PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda
O maranhense e procurador federal da República aposentado Georgino Melo e Silva, que agora reside em Santa Catarina, está em São Luís. Veio para rever seus familiares e, claro, não poderia deixar de ir abraçar o amigo e ex-presidente da República José Sarney. Depois de uma agradável conversa, eles encerraram o encontro com este registro, no qual o ex-presidente aparece entre Ana Maria, Inês, Georgino Melo e Silva e o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar (Foto: Divulgação)
Danielle Braide Maciel, na companhia do marido Leandro Marcos e dos filhos Marco Antonio e José Leandro, em merecidas férias pelo Caribe, no gigantesco transatlântico Oasis of The Seas (Foto: Divulgação)

Alameda Trinta
A Lagoa da Jansen ganha a partir da noite de hoje um moderníssimo endereço gastronômico, na rua dos Currupiões.
Trata-se do Alameda Trinta, um bem decorado bistrô pilotado pelo Chef Warwick Trinta, com uma proposta de cozinha contemporânea com fusões de outras tendências da culinária internacional.
Esta semana, Warwick preparou um delicioso menu-degustação para Lil Trinta e Jorge Cateb Neto, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, este
Repórter PH, Alcebíades Dantas e sua sogra Silvina Dourado. Todos saíram de lá em estado de graça pela esplêndida noite, de bons vinhos, deliciosos quitutes e ótimas conversas.

Boas opções
Para quem quer começar o ano investindo na carreira, o ISAN/FGV já tem quatro novas turmas que iniciam neste mês: MBA em Direito Civil e Processual Civil, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão da Saúde e o MBA em Gerenciamento de Projetos.
Os alunos do MBA em Direito Civil e Processual Civil, com início das aulas nesta quinta-feira, terão os mesmos professores e disciplinas do curso oferecido pela Escola de Direito FGV Rio, uma das instituições de Direito mais respeitadas do Brasil.
Em 2016, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) subiu cinco posições e foi eleita mais uma vez um dos melhores think tanks do mundo (13º no Global Go To Think Tanks Index Report 2015).

Cigarros no cartão
Fumantes devem ser os primeiros a sentir no bolso os efeitos da permissão do governo para o varejo cobrar valores diferentes no cartão ou no dinheiro.
A tendência de muitos comerciantes é começar a cobrar uma taxa de 5% em cima do maço de cigarros vendido no cartão (a margem de lucro é muito baixa, alegam) ou obrigar a compra "casada" com outro produto.
Uma grande rede de lojas de conveniências, que antes não diferenciava o tipo de pagamento, já confirmou que a vigência das novas regras é questão de dias.
Prejuízo certo para o consumidor, já que a maioria hoje em dia anda sem dinheiro vivo na carteira.

Más notícias
Será que não há uma única boa notícia para um país que convive com esse horror de cabeças cortadas?
Procuro, garimpo e encontro só outros exemplos: o Tribunal Superior Eleitoral está prestes a admitir mais 50 siglas no caótico sistema partidário brasileiro, que já não funciona com 35.
Os plenários estão pulverizados, não se formam maiorias deliberativas, a democracia representativa está se esvaindo pelo ralo de um bueiro.
Não bastou a pequena reforma política que reintroduziu a “cláusula de barreira”. Os aproveitadores não querem saber. Só pensam em se beneficiar do “presente” inicial: uma mesada do Fundo Partidário e a oportunidade de negociar segundos na televisão.

Processo eletrônico
Procuradores e advogados de vinte e sete prefeituras maranhenses passarão por treinamento na plataforma do Processo Judicial Eletrônico dado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão no próximo dia 24 de janeiro, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
O objetivo é treinar os profissionais e capacitá-los como multiplicadores nos municípios que fazem parte da jurisdição de comarcas onde o Processo Judicial Eletrônico já está implantado e determinadas classes processuais já tramitam de forma exclusivamente eletrônica.
Em dezembro do ano passado, o TJMA
encaminhou ofício às prefeituras comunicando a realização do treinamento. Pelo mesmo documento, também foi solicitado o envio de informações relativas à existência ou não de Procuradoria formalmente instalada, para fins de
cadastro no ambiente do Processo.

Repetto em São Luís
Um exemplo de mulheres que não abrem mão de suas sapatilhas e as sabem combinar com propriedade são as parisienses. E elas adoram as da grife Repetto, em São Luís comercializadas com exclusividade pela loja Vila Ramada, ali na Galeria Cristal da Avenida dos Holandeses.
Repetto é uma maison fundada em 1947 por Madame Rose Repetto, mundialmente conhecida por serem ultra confortáveis. Como toda maison francesa que se preze, tem tradição e o savoir-faire.
Começaram com a confecção de sapatilhas de ballet, mas depois criaram uma linha que não é voltada para a dança (as ”Cendrillon” ballerinas), a pedido de Brigitte Bardot, em 1956.

Folia no Mirante da Lagoa
Muitos da ala jovem estão na expectativa para o Bloco da Devassa, que dará a largada neste sábado, no Mirante da Lagoa, com a banda Axerife e toda a energia da Bahia. Na abertura, estarão ainda Argumento, Bruno Shinoda, Levada do Teco, Filhinho de Papai e Andinho. No dia 21, será a vez da cantora Mara Pavanelly, que vai matar as saudades dos fãs da Ilha do Amor. Na programação, entram ainda Os Bambaz e a dupla sertaneja Pedro e Benício, entre outros.

TRIVIAL VARIADO

O impeachment de Dilma Rousseff impulsionou duas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados: Rogério Rosso foi o presidente da Comissão Especial e Jovair Arantes, o relator do processo. A eleição ocorrerá no dia 2 de fevereiro.

Não adianta querer jogar a obrigação adiante. A Lei de Execução Penal, de 1984, determina: mesmo com a contratação de uma
empresa privada para executar serviços dentro de qualquer penitenciária, a responsabilidade é do governo.

O Código Penal Brasileiro é de 1940. Desde então, houve a criação de 150 leis, sendo 80 por cento para aumentar o tamanho das punições. Não intimidou a escalada da violência.

Novos prefeitos maranhenses andam em busca de manual que mostre como renovar ou firmar convênios com a mina de ouro, quer dizer, o governo federal.

Igualdade: após o recesso, o Senado examinará projeto que garante às mulheres o direito de opção ao serviço militar.

Os atores César Boaes, Adeilson Santos e Charles Júnior já estão no Rio de Janeiro, onde cumprirão nova temporada de apresentações da peça “Pão com Ovo”, no Teatro Miguel Falabella.

O chef Allan Patrício (restaurante Thai) comemora a boa aceitação do jantar a quatro mãos que ele comandará ao lado da cake designer Lia Quinderé, dia 19. Rapidamente as reservas se esgotaram, restando apenas lista de espera.

DE RELANCE

Ministério da Segurança?
Embora seja considerada prioridade em todas as campanhas eleitorais recentes, a segurança pública até hoje não dispõe de um ministério específico com recursos para o setor. Os recentes massacres em presídios de Manaus e Boa Vista, estimularam o presidente Michel Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, a se reunirem com deputados da chamada Bancada da Bala, que logo pediram a criação do Ministério da Segurança Pública e apresentaram propostas para melhorar o sistema penitenciário nacional.

Um palpite infeliz
Aliás, ontem mesmo surgiu uma corrente dizendo que esse Ministério é uma das piores ideias que já surgiram na Esplanada nos últimos tempos. Esses consideram a ideia algo inócuo, que merece ser classificada como flor de recesso, ou seja, aqueles boatos que aparecem durante o período de férias no Congresso, sem qualquer fundamento. Nos gabinetes, o comentário era de que o ex-secretário de Segurança do Rio poderia ser chamado para comandar a nova pasta. Mas não existe milagre.

Sávio Araújo chegou
Quem iniciou esta semana em São Luís para a sua temporada anual com a família e a boêmia maranhense foi o saxofonista e cantor Sávio Araújo, que passa a maior parte do ano fazendo shows em Portugal e na Espanha. Sávio pretende esticar esta nova estada entre nós até a primeira quinzena de abril. Até lá, está disponível para tocar e cantar.

Estrangeiro
No jornal do bairro de Raval, em Barcelona, a mão anônima escreveu: – Teu deus é judeu, tua música é negra, teu carro é japonês, tua pizza é italiana, teu gás é argelino, teu café é brasileiro, tua democracia é grega, teus números são árabes, tuas letras são latinas. Eu sou teu vizinho. E tu dizes que sou estrangeiro?

Automação e Produção
A Faculdade de Negócios Faene está lançando sua especialização de curta duração em apenas 12 meses. Aliás, um de seus MBAs, o de Engenharia de Automação e Produção, é um dos diferenciais da instituição. Busca aprimorar e atualizar os conhecimentos e habilitações dos alunos, fornecendo subsídios para projetar, programar, implantar, operar, monitorar e manter sistemas de Controle e Automação de equipamentos de processos e sistemas de produção.

Janeiro Branco
Este é o Janeiro Branco, mês da conscientização em torno da saúde mental e emocional. Sendo assim, em algumas empresas a temática está ganhando força. A D Andrade, especializada em saúde ocupacional, programas de qualidade de vida e gestão de pessoas, está trabalhando, entre outras coisas, com vídeos interativos mostrando os problemas dessa natureza que acometeram grandes gênios e personalidades mundiais, entre pintores, cantores e atores. Alguns exemplos são Van Gogh e Robin Willians, que se suicidaram, e Élvis Presley, que sofria de depressão. Eram grandes expoentes em sua área, mas sofriam de problemas mentais e emocionais.

Novo Atlas Histórico
O estudo da história do Brasil ganhou um atrativo com informações em vários formatos. Agora, os interessados podem utilizar a nova versão do “Atlas Histórico. Brasil 500 anos”, lançada 18 anos depois da primeira edição, publicada pela revista IstoÉ, e ainda, com uma facilidade: todo o conteúdo elaborado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas, pelo jornalista e tradutor Bernardo Joffily e pela professora de história da Universidade do Estado de Santa Catarina , Mariana Joffily. A nova versão está disponível na internet. Entre as pesquisas e a elaboração, o projeto levou três anos.


Vale refletir com Ferreira Gullar:
“A arte existe porque a vida não basta.”

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH