entrada é 100 metros antes do Colégio Maristas, que fica do outro lado da pista;
5) No PALAZZO, os convidados contarão com serviço de manobristas, além de uma equipe de vigilantes que darão todo o apoio necessário aos foliões, na chegada e na saída da festa.

Campanha de prevenção
Especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, a VLI está realizando, durante todo o período de volta às aulas, um trabalho de prevenção junto a motoristas de transporte escolar rural que cruzam a Ferrovia Norte Sul.
A campanha de segurança alcança os motoristas de transporte escolar dos municípios do Maranhão e Tocantins que atravessam a Norte Sul.
O objetivo é alertá-los sobre a importância de adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea. A iniciativa integra o calendário anual de ações de segurança da empresa, voltadas para reforçar, com as comunidades, a importância da prevenção, como observar sempre a sinalização ferroviária para evitar riscos de acidentes, em especial nas passagens em nível ao longo da ferrovia.

Projetos comunitários
Por meio do Instituto Alcoa, todos os anos a Alumar abre inscrições para selecionar e apoiar novos projetos comunitários, com vistas à melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Para orientar sobre os critérios e ferramentas de elaboração, o consórcio promove o “Workshop de Capacitação de Projetos Comunitários”.
A edição deste ano aconteceu na última terça-feira, no auditório da Fiema, reunindo cerca de 300 líderes comunitários, com a presença do diretor da Alumar, Helder Teixeira, a gerente do Sistema de Gestão, Meio Ambiente, Segurança e Relações Institucionais, Dulcimar Soares, o gerente da Refinaria, Carlos Caheté, e a supervisora de Relações Institucionais, Joana Burgos.

Coisas escancaradas
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está certa. Recentemente, ela defendeu o princípio da publicidade total na vida pública.
Disse que não existe República possível se as coisas não estiverem escancaradas. E se manifestou em julgamento no CNJ sobre um pedido de providências em que o Sindicato dos Servidores da Justiça de Tocantins solicitava ao órgão que barrasse a publicação de informações sobre a produtividade de servidores, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO).
A ministra considerou que devem ser tornadas públicas todas as informações acerca da produtividade de servidores públicos, de modo que possam ser comparadas pelos cidadãos e que os próprios funcionários públicos possam melhorar sua atuação. O entendimento dela prevaleceu no julgamento.

Ethos ganha novo associado
As empresas associadas ao Instituto Ethos compartilham entre si o princípio do estabelecimento de padrões éticos de relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, acionistas, poder público e meio ambiente. O mais novo associado é o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos fundada pela MRV Engenharia, que também partilha desses princípios.

TRIVIAL VARIADO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos cenários, do 1º e 2º turnos, das eleições de 2018. Só o tapetão para segurar o homem.

A verificação em duas etapas para o WhatsApp já está disponível para todos os usuários. Com ela, é possível colocar uma senha no aplicativo que servirá como uma camada extra de segurança quando a pessoa for cadastrar o seu em novos aparelhos.

A festa de Carnaval do Serviço Social da Indústria (SESI) promete animar foliões em São Luís e em mais três cidades: Caxias, Bacabal e Imperatriz.

Promete o último sábado de folia com o Bloco Aurora, na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea. A edição de encerramento receberá o fenômeno Léo Cachorrão, direto de Teresina (PI), e a banda maranhense Vamu di Samba.

DE RELANCE

Comissários
Alunos do curso de Comissário de Voo promovido pelo Aeroclube do Maranhão participam, neste sábado, às 16h, de visita técnica à aeronave pousada no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. A orientação estará a cargo do comissário de voo Paulo Souza, um dos instrutores do curso. Maranhense de Viana, Paulo foi aluno da primeira turma de comissários formados pelo Aeroclube e, atualmente, integra a equipe de comissários de uma grande companhia de aviação que opera no Brasil.

“As Fofinhas”
Vai se aproximando a festa “As Fofinhas”, dia 23 deste mês, no Espaço Renascença, em clima de Carnaval. A corrida por convites esta semana é um sinal de que os foliões buscam compartilhar momentos de alegria e descontração e, no ensejo, ajudar o Educandário Santo Antônio. É que a renda deste evento será destinada, exclusivamente, para aquela instituição. O baile, vale lembrar, receberá no palco o cantor Pepê Júnior.

Thaynara OG em “Internet”
No próximo dia 22, às 19h30, no hall do Centerplex Cinemas, no Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar, será lançado o longa-metragem “Internet - O filme”, com a presença das blogueiras Thaynara OG e Pathy dos Reis, uma vez que ambas estão no elenco da trama. O grande público poderá assistir ao filme no dia seguinte.

Finanças no consultório
Atendendo a um convite dos médicos integrantes do projeto do novo complexo Ilha Medical, o neurocirurgião Francinaldo Gomes ministra hoje, às 19h, palestra intitulada “Finanças no consultório: como maximizar os resultados”, para marcar o lançamento daquela clínica instalada no Shopping da Ilha. O objetivo é ensinar profissionais da saúde a cuidarem das finanças de seus consultórios e clínicas para que obtenham lucros crescentes e conquistem a sustentabilidade. Vale frisar que o palestrante é autor dos livros “Bolsa de Valores para Médicos” e “Finanças no consultório: como maximizar os resultados”.

Pequenos na folia
Uma aula de zumba para foliões mirins dará o tom ao Bailinho de Carnaval do Rio Anil Shopping, com agenda neste sábado e domingo. Sábado, a folia terá lugar na loja Ri Happy, das 16h às 19h. No domingo, o clima de fantasias invadirá a Praça de Alimentação, com show da divertida banda Curumim Peralta, das 18h às 20h.

Sistema de Qualidade
O professor Marcelo Oliveira, um dos mais gabaritados do eixo Rio-São Paulo na área de Sistema da Qualidade, está em São Luís e permanece até amanhã, ministrando módulo para as turmas dos cursos de Engenharia de Manutenção e de Qualidade da Faculdade de Negócios Faene. A instituição, aliás, ultima preparativos para o início do primeiro semestre com as novas turmas de Administração e de Logística, com início em 6 de março.

Projeto “Qualificar”
O Senac em Timon bateu o martelo para a largada do programa “Qualificar”, que objetiva o desenvolvimento de ações que possibilitem a geração de renda e a empregabilidade para usuários de programas sociais. Serão ofertados cursos profissionalizantes para a população, os quais ocorrerão na unidade educacional do Senac e no CRAS do município, durante todo este ano.

Pré-Carnaval
O pré-Carnaval de Rua da Madre Deus 2017 encerra neste fim de semana. Sábado e domingo, vários grupos se revezarão no Largo do Caroçudo, para fechar com chave de ouro o evento que foi sucesso de público desde que começou a ser realizado, dia 4 de fevereiro. A programação começa às 15h. Amanhã, a festa abre com o grupo Apoteose, seguido de Tribo de Índio Tupiniquim, escola de samba Flor do Samba, grupo de samba Tôdimais e blocos tradicionais Os Tremendões e Os Brasinhas.

Para refletir com Carlos Drummond de Andrade:
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH