Chuva

Em São Luís, já choveu 53% da meta prevista para fevereiro

  •  
  •  

Capital maranhense já registrou 196mm de precipitações, e, segundo a previsão do tempo, chuvas volumosas devem continuar nos próximos dias

0
Satélite mostra índices de chuvas nesta sexta-feira, em vários pontos da Ilha
Satélite mostra índices de chuvas nesta sexta-feira, em vários pontos da Ilha (Foto: Reprodução/Cemaden)

O sol forte não é visto em São Luís há alguns dias, e a previsão é que o cenário de tempo cinza, com nuvens carregadas e pancadas a qualquer hora do dia - característico dessa sexta-feira (17) - ainda se mantenha. Neste mês, já foram registrados 196mm de chuvas, 53% da meta prevista para fevereiro, segundo boletim meteorológico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A previsão para hoje, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é de chuva de intensidade moderada a forte no centro-norte do Maranhão. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas de caráter isolado, porém com potencial para altos acumulados pluviométricos em um curto espaço de tempo. Alguns municípios do estado já possuem acumulados elevados nas últimas 72 horas. No entanto, devido as caraterísticas da região, é baixa a possibilidade de abertura/atualização de alertas de risco geo-hidrológicos.

Ainda segundo o Cemaden, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) ainda mantém chuvas frequentes no norte da região Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. Em São Luís, há previsão de que os termômetros registrem, na segunda-feira (20), temperatura de 22ºC, um feito quase raro na capital maranhense, conhecida por suas temperaturas elevadas.

De modo geral, janeiro apresentou um padrão de chuvas na pré-estação chuvosa abaixo da média na maior parte do norte do Nordeste, com exceções em áreas isoladas no oeste do Maranhão, oeste do Piaauí, sul do Ceará e oeste de Pernambuco, onde a atuação de Vórtices Ciclônicos na alta troposfera favoreceu a ocorrência de maiores volumes de chuva, especialmente no decorrer da segunda quinzena.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.