Fugindo da crise

Preparação para concursos públicos exige disciplina

  •  
  •  

Organização na hora de se preparar para os seletivos é indispensável; começar a estudar o conteúdo cedo pode ajudar a desenvolvê-lo melhor e tirar dúvidas com mais facilidade; escolha dos concursos deve ser criteriosa

0
Candidatos a concursos se concentram em aula de curso preparatório; O Estado dá dicas para estudar melhor
Candidatos a concursos se concentram em aula de curso preparatório; O Estado dá dicas para estudar melhor (Foto: Biaman Prado / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Ingressar na carreira pública é o sonho de muitas pessoas por causa da estabilidade, da possibilidade de crescimento na carreira, da certeza dos descansos nos fins de semana e feriados. Também por isso a concorrência é alta. Há quem estude por anos até conseguir passar no concurso desejado e vá usando outros seletivos para ganhar experiência e aprimorar os conhecimentos. Por isso, O Estado conversou com uma professora de cursinho preparatório para concursos públicos e traz dicas de como conseguir a tão sonhada aprovação.

Daniela Saraiva dá aulas em preparatórios para concursos públicos há 12 anos. Neste período, viu a forma de avaliação dos certames mudar e aprendeu a identificar os erros mais comuns de quem objetiva um cargo público. “Os candidatos precisam se organizar e se preparar para o concurso. Quanto mais cedo começarem a estudar, melhor, pois eles conseguem trabalhar melhor os conteúdos e tirar suas dúvidas”, afirma. Confira as dicas da professora de como se dar bem na hora do exame.

LEIA TAMBÉM:

Concurso público é aposta em meio à crise econômica

SAIBA MAIS

Antecipe-se
Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é curto (em torno de dois meses) e muitas matérias precisam ser vistas. Além disso, muitos concorrentes já estão estudando. Portanto, prepare-se com antecedência.
Objetivo
Escolha a área de concursos que lhe interessa. É preciso ver o tipo de atividade, a faixa salarial e outros aspectos, para fazer uma escolha consciente.
Ferramentas
Procure um curso preparatório que se ajuste ao seu perfil. No curso presencial você vai se sentir mais apoiado, porque vai encontrar pessoas que vivem um projeto parecido. Já o curso pela internet ajuda a economizar tempo de deslocamento e funciona bem para quem tem horários irregulares de estudo, por causa do trabalho. Se forem de qualidade, os dois tipos de cursos oferecem ótimos resultados e facilitam a compreensão das matérias. Como consequência, aceleram a sua aprovação.
Material
Também é importante ter um bom material de consulta. Os livros específicos para concurso são mais indicados do que os de faculdade, porque abordam a matéria de forma objetiva e de acordo com o que vem sendo cobrado nos concursos. Observe se há exercícios didáticos sobre os tópicos abordados, porque são muito úteis durante o estudo.
Organize-se
Organize a sua rotina de vida para sobrar tempo para estudar, além de assistir às aulas. Um quadro de horários ajuda bastante. Comece pelas matérias básicas da área que você escolheu e estude todas, de forma alternada, reservando tempo para cada uma a cada semana ou, se você tiver pouco tempo para estudar, a cada duas semanas. Assim, você poderá participar de vários concursos, em vez de se preparar para somente um, e terá um patamar de conhecimento que facilitará a compreensão de outras matérias que virão depois.

ESTUDANDO ON LINE

A internet pode ser uma boa aliada na hora de estudar para concursos públicos. Veja as indicações de alguns concurseiros:
Casa do Concurseiro - https://acasadoconcurseiro.com.br/
A Casa do Concurseiro foi um dos primeiros cursos preparatórios a disponibilizar apostilas gratuitamente. Para ter acesso ao conteúdo, cadastre-se no site, escolha a apostila e em seguida faça o download do arquivo no seu computador.
Cursos Iped - https://www.iped.com.br/concursos-publicos
O Grupo IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância oferece mais de 500 opções de cursos das mais variadas áreas, sendo que mais de 53 cursos são direcionados para concurso. Para ter acesso você precisa se cadastrar no site e se matricular no curso.
Juris Way - http://www.jurisway.org.br/
O projeto educacional Juris Way oferece, gratuitamente, mais de 800 cursos áreas de Direito, de Português, Raciocínio Lógico, entre outros. Para fazer os cursos você não precisa se cadastrar.
Be-a-Byte - https://www.beabyte.com.br/
Nesse blog você encontrará diversos cursos de informática, alguns direcionados a concursos públicos, totalmente gratuitos. Para ter acesso aos cursos você precisa se cadastrar no site. As aulas são disponibilizadas em vídeo e podem ser baixadas gratuitamente para o seu computador.
Gramática On Line - http://www.gramaticaonline.com.br/Page.aspx?id=1
Considerado o melhor site de Gramática da Língua Portuguesa pela Revista Web, o Gramática Online, foi criado em 1999 pelo professor Dílson Catarino. Nele você vai encontrar aulas de Gramática, Redação, Análise de textos, além de videoaulas explicativas, testes e simulados
PCI Concursos - https://www.pciconcursos.com.br/
O site oferece uma variedade de material para estudo: vídeoaulas, simulados de várias matérias (português, raciocínio lógico, informática, Direito…) e também disponibiliza provas de concursos anteriores para download.
YouTube Edu - https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
Se você está estudando para um concurso de ensino médio, irá encontrar um excelente conteúdo de português e matemática. Outra maneira usar o Youtube para estudar é se inscrever nos canais de professores renomados. Diversos professores de cursinhos disponibilizam em seus canais minicursos e algumas aulas gratuitas.
Site do Planalto - http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/
No portal legislação você terá disponível gratuitamente todas as leis que estão em vigor.

CUIDADOS AO ESTUDAR PELA INTERNET

  • Navegue em sites confiáveis, preste atenção nos depoimentos de pessoas que usam os recursos do site para estudar;
  • Fique atento à data das aulas e as atualizações das apostilas e cursos;
  • Use mais de uma fonte quando for estudar e nunca esqueça de fazer questões sobre os assuntos que está estudando;
  • Aproveite para assistir a algumas aulas gratuitas para conhecer os professores e a qualidade do curso antes de decidir investir seu tempo e seu dinheiro em um cursinho preparatório.

ESTUDANDO PELO CLEULAR

Veja a lista dos melhores aplicativos que vão ajudar você a melhorar o seu desempenho em concursos públicos.

- Estratégia Concursos

Aplicativo oferece mais de 30 mil questões em 10 disciplinas, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, entre outras. Os candidatos podem criar simulados e visualizar as estatísticas de cada prova, acompanhando seus resultados e seu desempenho com o passar do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.

- iQuestões Concursos e OAB

Provas são separadas por bancas, nível de escolaridade e órgãos. O candidato pode adaptar o estudo para o concurso que vai fazer. Aplicativo é gratuito, mas algumas questões são liberadas apenas para os ususários que assinam pacotes. Disponível para Android e iOS.

- Concursos: Aulas, provas e OAB

Os candidatos vão encontrar videoaulas de diversas disciplinas (português, direito constitucional, raciocínio lógico, entre outras), material para leitura e exercícios. Os simulados estão divididos por cargo. Ainda é possível acessar um calendário de concursos, notícias, agenda de concursos e estatísticas. O aplicativo é gratuito, mas o candidato pode fazer uma assinatura para acessar todos os conteúdos do app. Disponível para Android e iOS.

- Concursare Concursos

Aplicativo oferece videoaulas de diversas disciplinas, como português, matemática, informática, atualidades, direito constitucional, entre outros. Em cada matéria existe uma subdivisão, em que o candidato consegue estudar conteúdos específicos. Em português, por exemplo, é possível ver aulas sobre predicado, análise sintática ou tópicos que são pedidos no edital do concurso. Não há simulados. Aplicativo é gratuito, mas os candidatos podem ter acesso ilimitado ao conteúdo por meio de uma assinatura mensal.

- Aprovado – Estudos e concursos

Aplicativo ajuda a organizar os estudos com planilhas de estudo e gerenciamento de horas de estudo, em que o candidato consegue saber exatamente quanto tempo estuda por dia. Também é possível analisar gráficos e relatórios detalhados com a evolução do estudo. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android e iOS.

- Gabaritar

O candidato pode criar diversos planos de estudo para cada concurso que pretende fazer. Questões O aplicativo também permite o registro das horas de estudo de cada disciplina e faz o cálculo da quantidade de horas recomendadas, meta diária e meta total. Aplicativo é gratuito, mas o candidato precisa pagar para ter acesso a alguns, como o de inéditas da Caixa. Disponível para Android e iOS.

- Casa das Questões

Aplicativo conta com mais de 13 mil questões de concursos públicos de todo o país. O candidato pode customizar cada simulado escolhendo banca, ano, órgão, escolaridade e disciplinas. Entre as disciplinas disponíveis estão: ética, informática e atendimento e técnicas de vendas. Também é possível acompanhar o tempo gasto nos simulados e também estatísticas sobre as provas. O aplicativo é gratuito, mas há conteúdo exclusivo para quem paga assinatura. Disponível para Android e iOS.

- Tá na Mão Concursos

No aplicativo, os candidatos têm acesso a mais de 6 mil questões de 10 disciplinas, como informática, português, raciocínio lógico e matemática financeira. Ainda é possível acompanhar as notícias no mundo de concursos. Os simulados podem ser divididos por subtemas, dentro de cada matéria, além do recorte por banca, órgão, cargo, nível de escolaridade e ano. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

- Concurso Fácil

O candidato pode criar seu simulado com os filtros de ano, banca, órgão, cargo e nível de escolaridade. Entre as opções estão: direito administrativo, direito constitucional e questões da Câmara dos Deputados. Outra opção é usar a ferramenta de simulado aleatório, em que o próprio sistema determina as questões que serão respondidas. É possível acompanhar o desempenho nas estatísticas. Aplicativo é gratuito, mas o usuário pode assinar pacotes de questões. Disponível para Android.

- Português Pro para Concursos

Como o próprio nome diz, este aplicativo é focado no estudo da língua portuguesa. São mais de 3 mil questões divididas por assunto, como ortografia e semântica, significação das palavras e figuras de linguagem. Os candidatos podem criar os simulados por tema, número de questões e tipo de resposta (alternativa ou certo e errado). Ao final de cada simulado é possível ver a estatística de erros e acertos. Aplicativo é gratuito e não oferece opção de compras. Disponível para Android.

Assista o vídeo:

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.